É melhor um título na mão, ou três voando? Temos elenco para nos mantermos nas três competições (e vencermos)? Ou temos que priorizar?
Mais uma vez em minhas colunas vou tratar de algo que não tem resposta certa ou errada, e sim opinião. Há a minha, e a do leitor. Considerando que temos mais 5 jogos pela copa do Brasil, mais 8 pela libertadores (contando que vá tudo bem) e mais 22 rodadas para o fim do brasileirão, portanto, podemos ter até 35 partidas até o dia 03 de dezembro, em 17 semanas. Ou seja, sem trégua, nem descanso, nem treinos. Isso quer dizer, dois jogos por semana daqui até o final da temporada, se formos as finais de tudo, mas se acreditamos que devemos não priorizar torneios quer dizer que imaginamos que podemos ganhá-los. Se ganharmos tudo, ou dois, ou alguma coisa, beleza, mas o problema é imaginarmos a hipótese de não ganharmos nada sem priorizar. Nesse caso, a culpa recairá no fato de não termos priorizado nada e não ter poupado jogadores. A recíproca é verdadeira. Se pouparmos e não ganharmos o tiro sai pela culatra.
No cenário ame-o ou odeie-o, na bipolaridade que cerca a ansiosa e desesperada nação rubro negra, não há remédio que não seja de ganharmos alguma coisa. Nada será perdoado se fizermos boa campanha na libertadores, no brasileiro e na copa mas não ganharmos ao menos uma delas. Olhando para o elenco temos deficiências sérias e falta de peças de reposição em algumas posições. Goleiro, não confio nos reservas, apesar de acreditar que o César foi excelente na final da Sula. Laterais: por mais que haja um caso de amor pelo Renê, para mim precisamos de 4 laterais, ou pelos dois titulares e subimos os meninos da base para compor o elenco (numa hipótese otimista, matemos o Renê como reserva). Zagueiros, só dá para contar com Léo Duarte, os outros se machucam demais e o Réver ainda não me gera confiança, lento como sempre, mas errando tempo de bola como não fazia antes. Juan está se aposentando, Thuller que pode ser o cara no lugar do Rever, e Rhodolfo tem, como diziam os antigos, canela de vidro. Portanto, idealmente teríamos um outro zagueiro. Volante, temos dois novamente, e para as meias e ataques, com a ressurreição do Marlos e volta do Berrío estamos bem cobertos. No ataque, espero que o Uribe seja a solução, com o Lincoln de reserva ou mesmo o menino sendo o titular.
Nesse cenário, há uma chance de conseguirmos tudo com esse elenco, mas vamos precisar de um alinhamento de planetas. Na defesa a coisa é mais séria e pode ser particularmente complicada. Uma eventual zaga com Rever e Juan fará com que o time perca velocidade e as linhas devem naturalmente se afastar. Se perdermos um dos laterais, a situação pode complicar ainda mais.
Então, depois de todas essas preliminares, eu pouparia jogadores… o chip apitou, banco. E a minha ordem de prioridade é: Libertadores, Brasileiro e Copa do Brasil. Diante do resultado heroico de quarta-feira, é triste, e de agora em diante impossível, mas eu teria poupado naquele jogo. Para mim a Copa do Brasil tem menor importância que os demais torneios (talvez seja o que pague melhor e seja o mais fácil de ganhar). Como comentei na coluna passada, para mim esse torneiro seria o ideal para usarmos a base. Seria uma tradição do flamengo, de sempre jogar todos os jogos da Copa do Brasil com os meninos da base, desde as primeiras rodadas…. seria um ótimo torneiro para testarmos a prata da casa.
Ouço a torcida nos resenhas da TV Coluna do Flamengo repetindo o coro: não vamos poupar nada, nem ninguém, acabaram de voltar do recesso da copa. É verdade, a volta da copa ajuda nessas próximas rodadas na parte muscular, mas esse “extra” pode desaparecer no mês de agosto. E no mês de setembro, se tudo der certo, será o mesmo drama… espero que possamos viver esse drama em setembro novamente.
Pra mim seria Liberta>Copa do Brasil (pelo alto valor da premiação)<Brasileiro (que se souber manter uma gordurinha de vantagem dá pra levar tbm)
Bla bla bla…calado é um poeta!
