BuzzFla: Flamengo x Grêmio na Copa do Brasil

Compartilhe com os amigos

A Copa do Brasil voltou. E voltou com um clássico nacional. Flamengo e Grêmio se encaram hoje, em Porto Alegre, pela fase de quartas de final da competição, no primeiro capítulo de uma trilogia que envolve outras duas partidas em agosto. No próximo sábado (4), também em Porto Alegre, os times se enfrentarão de novo, mas pelo Campeonato Brasileiro. No dia 15, novo encontro, aí pela Copa do Brasil, no Maracanã, no duelo de volta.

Foram ao todo 12 confrontos na Copa do Brasil entre Flamengo e Grêmio. Há equilíbrio, mas a vantagem é nossa. Temos quatro vitórias, contra três deles e cinco empates. Como hoje é o primeiro jogo, vamos relembrar algumas passagens deste duelo nesses 19 anos de Copa do Brasil.

1. Os números

Dos 12 jogos contra o Tricolor Gaúcho, ganhamos quatro. Dois no Rio e dois em Porto Alegre, no antigo Olímpico. As três vitórias deles foram lá. Embora tenhamos mais vitórias, eles levam a vantagem nas eliminações, pois se beneficiaram do critério de gol fora de casa, que não existe mais.

Neste confronto, o Flamengo marcou 16 gols. Romário fez três e é o artilheiro rubro-negro. Djalminha e Sávio, com dois cada, empatam na sequência. Também marcaram Renato Carioca, Nando e Sérgio Araújo (1989); Nélio e Renato Gaúcho (1993); Lucio (1997); Caio e Fabão (1999) e Zinho (2004).

2. O Golaço

Falar de Flamengo x Grêmio na Copa do Brasil é lembrar do show de Sávio em 1995, no Maracanã. O camisa 10 marcou dois golaços na vitória por 2 a 1, sendo que o primeiro foi uma obra-prima.

Corriam 23 minutos do primeiro tempo, quando Sávio pegou a bola no meio campo e “decidiu” fazer o gol. Com toques rápidos, tirou a zaga gremista do caminho e invadiu a área, chutando forte para vencer Danrlei. O placar estava aberto e o torcedor boquiaberto. Relembre a pintura abaixo.

No segundo tempo, outro belo gol. O atacante recebeu lançamento de Marquinhos, tirou Danrlei com um toque e com o gol aberto fez o segundo. Em Porto Alegre a vaga não veio, mas o golaço de Sávio marcou essa passagem.

3. Baixinho nervoso

Romário marcou três vezes nos confrontos contra o Grêmio pela competição. Um na final de 1997 e dois nas oitavas de final de 1999. O primeiro jogo foi na capital gaúcha, na tarde quarta-feira, daquele 21 de abril, feriado de Tiradentes. E quem tirou o zero do placar foi Romário, aos seis do segundo tempo. Iranildo cruzou da direita e o craque da 11 mergulhou para fazer de peixinho o primeiro gol. Três minutos depois, ele achou Caio livre na área para fazer o segundo da vitória.

No jogo da volta, Romário fez outro. No empate em 2 a 2 no Maracanã, o Baixinho entrou em campo praticamente direto do aeroporto. Ele havia jogado pela Seleção Brasileira em Barcelona no dia anterior e correu em jatinho fretado para o Brasil. Cansaço? Nada. No segundo tempo, ele se antecipou a Scheidt e testou para fazer 2 a 1.

A vaga veio com o empate em 2 a 2 e o Mengão avançou.

4. O último confronto

Na última vez que Flamengo e Grêmio se enfrentaram na Copa do Brasil, em 2004, deu Flamengo. E foi exatamente como a atual situação de hoje. Quartas de final, primeiro jogo lá, segundo aqui.

O confronto foi no dia 12 de maio, em noite fria na capital do Rio Grande do Sul. O Grêmio não passava por bons momentos e a torcida cobrou bastante, comparecendo em bom número ao Olímpico. Mas o Flamengo tinha uma zaga que funcionou muito bem com Reginaldo, Henrique, Fabiano Eller e Roger, além de Julio Cesar no gol, que fez um milagre em cabeçada de Claudiomiro.

Mas quem decidiu foi o craque Zinho. O veterano jogador fez ótima jogada logo aos três minutos e chutou sem chances de defesa para o goleiro Tavarelli. Depois, o Mengão segurou o ímpeto gremista e trouxe para o Rio a vantagem do empate na partida de volta. Foi exatamente o que aconteceu, com o 0 a 0 classificando o Mais Querido para seguir adiante na competição.

Reprodução: Site oficial do Flamengo

Compartilhe com os amigos

Veja também