Fla demonstra pouca inspiração, cria poucas chances, e é derrotado pelo Grêmio

Compartilhe com os amigos

Jogando novamente contra o Grêmio, o Flamengo voltou à casa do time gaúcho. Desta vez, a missão do Mais Querido era vencer, para se garantir na liderança do Campeonato Brasileiro, sem depender do resultado de outra partida. Contudo, a passividade Rubro-Negra foi determinante no placar da partida, que acabou sendo encerrada com vitória por 2 a 0 para o time da casa. Com isso, o Mais Querido pode ser ultrapassado pelo São Paulo ainda nesta rodada.

O jogo

Diferente da última quarta (01), quando o embate foi pela Copa do Brasil, o Grêmio entrou com a equipe 100% reserva, do goleiro ao centroavante. O Flamengo, por sua vez, mudou a dupla de zaga – que passou a contar com Juan e Thuler -, um homem de meio campo – Jean Lucas na vaga de Diego – e outro no ataque: Vitinho ao invés de Marlos.

Nos cinco primeiros minutos, o time da casa conseguiu fazer marcação alta e dificultar a vida do Fla. Porém, pouco depois, o Mengão foi capaz de impor o seu estilo de jogo e levar a bola para o campo de ataque.

Apesar de manter a equipe tricolor na defesa, o Rubro-Negro apresentou dificuldades para se infiltrar entre os defensores do time da casa. Prova disso é que, apesar da alta porcentagem de posse de bola, a equipe comanda por Mauricio Barbieri conseguiu apenas três finalizações na primeira etapa, sendo que nenhuma delas exigiu do goleiro Paulo Victor um grande esforço.

Em contrapartida, o Grêmio, apesar de encerrar os primeiros 45 minutos com apenas 34% da posse, foi quem ameaçou mais vezes. Após falha de comunicação entre Everton Ribeiro e Renê, Marinho roubou a bola no meio campo e armou o contra-ataque aos 25 minutos. A bola rapidamente chegou a Cortez, que tentou cruzar, mas a bola parou na não de Rodinei. Pênalti assinalado.

Jael, ex-Flamengo, assumiu a responsabilidade na marca da cal. Porém, para alegria dos flamenguistas, o goleiro Diego Alves cresceu no lance e defendeu a cobrança, que foi no seu canto esquerdo, para manter o 0 a 0 no placar.

Após a defesa de pênalti do arqueiro do Mengão, o Fla seguiu mantendo a mesma postura. Mas sem contar com a inspiração do setor ofensivo e, muito menos, de Fernando Uribe, o Rubro-Negro continuou sem criar chances de gols.

E a bola puniu a falta de efetividade do Flamengo com a bola nos pés. Aos 46 minutos, o lateral Leonardo teve grande liberdade para cruzar pelo lado direito, e assim fez. A bola foi na medida para Jael, que havia perdido o pênalti. Porém, dessa vez, o camisa 9 não desperdiçou, cabeceou pro chão e abriu o placar na Arena do Grêmio, no último lance da etapa inicial.

As duas equipes voltaram para o segundo tempo sem nenhuma alteração. Logo no primeiro minuto o Flamengo teve uma boa chance na bola parada, após Thaciano atingir Jean Lucas com força na entrada da área. Entretanto, Lucas Paquetá bateu na barreira.

E pouco depois, o Grêmio voltou a ser incisivo. O Fla se complicou na saída de bola e Jael recebeu na ponta esquerda. O centroavante percebeu a passagem rápida de Marinho e acionou o camisa 70, que teve frieza para escolher o canto e ampliar a vantagem gremista aos dois minutos.

Com 2 a 0 a favor do adversário, os jogadores do Mais Querido passaram a demonstrar menos confiança e errar lances que antes eram realizados com maior naturalidade. Enquanto isso, o Grêmio crescia. Principalmente após Marinho “tirar o peso” e fazer lances de mais efeito contra a defesa do Mengo.

Aos 11 minutos, para tentar dar um novo gás ao Flamengo, o técnico Mauricio Barbieri sacou Jean Lucas para colocar Geuvânio. Com isso, Everton Ribeiro passou a atuar de forma mais centralizada, com a intenção de que o camisa 7 passasse a organizar o jogo ao lado de Lucas Paquetá.

Aos 15 minutos, Diego Alves salvou o Fla do que seria o terceiro gol tricolor. Jael roubou a bola no meio campo e, em velocidade, se livrou de dois marcadores. Em seguida, o centroavante acionou Pepê, que chegou livre pela ponta esquerda. O atacante dominou com liberdade e bateu cruzado, mas o goleiro se agigantou e impediu que o Grêmio aumentasse a vantagem.

O nervosismo, unido à falta de inspiração, ficava cada vez mais evidente no Fla. Prova disso foi o cartão amarelo que Gustavo Cuéllar recebeu por conta de reclamação. Cartão que, inclusive, deixa o colombiano fora da próxima partida do Fla no Brasileirão.

Ainda na tentativa de oferecer perigo ao Grêmio, Barbieri decidiu fazer mais uma mudança para tentar dar mais fôlego e criatividade ao setor ofensivo: Vitinho saiu para entrada de Marlos aos 23 minutos. Em um de seus primeiros lances, o camisa 17 não se entendeu com Uribe e deu a oportunidade de contra-ataque ao time da casa. No lance, Marinho saiu em velocidade e sofreu falta de Renê. O camisa 6 foi amarelado, terceiro cartão no campeonato, que o deixa fora do jogo do Brasileirão.

A última cartada de Barbieri foi acionar o jovem Lincoln, herói da partida da última quarta (01), no lugar de Everton Ribeiro, aos 30 minutos de jogo. Com isso, o Garoto do Ninho passou a jogar se alternando com Fernando Uribe nas jogadas ofensivas.

E, de fato, quem chegou mais perto de incomodar o Grêmio foi Lincoln. Aos 37, ele recebeu pela esquerda, fez bom drible de corpo e arriscou da entrada da área. Porém, o goleiro Paulo Victor fez boa defesa e impediu que o Fla diminuísse o prejuízo.

No apagar das luzes, Lucas Paquetá fez ótima jogada pela ponta esquerda e passou para Uribe. Na entrada da pequena área, o colombiano tirou de Paulo Victor, mas a bola parou no travessão da equipe gremista, sendo afastada pelo arqueiro logo depois.

A partida chegou ao apito final sem que o Fla conseguisse mostrar a metade do futebol que apresentou na partida da Copa do Brasil. Com a derrota, o Flamengo vê sua liderança ameaçada. Isso porque, neste domingo (05), o São Paulo recebe o Vasco e, caso triunfe sobre o time cruzmaltino, chegará a 35 pontos, um a mais do que o Mengo tem atualmente.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Torno a repetir, nosso time precisa de um técnico.
    Não é de hoje que produzimos muito pouco.
    Ganhar de time pequeno, botafogo, sport…não é parâmetro para avaliação.

  • Incomoda estatística: contra os grandes o Fla vai mal…derrotas para SP e Grêmio, empate contra o Santos…isso é ruim, pois ganhar de Sport, foguinho…não é parâmetro. O time esta oscilando muito e falta uma “afirmação” maior vencendo clássicos de verdade, principalmente contra os postulantes ao título: Grêmio, Palmeiras, SP, Gambá (corre por fora) e Atlético-MG. O Fla tem que se impor mais e fazer valer a sua força dentro e fora. O GRANDE DEFEITO DO TIME SÃO AS ATERAIS, é o mapa da mina e o Fla tem tomado muitos gols nas costas dos dois : Rodinei e Renê. Renê é fraco não sabe cruzar e vem falhando na marcação, Rodinei é um “touro” desembestado, falta inteligência, mas pelo menos volta, recompõe, mas não sabe cruzar também. Contra o Santos e nos dois jogos contra o Grêmio ficou claro o problema. Gols justamente nascidos pelos lados, e o problema é antigo. Lembram na eliminação da liberta o S. Lorenzo deitou o cabelo pelo lado do Trauco, o mesmo fez o Indepiendente pela Sula. E não fazem nada para resolver…e isso vai perdurar até quando? LOMBA MEU VELHO COMO FICA?

  • Esse zagueiro Juan não tem a mínima com edições para ser titular de uma zaga só tuler que marcava esse treinador ainda investe nesse jogador.

