O Flamengo terminou a fase pré-Copa do Mundo com desempenho excelente na temporada. Classificado para as oitavas de final da Libertadores, quartas de final da Copa do Brasil e na liderança do Campeonato Brasileiro. Porém na volta dos campeonatos pós-mundial, o Rubro-Negro não tem conseguido manter o nível em todas as competições e seu desempenho caiu 23,15%.
Por exemplo, no pré-Copa o Fla jogou 12 vezes e manteve 75% de aproveitamento, com: 8 vitórias, 3 empates e apenas 1 derrota, num total de 21 gols marcados e apenas 7 sofridos. Já no período pós-Copa, o aproveitamento do clube da Gávea, apesar do número menor de jogos, caiu para 51,85. São 9 jogos nos quais o Mengão acumulou 4 vitórias, 2 empates e 3 derrotas, anotando 11 gols marcados e 10 tentos sofridos.
Porém, vale observar que a oscilação é menor com o time titular, que neste período só esteve em campo, completo, por cinco vezes e venceu duas e empatou três. Nem sempre o time titular vence, mas os números evidenciam uma certa dependência do Fla em relação ao time titular e a opção em variar as peças entre os três campeonatos não tem sido eficiente no caso do Fla.
Ressaltando, que nas derrotas, eram apenas algumas peças chaves que desfalcavam o time. Contra o São Paulo, o Fla perdeu sem Cuéllar em campo, o embate com o Cruzeiro só faltou Paquetá, contra o Grêmio, os ausentes eram Diego, Léo Duarte e Réver e na última partida, o Mengão poupou novamente Diego, Diego Alves e Réver. Lembrando que em termos de peças de reposição, existe no elenco pelo menos um jogador reserva para cada titular.
O elenco também sofreu alterações. Vinicius Júnior foi para o Real Madrid, da Espanha, Felipe Vizeu está na Udinese, da Itália e Jonas foi para o mundo árabe. Dos três, apenas Vinicius era titular. Em contrapartida chegaram Fernando Uribe, Robert Piris da Motta e Vitinho para reforçar o elenco.
E nesta quarta-feira (29), o Flamengo entra em campo mais uma vez sem o “cão de guarda” da equipe. Cuéllar recebeu cartão vermelho no embate contra o América-MG e desfalca o Rubro-Negro em Minas Gerais. O adversário é o Cruzeiro em partida válida pelo jogo de volta das oitavas de final da Copa Libertadores da América. Vale lembrar que o time carioca perdeu o primeiro jogo no Maracanã por 2 a 0 e como na competição intercontinental existe o critério do gol qualificado, o Mengão terá uma batalha pela frente. A bola rola às 21h45 (horário de Brasília), no Mineirão.