Calcanhar de aquiles: números mostram (in)eficiência de nossos laterais

Compartilhe com os amigos

O Flamengo se reforçou no meio de campo com Piris da Motta e no ataque com Vitinho – que se tornou a maior compra da história rubro-negra – e Fernando Uribe. Porém, para a torcida, ficou faltando as laterais. Não podemos negar que Renê, lateral-esquerdo, é um bom ladrão de bolas, mas sofre no ataque. Rodinei, lateral-direito, por sua vez, sofre com partidas irreconhecíveis, distante daquelas que fizera o Mais Querido fazer sua contratação, em 2016.

Porém, apesar de tudo isso, os números comprovam outra coisa: Renê, camisa 6, é o atual bola de prata da ESPN e Rodinei, camisa 2, o segundo colocado para o lado direito do campo. Veja a tabela com os principais números dos atletas no Campeonato Brasileiro de 2018, obtidas no Twitter de Bruno Pet.

RODINEI   –   RENÊ

JOGOS: 16 (1° do Fla) — 15 (2° do Fla)
PASSES CERTOS: 626/276 (2° do Fla • 17° do BR) — 830 (1° do Fla • 2° do BR)
ASSISTÊNCIAS: 2 (2° do Fla) — 2 (2° do Fla)
CRUZAMENTOS: 14/76 (5° pior do BR) — 7/37 (36° pior do BR)
APROVEITAMENTO DOS CRUZAMENTOS: 16% — 16%
CRUZAMENTOS POR JOGO: 5,6 (1° do Fla) — 2,9 (6° do Fla)
DESARMES: 22 (5° do Fla) — 38 (2° do Fla • 14° do BR)



Para piorar a situação, nossos reservas também estão aquéns: nosso banco de reservas, para a posição, é composta por Pará e Miguel Trauco. Às vezes, Klebinho compõe a lista, mas, atualmente, o atleta está no sub-20. A verdade é que, apesar de ter feito uma ótima janela pós-Copa, faltou “fechar com chave de ouro” contratando laterais.

 

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O flamengo vai pagar para ver o uribe jogar e o preço será eliminação em tudo

  • Rodinei é um cara que eu não sei porque joga de lateral direito. Era pra jogar de ponta esquerda, ia aproveitar as únicas coisas que o cara sabe fazer bem, correr, driblar e o chute de média distância. Na lateral ele é só um tapa buraco, marca razoavelmente mal, cruza mal e as subidas deixam espaço na defesa. Já o Renê era melhor botar um zagueiro na lateral, se é pra ficar só marcando e não apoiar não precisa de lateral, deixa um zagueiro ou volante que será mais eficiente.

  • Na minha opinião os números não mi assusta muito certa q as laterais do mengão está precária mais é como o lomba falou q não está presisando d laterais mais o barbarieri pode compor dois volantes Cuellar e Piris aí eu quero ver quem segura o mengão Cuellar pra ajudar o Renê e Piris pra ajudar Rondinei e cobrindo a frente da zaga aí não entra niguem……

  • Nosso laterais não são bom em assistência

  • Pessoal muito chorão e exigente. Qual lateral no Brasil marca, apoia e da assistências? Quem seria o lateral (e não venham com nomes internacionais ou promessas) que viria pra ser titular incontestável do Flamengo?

    • a questão não é quem seria o lateral, a questão que eles são ruins sim em assistência pohaaa

  • No caso do Rene voces estão exagerando, a temporada dele é boa e tem dado algumas assistencias na frente mesmo sendo um lateral mais de marcação, mas torcedor tem sempre que ter seus cristos…

  • Boa noite!
    Acho que hj temos bins laterais principalmente na esquerda onde o Renê marca bem e apoia razoavelmente! Como o meio campo que temos precisamos de laterais marcadores com boa roubada de bola e que abasteçam os meias e os pontas para este fazerem jogadas de linha de fundo! SRN!

  • Torcida sempre chorando. Nao temos os melhores do mundo mas vamos apoiar ! Aqui eh Flamengo

  • Eles são bons laterais porém erram nos cruzamentos, o Rodinei não acerta um cruzamento nos jogos, e todo jogo cruza pelo menos 5 vezes, isso quer dizer que são 5 jogadas perdidas, seria mais perigoso que ele chutasse no gol ou deveria treinar mais os cruzamentos.

  • Quando os goleiros começaram a falhar seguidamente, o Flamengo trouxe logo o Diego Alves, e deu uma sorte absurda com o César, que antes era um come-dorme e entrou muito bem na reta final da SulAmericana. O que falta para a diretoria contratar os laterais tão necessários? O Renê ainda tem alguns lampejos, mas o Rodinei é uma tristeza. Ambos, apesar de só fazerem isso na vida e treinarem todo o santo dia, não conseguem acertar um cruzamento sequer! Aí nem CR7 daria jeito. Como eu disse, Renê ainda tem lampejos, algumas assistências, forte marcação, mas Rodinei é uma nulidade. Nem que seja pra fazer sombra, pra não deixar eles se acomodarem, o Flamengo deve ir atrás de laterais qualificados. Aí eles aprendem rapidinho a cruzar, senão vão parar no banco de reservas. E Trauco já disse que quer sair, então manda logo ele pra casa. E Pará…bem, o Pará….melhor ficar calado.
    E qua do Michael e Kleber estiverem com 30 anos, finalmente estarão “prontos” para serem titulares. Palavra do CEP.

  • Um dos principais motivos para o Henrique Dourado não dar certo são nossos laterais e sua ineficiência ofensiva. Defensivamente Renê é honesto, Rodinei que é a questão pq tem disposição mas não é técnico nem pra marcar nem pra atacar. Leva a bola ao ataque e só… vimos na quarta um cara de quase 40 anos dar aula pra ele…

  • não temos laterais, temos 4 zagueiros que dão liberdade para q os pontas não voltem tanto, e quando voltam o bloco defensivo é muito sólido. Flamengo jogou 41 jogos e tomou apenas 24 gols. no esquema do Barbieri, que tem dado certo, não precisa ter lateral que faça ultrapassagem, cruze e etc, precisa de jogadores comprometidos com a marcação. talvez se subissem tanto fosse sacrificar ovolante, cuellar e consequentemente quebraria o esquema. parem de mimimi, nunca ta bom!

  • Ter laterais que saibam cruzar e dar passes é um privilégio de poucos times no mundo, mas se o Flamengo quiser algo a mais em termos de títulos tem que contratar ou promover jogadores pra essa posição.

    Ano passado perdemos uma sul-americana nas costas do Trauco, diretoria deveria ter priorizado essa posição antes mesmo da temporada começar.

  • Caso não fossem jogadores de empresários, jamais teriam a capacidade de vestir o nosso Manto Sagrado.
    São fraquíssimos!
    Volta Jorge!

  • Klebinho

  • Ineficiência com certeza, passes certos brincadeira com certeza é a troca ali atras sem perigo nenhum para o adversário e sim para o Diego Alves. Cruzamentos ridículos 16% de acerto.

Comentários não são permitidos.