O Campeonato Carioca de Basquete está de volta. Após não ser realizado no último ano, a competição retorna ao Rio de Janeiro e conta com quatro equipes: Flamengo, Vasco, Botafogo e Niterói. Buscando o décimo terceiro título seguido, o Mais Querido tem um novo elenco, novo treinador e muitos objetivos grandes para o início da nova temporada.
Com 44 taças cariocas em sua história, o FlaBasquete tem a chance de começar o torneio com o pé direito. Neste sábado (18), às 11h, o Rubro-Negro vai até o Ginásio Oscar Zelaya, em General Severiano, encarar o Botafogo. Vale lembrar que, por determinação dos órgãos de segurança, a partida será com torcida única do time adversário.
Confira abaixo tudo que você precisa saber sobre a disputa:
Os adversários
Botafogo
O Botafogo chega ao Estadual com elenco reformulado e diferente daquele que disputou o NBB. Com Leonardo Figueiró, ex-assistente técnico do Caxias do Sul, como comandante, a equipe alvinegra conta ainda com o ex-rubro-negro Mogi.
Niterói
O ABIG/Niterói Basquete Clube inicia sua caminhada no Carioca e é estreante no torneio. A equipe tem velhos conhecidos, como Luiz Otávio Guimarães, o Mingau, de treinador e o armador Danielzinho, ambos campeões mundiais pelo Flamengo. Além deles, o ala-armador Gabriel Andrade e o pivô Douglas Sales, campeões LDB com o Fla, também defendem a camisa. O time existe desde 2013 e se profissionalizou no ano passado.
Vasco
O Vasco também teve reformulação completa e começa a temporada do zero. Comandado por Alberto Bial, ex-treinador do Basquete Cearense, o time ainda conta com Duda Machado, que teve passagem pelo Flamengo.
Formato de disputa
O torneio será realizado em turno e returno, com todas as equipes se enfrentando dentro e fora de casa. Depois, a semifinal será feita em disputa melhor de três jogos, com o primeiro colocado enfrentando o quarto e o segundo encarando o terceiro. A decisão começa no dia 25 de setembro e também será em no máximo três partidas.
Elenco rubro-negro
Quem ficou
Do time que estava no Mais Querido no ano passado, o ala Marquinhos, os alas-pivô Olivinha e Anderson Varejão e o pivô João Vitor seguem defendendo o Manto Sagrado.
Quem chegou
Os armadores Franco Balbi e Davi Rossetto, os ala-armadores Deryk Ramos e Kevin Crescenzi, o ala Jhonatan Luz, o ala-pivô David Nesbitt, o pivô Rafael Mineiro e o técnico Gustavo De Conti são as caras novas.
Base
Quatro atletas das categorias de base rubro-negras estão auxiliando o elenco adulto em 2018-19. Os armadores Matheusinho e João Matheus, o ala Aieser e o ala-pivô Ruan treinam diariamente com o profissional e estão disponíveis para o técnico Gustavinho.
Última edição – título em 2016
Apesar de não ter sido disputado em 2017, o Flamengo ostenta a posição de atual campeão do Carioca. Após terminar a fase de classificação com cinco vitórias e uma derrota, o Rubro-Negro venceu a semifinal contra o Botafogo por 2 a 0 há dois anos.
Na decisão, o Fla saiu na frente, vencendo o Vasco por 89 a 87 no ginásio Hélio Maurício. Já em São Januário, o time adversário saiu com o resultado positivo por 104 a 98. A partida decisiva, que aconteceria no Tijuca Tênis Clube, não foi realizada e o cruzmaltino levou W.O., confirmando o título do Mengo.
Veja como foi o último treino na FlaTV, e as expectativas de Gustavinho e Deryk.
Calendário
18/08, às 11h: Botafogo x Flamengo, no Ginásio Oscar Zelaya (General Severiano)
21/08, às 20h: Flamengo x Niterói, no Ginásio Hélio Maurício (Gávea)
25/08, às 18h: Flamengo x Vasco, no Tijuca Tênis Clube
28/08, às 20h: Flamengo x Botafogo, no Tijuca Tênis Clube
1/09, às 14h: Vasco x Flamengo, na Arena Olímpica de Deodoro
08/09: Niterói x Flamengo, no Ginásio do Instituto ABEL (Niterói)
Ingressos
O Campeonato Estadual terá torcida única nos clássicos. Desta forma, o Flamengo não contará com a Nação em sua estreia, mas recebe sua massa na próxima terça-feira (21), às 20h, contra o Niterói na Gávea. Os ingressos para este e os dois outros jogos serão vendidos em https://www.guicheweb.com.br/flamengo.
Reprodução: Flamengo Oficial
Rubro-Negro enfrenta o Fortaleza pela 35ª rodada do Brasileirão O Flamengo se reapresentou nesta sexta-feira…
Bauru chegou a estar perdendo por 2 a 1, mas virou o confronto contra o…
Com gol de Marinho, Fortaleza deixou o Fluminense ‘na porta’ do Z-4 do Brasileirão O…
Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…
Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…
Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…
Ver comentários
Que campeonato medíocre e sem nexo é esse? Só tem 4 equipes disputando? Vão jogar todos X todos em turno e returno onde classificariam 4 equipes para as semifinais, mas aí só tem essas equipes e elas já estão garantidas nas semifinais? Kkkkk Q lixo! Conseguiram fazer um campeonato pior que o carioqueta de futebol (Ferjão).