Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Uol: “Fla tem psicólogo em campo e workshops para administrar pressão por títulos”ee

- Coluna do Fla -
- Coluna do Fla -
Publicação: 14/07/2018
Nenhum comentário
Atualização: 14/07/2018
Compartilhar
Foto: Gilvan de Souza/ Flamengo

Lidar com a pressão por grandes conquistas faz parte da história centenária do Flamengo. Nos últimos anos, no entanto, as cobranças aumentaram por conta do trabalho de reestruturação financeira e do elevado investimento no futebol. Os títulos de expressão ainda não chegaram e a gestão Bandeira de Mello tem um semestre decisivo pela frente. É aí que aparece o psicólogo Alberto Filgueiras, responsável por administrar o processo no Ninho do Urubu.

Reconhecido na área da psicologia esportiva como uma das referências no Brasil, Alberto fez parte da formação profissional dentro do Flamengo entre 2007 e 2009, o que o transformou em um íntimo da “panela de pressão” do clube. Inclusive, a temperatura subiu recentemente com os vice-campeonatos da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, além da eliminação no Campeonato Carioca. Na ocasião, a diretoria mudou peças e a estrutura do departamento de futebol.

“É claro que existe pressão por resultados. O que tentamos fazer é construir uma mentalidade vencedora, que já vinha sendo montada há algum tempo. O futebol é multidimensional, mas trabalhamos isso. Tenho 28, 30 jogadores parceiros no processo. Todos entenderam no Flamengo que a psicologia é fundamental nesse sentido“, afirmou ao UOL Esporte.

O Flamengo é um dos seis clubes da Série A que trabalham com psicólogo no elenco principal. Mais que isso. O Rubro-negro tem cinco psicólogos, um para cada categoria: Mirim, Infantil, Juvenil, Juniores e Profissional. Coordenador do setor, Alberto é um integrante efetivo da comissão técnica.

“Psicólogo do esporte que se preza fica na beira do campo. Faça chuva ou sol, não interessa. Ali é o local onde as coisas acontecem. Troco ideia com todos, o que me dá um retorno importante. Não existe isso de ficar trancado em uma sala com o atleta. A minha experiência de anos mostra que assim funciona. Comportamento é questão de hábito“, explicou.

No Flamengo, o trabalho psicológico está interligado ao CEP (Centro de Excelência em Performance) e acontece diariamente através de workshops com a participação dos jogadores. As avaliações são constantes e realizadas antes e depois dos jogos, além do início e finais de temporadas. O Rubro-negro atual tem na psicologia um braço para os trabalhos táticos, físicos e demais atividades do departamento de futebol.

“Realizamos workshops todos os dias. Escola de líderes, ativação, visualizações, discussões táticas e mentais. Entendemos o esporte e o que está envolvido nisso. Os goleiros, inclusive, realizam uma forma específica de prevenção com diferentes cenários e meditação. Outro aspecto é treinar o técnico. Passo para a comissão o que exatamente o elenco precisa. Eles me ajudam no processo“, disse.

Com um trabalho voltado totalmente para a performance do grupo, Alberto Filgueiras tem desafios a cumprir. Lidar com diferentes características e driblar o dia a dia são atalhos importantes na tentativa de fazer um elenco campeão.

O psicólogo do Flamengo trabalha diariamente com os jogadores no CT Ninho do Urubu (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

“A pratica rotineira é o desafio. O atleta está sempre preparado para jogar, mas a rotina dos treinamentos é um fator que trabalhamos. Sabemos também que todo grupo tem diferentes características. Um cara frio que transmite tranquilidade, outro mais autoritário que coloca a bola embaixo do braço e tenta resolver. Tudo isso faz parte. São demandas distintas e tentamos construir um grupo homogêneo. Cada um mostra o seu tipo de liderança. Um adota mais o discurso, outro chega mais cedo para malhar. Eles se completam de alguma forma“, comentou.

Alberto Filgueiras se mostra satisfeito com a aposta do Flamengo na psicologia do esporte. Por outro lado, diz acreditar que a área ainda é pouco explorada no país. Os fracassos da seleção brasileira nas últimas Copas do Mundo levantaram o debate sobre a necessidade de um investimento maior em psicólogos.

“Trabalhei nos Jogos Olímpicos Rio-2016. Eram 36 psicólogos. Posso dizer que, em termos de conhecimento, estamos no mesmo nível dos outros países. Só que ainda falta ao Brasil acreditar na psicologia do esporte. É um trabalho específico importantíssimo. Está na hora de adequar essa prática, sem dúvida“, encerrou.

Reprodução: Uol Esporte

Assuntos:bandeira de mellobrasilBrasileirãoBrasileirocampeonato brasileirocampeonato cariocaCentro de Excelência em Performancecepclube da gaveaColunacoluna do flaColuna do Flamengocoordenador de psicologiacopaCopa Conmebol LibertadoresCopa do Brasilcopa do mundoCopa Sul-AmericanaDepartamento de futeboleduardo bandeira de melloflaFlamengogilvan de souzainfantiljunioresjuvenillibertaLibertadoresLibertadores da AméricaMais queridoMengãomengomirimnovidades flamengonovidades rubro-negroRUBRO-NEGROrussiaSul-americanaúltimas Flaultimas mengãouoluol esporte
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Flamengo é punido pela Conmebol pela 2ª vez por sinalizadores na Libertadores

2 1

Flamengo é o time de 5 dos 20 governadores eleitos no 1º turno; veja a lista

3 7
Simulador do Manto
Sua marca aqui BAR DO URUBU Valor estimado Gigante por temporada Coloque a sua marca no Manto Envie a logo ou digite o nome, ajuste na camisa e veja quanto valeria o patrocínio. Criar meu Manto Feed Stories Quadrado
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

VÍDEO | Samuel Lino, do Flamengo, marca golaço após ‘deixadinha’ de Pedro em jogo do Brasil contra a Índia

16 1
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Flamengo recusa proposta de R$ 140 milhões por Samuel Lino

40 1

Reforço do Flamengo chora em despedida no Paysandu

57 5
Brasileirão

Brasileirão: Santos ganha reforço de titular para jogo contra o Flamengo

2 3

Vasco procura Manaus para receber jogo contra o Flamengo, mas regulamento do Brasileirão não permite mudança

9 1
Libertadores

Rodrigo Caio conta bastidor inédito de título da Libertadores e revela por que não seguiu Filipe Luís após Flamengo

6 1

Estudiantes tem mais um lesionado, mas time reencontra caminho das vitórias antes de jogo com Flamengo na Libertadores

4 1
Comentários Recentes
  1. wanderley batista leite em Flamengo vence 1ª batalha no STF em disputa contra o fim das bets

    Cachaça e cigarro fuma que quer jogo e controle de cartão de credito só o dono faz se ás bet,s…

  2. Rodrigo Gouvea chamarelli em Flamengo avança no projeto de R$ 500 milhões com 2 hotéis e shopping na Gávea

    O mini estádio do ninho poderia ser usado para jogos de menor expressão também no campeonato carioca e assim não…

  3. wanderley batista leite em Cuca tenta tirar ‘título’ do Flamengo e crê na volta de Neymar em próximo jogo do Santos

    Peixe assado sempre é bom.

  4. Felipe em Reforço do Flamengo chora em despedida no Paysandu

    "Apesar da pouca idade...", mas não diz a idade. Nos ajude, jornalista!

  5. Fábio do Rosário Pinto em Anos depois, Everson ainda não aceita o gol de Arrascaeta na Copa do Brasil

    Fala pra ele se juntar ao Abel Ferreira Chorão e Tia Leila Chorona dos porcos

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo