Notícias

Flamengo, te abandono!

Olá, companheiros e companheiras de Coluna do Flamengo. Dia difícil, trágico no nosso ano e nas nossas pretensões. Hoje, peço licença pra abrir mão do lado “jornalista” e escrever como torcedor. A derrota acachapante pro Cruzeiro significou a minha gota d’água com este time. Ou melhor, esse bando, que enverga o Manto mais Sagrado do futebol brasileiro.

Abandonei o Flamengo! Algo impensável nestes 23 anos dedicados a torcer pra esse vermelho e preto. Já lutei contra rebaixamento, já torci pra times horrorosos tecnicamente, já sonhei, já vibrei, mas jamais senti tamanha vergonha como hoje.

Não que perder pro Cruzeiro seja vergonhoso, pelo contrário, é uma grande equipe. No entanto, a forma da derrota não é aceitável. Aliás, é a sequência de uma série de reveses que machuca o coração, que faz nossa cabeça doer, que nos deixa numa sensação de impotência inimaginável.

Desde 2016 subimos de patamar. Temos o luxo de ter o jogador com maior salário da América Latina; investir R$40 milhões em um promissor atleta; ter a maior receita do futebol nacional; reduzir as dívidas ativas de forma exponencial. Tudo isso sem dever um dia de salários.

Contudo, ao mesmo tempo em que alcançamos este Olimpo no futebol nacional, dentro de campo, vivemos o caminho inverso. Colecionamos vexames e fracassos. Viramos fregueses dos nossos rivais cariocas e somos chacotas nacional e internacional. Hoje, só batemos no peito orgulhosos do trabalho administrativo feito pela diretoria. Fora isso, só dor de cabeça e vergonha.

Eliminação pro Fortaleza, Palestino, Paraná, luta pra ficar entre os seis melhores do Brasileirão…. tudo isso pesa na cabeça e no coração. Uma hora, não dá mais.

Confesso que escrevo este desabafo minutos depois da derrota pro Cruzeiro. Mas já é algo que penso há tempos…. chega! Não dá mais! Esse time não merece meus gritos, minha rouquidão, minha paixão, meu respeito.

Não sou a favor de agressões físicas, intimidações, ou alguma violência. Não resolve e não faz bem pro nosso país, tão devastado de ódio por causa de uma polarização besta. A verdade é que a grande maioria destes atletas que tem a honra de pisar na Gávea não merece estar ali.

O meu amor vai continuar. Intacto! Mas vou deixar de lado! Vai doer? Com toda a certeza! É tipo aquele relacionamento que não dá mais certo, com sucessivas brigas, discussões e decepções. O sentimento ainda tá ali, mas simplesmente não há nenhuma garantia de que as coisas vão melhorar e caminhar pra frente. Nestes casos, é melhor dar um tempo… esfriar a cabeça, pra que o respeito não acabe, assim como o amor.

Esses ditos jogadores que estão no Clube de Regatas do Flamengo não me representam! Não aceito ver atletas profissionais, vestindo uma camisa como essa, sendo tão desleixados em campo. Atuam como eu, num domingo à tarde, depois de um churrasco, com o bucho cheio de cerveja. Só que a diferença é que eles recebem milhões…. e a gente que sofre!

Chega! Não dá mais! Dói os olhos e o coração! Dói a alma, de ser zoado e não ter como defender, de virar chacota e ter aceitar. Ou esses atletas entendem o que é o Flamengo e cada um dos mais de quarenta milhões de apaixonados, ou mais pessoas também abandonarão este clube.

Continuarei acompanhando os jogos, pelo compromisso que tenho com este canal tão importante de comunicação. Pra poder analisar taticamente o time e o que é preciso ser feito pra alcançar os objetivos da temporada. Mas passarei a fazer isso sem paixão, sem sofrer, sem ficar rouco, sem ficar triste.

Não vale a pena. Sabe por quê? Enquanto a gente sofre, os atletas vão todos pra casa, com a conta bancária cheia e estão nem aí. Amanhã ou depois arrumam uma transferência e vão fazer o mesmo em outras equipes.

Triste fim do nosso Flamengo, triste fim da nossa paixão! Espero, no mais breve possível, encontrar jogadores que me façam de novo me encantar e apaixonar pelo futebol! Por enquanto, fico com as lembranças boas… o gol de Pet no Maraca; as caneladas de Obina na Copa do Brasil de 2006; o Imperador em 2009; a raça de 2013; o amor de Andrade, Adílio e Zico; o arrepio do Maracanã lotado; a paixão saindo pela boca em cada canto; as idas ao estádio com meu pai…

Desculpem o desabafo!

Um grande abraço!

Matheus Brum
Jornalista
Twitter: @MatheusTBrum

Gostou? Comente! Não gostou? Comente mais ainda! Mas, por favor, vamos manter o diálogo sem xingamentos ou palavras de baixo calão. O bom diálogo engrandece o homem e nos faz aprender, diariamente!

Matheus Brum

Ver comentários

  • Pior que esse time de merda sem alma e da diretoria fraca que deixa um técnico inesperiente fazer o time de cobaia , é a torcida que n faz protesto e ainda lota o estádio a custo alto e se conforma com as seguidas vergonhas calada tem que fazer protesto xingar cobrar ficar indignados pressionar o time fazer alguma coisa

  • Penso igual a voce só que a receita é o que os olhos não vêem o coração não sente. Não adianta nada continuar acompanhando e fingindo que não está sofrendo.