  • Grêmio e Atlético Paranaense…..não tem jeito, o Flamengo nunca consegue vencê-los NO SUL. Se não me engano, o Internacional também entra nessa escrita.
    E esses times ganham do Flamengo no RJ, como já presenciei diversas vezes, principalmente os 2 primeiros que citei. Para um clube grande como Flamengo, esse tipo de coisa não deveria existir…

  • Foi uma vergoha! o time conseguiu a proeza de jogar pior contra os reservas do Gremio,de que contra os titulares deles. Temos uns laterais horriveis,que nao sabem o que fazer com a bola e naoacertam um cruzamento;e essa diretoria ainda insiste em dizer que nao precisamos de laterias,kkkkkkkk,conta outra. Paqueta nao solta a bola de jeito nenhum,e fez mais uma pessima partida,assim tambem como o ER,que nao jogou nada e segurou a bola de mais tambem. esse tal de Uribe, outro é caneludo,e nao passa de uma mistura de Dourado e Guerrero colombiano. Juan ja deveria ter se aposentado e ja esta fazendo hora extra no futebol. Jean Lucas fez uma péssima partida tambem e estava completamente perdido dentro de campo,e ainda assim o estagiario o manteve por muito tempo no jogo. infelizmente parece que nao iremos vencer o Gremio dentro da sua casa nunca mais,pois essa foi uma das melhores chances que tivemos nos ultimos anos,e nao soubemos aproveita-la. E
    é por isso e por outras,que eu nao acredito nenhum pouco que esse time ira vencer alguma coisa,e parece que iremos ficar mais um ano so no Cheirinho.

  • Pelo amor de Deus quem desenterrou esse tal de uribe esse cara é inutil

  • Fora Barbieri burro

  • E pfvr voltem com a poha do disqus merdas.. um seculo q eu peço usso ja. Leiam os comentarios q vcs vao ver. Esta uma bosta comentar nesse site

  • Con certeza perderemos a lideranca amanhã.. aquele time lixo do vasco vai perder pro sp e a inda vao comemorar pq o flamegovai cair pra 2.. so isso q eles sabem fazer msm. SECAR!

  • O time que em 90 minutos se não me engano acertou apenas 3 chute para o gol tem alguma pretensão de ser campeão de que?

  • Hoje foi ruim de assistir. Juan agora só pra aposentar, chega. Os laterais mais uma vez com atuação fraca. Jean Lucas até agora só se destaca com a camisa dentro do calção, Everton Ribeiro errou tudo, Uribe é fraco e o Paquetá, tem que dar uma chacoalhada nele. Ainda dá pra recuperar mas perder pro time reserva do Grêmio com show do Jael é uma vergonha.

  • Infelizmente esse time não passa confiança nenhuma!

  • Jogou muito mal. Inacreditável como o barbiere não percebe que esse úribe não joga nada .

  • Burrice ter entrado com o time quase titular, isso só dará moral ao Grêmio para o jogo de volta na Copa do Brasil. Se perde com os reservas estaria dentro do pacote, agora ficarão a mercê da crítica na semana de um dos jogos mais importantes de Agosto o Jogo da Libertadores (ou alguem tem dúvida que é a principal competição) . Somente Paqueta e Diego Alves deveriam ter atuado. O Brasileiro é longo dar para recuperar.

  • Falta Diego, para coordenar a equipe. Além disso, Juan….já chega, não é? Não corre, não pula, não dá cobertura…é um maná para os adversários. Está jogando por seu belo passado, mas não tem a menor efetividade. Paquetá continua pecando por excessos e Uribe continua um zero à esquerda.
    O futebol de Jean Lucas acabou?
    Vitinho foi contratado para jogar na função de Vinícius. Porque não se apresentou pela esquerda e foi tipicamente um meia, quase pelo centro?
    Cuéllar precisa se acalmar…um cartão atrás do outro. Piris parece que é bom e quase não faz falta. Tem tudo para botar o colombiano no banco.

  • jogo feio pra caraleo

  • Sem cornetar o time todo por um jogo. Mas que jogo merda que o Flamengo fez hoje, 2 chutes a gol. Sinceramente, perda de tempo ver isso hj. Devia ter colocado moleque da base que ia dar mais graça

  • UM BANDO!

  • Time desorganizado, sem objetividade, não chuta no gol, Paquetá que não solta a bola, infelizmente vamos perder a liderança!

  • Obviamente, não terminaremos o primeiro turno em primeiro lugar.

  • É impressionante a incapacidade do Flamengo de vencer fora de casa. Infelizmente, por mais qualidades que o time tenha, não dá pra ter esperanças de título assim.

Comentários não são permitidos.