Rapaz da pra gente ganha todo
Si agente jogar u mesmo futebol qui agente jogou contra u Grêmio a gente vai ser campeão di todo não tem time aquu nu Brasil melhor qui agente não tem qui jogar da queli jeito
Nós temos um ótimo elenco, então dar pra ganhar tudo.
Um título (Copa do Brasil, Libertadores ou Brasileiro) certamente coroará o trabalho que está sendo conduzido por administração e equipe de futebol. Entretanto, nada em futebol segue uma regra ou uma lógica. Tudo pode acontecer.
O importante, neste momento, é reconhecer o trabalho que está sendo muito bem realizado e apoiar a equipe, mesmo em resultados não satisfatórios, pois já provou que é boa e competitiva. Tudo o que não tínhamos há alguns anos.
Sabemos que outras equipes se reforçaram bastante e, numa combinação de resultados, o Mengão pode perder posições. Observem que o Mengão vai ter uma pedreira, neste mês, enquanto adversários que disputam diretamente a liderança do Brasileiro terão sequência de jogos bem mais simples.
O importante é continuar a fazer em campo o que vem sendo feito, buscando sempre a evolução das equipes vencedoras.
Pra mim tem q jogar pra valer todas.Talvez em alguns jogos descansar 1 ou 2
Priorizar tudo ate a morte. Não usar time B e sim rodar o elenco. Numa rodada poupa um zagueiro e um atacante, em outra poupa um volante e assim vai girando. Se poupa muita gente a falta de ritmo dos reservas provoca derrotas. Temos que ir ate o fim em tudo. Escrever história e ganhar dinheiro para nunca mais sair do topo do futebol brasileiro e pra premiar os dois mandatos do Bandeira, um cara q trabalhou honestamente e que foi chamado de banana inúmeras vezes. Nossa torcida e nossa diretoria merecem tudo.
Acho que a decisão tem que ser tomada logo!!! Não quero o que mais vejo nessa diretoria (que sou grato demais por trazer dignidade ao Flamengo) é omissão no Futebol!!!
Omissão no comando, como demoras de contratações e contratações para setores errados!
Flamengo precisava urgente de pelo menos 1 lateral, já que os nossos são péssimos!
Rodinei não agregada em nada, apenas erra cruzamentos e não ajuda em nada o time e o Renê alem de não atacar bem, vem sofrendo gols por falhas suas!!!
Tem que cobrar o elenco, exigir a entrega e saber comandar!
Planejamento no futebol urgente! Não podíamos ter pedido para o SP em casa, aquilo era jogo de 6 pontos ou mais!!!
Tem elenco para rodar sim. Mudanças de forma de jogar! Uma forma é: colocar 2 cabeças de área e colocar Trauco … poupa um meia (diego ou everton), Renê (que ja e ruim) e nao vejo diminuir a capacidade do time. Colocar Trulhher para jogar sempre e na frente não temer de escalar Lincoln e por ai vai.
Elenco tem para rodar, mas tem que planejar e ter colhão para Decisões!!!
Meu ta de brincadeira nee. Usar a base em hum torneio que se paga mais de 50milhoes. No caso do mengao.
na minha opnião ñ tinha essa de priorizar nenhum ano passado foi priorizado e n se ganhou nada se troca peças uma ou outra no qual vc acha ser mais facil vamos dizer assim prq nenhum é facil ex o jogo de quarta o gremio poupou o mengao ñ e msm assim o mengão voou dentro de campo,enquanto o time joga mais ganha entrosamento e equilibrio brasileiro é se vc ñ tiver equilibrio nele vc ñ ganha a parada é se consentrar em tds os jogos em tds as competições joga quem estiver melhor na de polpar isso é minha opnião.
Copa do Brasil paga 50 milhões e é de tiro curto, logo, priorizar a libertadores, segundo plano Copa do Brasil e se der busca o Brasileiro.
Não tem que poupar ninguém temos elenco grande.
Eu so quero q se chegar em fibal ganhe .. n quero aguemtar zoqcao d vascaindo no meu ouvido…