Drible de Corpo: “Como Mano Menezes passou de técnico do bi mundial do Flamengo a maior carrasco da era Eduardo Bandeira de Mello”

Compartilhe com os amigos

FOTO: REPRODUÇÃO

Sem querer, querendo, o técnico Mano Menezes vai se tornando o maior carrasco dos seis anos de administração do presidente Eduardo Bandeira de Mello. Aliado dos planos de grandeza do Flamengo — incluindo a gravação de uma campanha publicitária que projetava o clube carioca bicampeão do mundo sob seu comando, com a ajuda  dos sócios-torcedores (veja o vídeo abaixo) —, o técnico virou uma espécie de carrasco, vilão — o destruidor dos sonhos rubro-negros.


Compre capinhas oficiais do Mengão para seu celular. São diversos modelos para você escolher o que mais combina contigo. CLIQUE AQUI para conferir!


Em 2013, o técnico abandonou o Flamengo de forma surpreendente durante o Campeonato Brasileiro depois de sofrer uma virada de 4 x 2 do Atlético-PR, no Maracanã. No ano passado, conquistou a Copa do Brasil em cima justamente do ex-time. Nesta quarta-feira, eliminou o adversário nas oitavas de final da Copa Libertadores da América. Se o Cruzeiro passar pelo Palmeiras, e o Flamengo despachar o Corinthians, Mano terá a oportunidade de levar a equipe mineira — de quem o Flamengo é freguês — ao bicampeonato da Copa do Brasil.

Mano Menezes dificilmente voltará a trabalhar no Flamengo. Virou persona non grata no clube e entre os torcedores depois do pedido de demissão em 2013. No entanto, Mano é um parâmetro do nível de seriedade que uma diretoria deve dar a uma vaga para a Copa Libertadores da América. A melhor campanha do treinador gaúcho é o vice-campeonato em 2008 à frente do Grêmio, quando perdeu o título para Boca Juniors, mas o treinador tem experiência em copas — justamente o que tem faltado aos técnicos escolhidos pelo Flamengo para comandar o time no torneio continental.

Somente neste século, o Flamengo foi eliminado pela quarta vez sob a batuta de um treinador neófito na função ou em participações na Libertadores. Foi assim com Maurício Barbieri nesta quarta, com Zé Ricardo em 2017; Jayme de Almeida em 2014; Andrade e Rogério Lourenço em 2010; Ney Franco em 2007; e João Carlos e Carlos César em 2002. É muita escolha errada! O nome mais experiente nesses 18 anos (oito participações no torneio) foi Joel Santana, eliminado nas oitavas em 2008 e na primeira fase em 2012.


NO SÉCULO

Técnicos do Flamengo nas eliminações da Libertadores

  • 2002: João Carlos e Carlos César (fase de grupos)
  • 2007: Ney Franco (oitavas)
  • 2008: Joel Santana (oitavas)
  • 2010: Andrade e Rogério Lourenço (quartas)
  • 2012: Joel Santana (fase de grupos)
  • 2014: Jayme de Almeida (fase de grupos)
  • 2017: Zé Ricardo (fase de grupos)
  • 2018: Maurício Barbieri (oitavas)

Maurício Barbieri não faz um mau trabalho no Flamengo, mas é inexperiente. Não tinha bagagem e o conhecimento necessários para comandar o time, mas o mantra de que técnicos que assumiram o time por acaso costuma dar certo ainda impera no clube. Um legado que vem desde 1981, quando Paulo César Carpegiani assumiu a prancheta de uma hora para a outra e conquistou os títulos continental e mundial. Heranças dos tempos de Carlinhos, de Andrade, responsáveis por três títulos brasileiros. A superstição nem sempre rende troféus.

O vasto repertório de técnicos inexperientes comandando o Flamengo na Libertadores tem que ser colocado na balança pela próxima diretoria rubro-negra. Milagres acontecem, mas uma competição da relevância da Libertadores não é para “técnico-trainee”. O maior carrasco da gestão Eduardo Bandeira de Mello entre os técnicos deixou a lição. E, quem sabe, pode repeti-la em uma eventual revanche da Copa do Brasil.