  • Grande verdade... Hoje só podemos nos orgulhar da recuperação financeira da instituição. A diretoria é profissional na administração, mas peca nas contratações. Há tempos gasta mal e sem critério. Excesso de jogadores de meio com características defensivas e que não agregam nada. Nenhuma movimentação para contratar laterais que possam ser titulares. Rodinei e Renê são para compor elenco e só. Volta e meia vemos jogadores medianos rendendo muito bem em vários clubes do Brasil e com custo muito menor que nem passaram pela cabeça da diretoria. Ver o "veterano" Léo Moura jogando no Grêmio e o Rodinei aqui é de matar. O Egídio foi quase dado para sair da Gávea e no lado esquerdo temos o Renê. Não adianta colocar a culpa no Barbieri porque ele até faz um bom trabalho. E trocar o técnico não vai mudar nada. O que falta é entrega. Não adianta termos meio time se entregando e o resto vendo o tempo passar.

  • Acho que tu Nunca foi Flamengo então
    Pois reconhecemos um sentimento quando realmente não recebemos algo em troca, se o Fla ganhar to la, se perder to la tbm, pela o tempo que diz que é Flamengo da pra se notar o quanto tu é modinha.Pois nem viu nenhum título expressivo do seu time!VC NAO REPRESENTA A TORCIDA FLA
    Claro que gostamos de títulos mas não foi eles que fizeram um torcedor ter amor pelo time!
    Esse é meu desabafo à você, sem chingamentos!

  • Concordo plenamente... Tenho até daufades de Nélio, Júnior Baiano... Meus sentimentos são os mesmos e farei o mesmo que você. Olha que sempre fui contra isso, mas cheguei ao meu máximo, esse é meu último comentário sobre Flamengo, posso até continuar com o amor, pois no coração não se manda, mas no que eu puder evitar... EVITO NADA, DOMINGI JÁ TÔ DE NOVO TORCENDO!!! Isso aqui é Flamengo, não tem jeito!!! Amor eterno!

  • Também cheguei no meu limite. Mesmo que venham as vitórias, apenas o tempo poderá trazer o tesão pelo flamengo.

  • Antes de me chamarem de modinha, tenho 40 anos e vivi grandes momentos com o Flamengo. Preciso desse tempo, e acho que o colega colunista também.
    Meu Pai tem 65 e já havia perdido a esperança faz tempo, viu a decreptude desses jogadores.

  • Mas na semana passada era o orgulho da nação, melhor futebol do Brasil. Problema não é somente o clube Flamengo, mas também parte da torcida do Flamengo que insiste numa ilusão de que o Flamengo era um time gigante, que jogava um belo futebol e que agora parou no tempo. Quantos títulos na década de 90? 1 Brasileiro e 1 Copa do Brasil, quantos títulos na década 00? 1 Brasileiro e 1 Copa do Brasil e agora, nessa década de 10/20 ? Uma Copa do Brasil já foi, só falta o brasileiro pra continuar a sequência de duas conquistas relevantes por década, mas qual a diferença? Participações em Libertadores, nunca estivemos participando tanto do torneio como nos ultimos anos, somente nessa década foram 5 vezes, provavelmente ano que vem a gente volta, então pode ser que se tornem 6, se concretizar será o terceiro ano consecutivo, algo que só aconteceu na década de 80. Outra diferença? Não lutamos mais consecutivamente contra rebaixamentos, algo que foi rotina nas décadas de 90 e 00, que se tornou escasso nessa década e principalmente nos últimos 4 ou 5 anos. Que o Flamengo melhorou isso é visível, é fato, somos outro clube, porém, ainda longe "daquele" Flamengo do início dos anos 80, continuemos a caminhada, o rumo está correto, o problema é a insistência do clube (e a torcida tem parte nisso) em querer contratar jogadores e não confiar na divisão de base, talvez essa seja o grande diferencial dos anos 80 pra hj.

Notícias recentes

Ex-Flamengo marca, mas Fortaleza só empata com Fluminense; veja tabela atualizada do Brasileirão 2024

Com gol de Marinho, Fortaleza deixou o Fluminense ‘na porta’ do Z-4 do Brasileirão O…

22/11/2024

Destaque na Champions, zagueiro revela motivo de não ter dado certo no Flamengo: “Estava vivendo um sonho”

Alexsandro, do Lille (FRA), jogou com Vini Jr na base do Flamengo e hoje brilha…

22/11/2024

Atacante retorna aos treinos e fica à disposição de Filipe Luís no Flamengo

Filipe Luís comandou atividades na manhã desta sexta-feira (22), no CT Ninho do Urubu O…

22/11/2024

FIFA pretende pagar mais de R$ 100 milhões ao Flamengo por participação no Mundial de Clubes

Flamengo está classificado para disputar o Mundial de Clubes 2025, que irá acontecer nos Estados…

22/11/2024

Flamengo define futuro de Léo Ortiz após interesse da Juventus, diz jornalista

Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…

22/11/2024

Torcedor do Atlético-MG se revolta e rasga provocação do Flamengo em Minas Gerais: “1º campeão do galinheiro”

Provocação ficou visível por pouco tempo, mas viralizou nas redes sociais O Flamengo entrou para…

22/11/2024