Quer uma última prova de que não se entrega uma vaga na Libertadores nas mãos de qualquer técnico? Anota aí quem foram os últimos treinadores brasileiros campeões do torneio: Renato Gaúcho (2017), Cuca (2013), Tite (2012), Muricy Ramalho (2011), Celso Roth (2010), Abel Braga (2006), e Paulo Autuori (2005). Que a próxima administração do Flamengo aprenda essa e outras lições. Afinal, a escolha do técnico está longe de ser o único motivo dos fracassos em série do clube na traumática Libertadores.

Reprodução: Blog Drible de Corpo | Correio Braziliense

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Já passou da hora de haver alternância de poder no Flamengo, até porque a chapa Azul original e a que vem com o Landim.

  • Concordo com todos que já disseram aqui que a responsabilidade maior é da diretoria, que demora a contratar e muitas vezes erra na contratação!

    Mas se Barbieri tivesse passado do Cruzeiro, e perdesse para o adversário seguinte, seria a mesma crítica. (A escolha de técnicos inexperientes)

    É fato conhecido de todos as limitações dos jogadores e técnicos que o Flamengo tem contratado mas isso não terá solução nunca pois até quando ganhamos as pessoas criticam coisas absurdas como: “Ganhou mas não merecia” ou “Ganhou mas não convenceu”, etc..

    Quando Flamengo contrata um técnico mais experiente, como foi Rueda ou Carpegiani mais recentemente, e o time não ganha títulos, ou quando perde um jogo pouco expressivo para um rival demitem o treinador de qualquer jeito, ou seja, o treinador fica sempre por último na lista de prioridades.

    A realidade é que o Flamengo se acostumou a participar de competições apenas para arrecadar $$$ e fazer caixa, para quitar dívidas antigas, e a única cobrança em cima dos jogadores é para que não deixem de classificar o time para essas competições.

    E pra piorar, por questões contratuais, o Flamengo se sente intimidado a não escalar um time misto, ou até de jovens em competições menores, como se fosse proibido ao Flamengo escolher a sua escalação nos jogos, e a mesma viesse diretamente da ‘voz da mídia e da torcida’.

    Se Barbieri perder a próxima ‘decisão’ na Copa do Brasil dificilmente ele continuará à frente do Flamengo.. será uma ‘novidade’ ele ficar até o final do ano.

    Mas seria bom o Flamengo contratar o Renato Gaúcho ou Abel Braga logo no final deste ano, pois a chance deles fecharem com outros clubes só aumenta.

    SRN

  • FLA já sabia que poderia passar pra semi da CB, já sabia que teria convocação “existe um planejamento da CBF, todo mundo já sabe quando terá convocação e provavelmente Paquetá vai desfalcar, já sabia que Paquetá poderia ser convocado, demorou pra contratar o Piris e inscrevê-la na CB, o FLA não tem um substituto pro Paquetá e já sabia disso, o FLA tem Arão no banco ué e já sabia que ele é um bosta jogando, então a culpa é da CBF? A culpa é da diretoria do FLA.

    • mais uma vez vamos perder títulos pela incompetência da diretoria, tem grana mas não sabe contratar, olha o Noval renovou com Ruindnei até 2022, querem mais o que? venha logo 2019

    • mais uma vez vamos perder títulos pela incompetência da diretoria, tem grana mas não sabe contratar, olha o Noval renovou com Ruindnei até 2022, querem mais o que? venha logo 2019

  • Quem falou que a culpa da eliminação foi do técnico? Enquanto o presidente apenas presidir teremos esse problema, ele quer aparecer mais que o Flamengo, fez investimentos errados, vendeu quem não devia e agora está colhendo o fruto da sua gestão.

Comentários não são permitidos.