GE: “Auxiliar de Carpegiani por três meses, Barbieri reencontra ex-colega no Maracanã; veja trajetória”

Compartilhe com os amigos

FOTO: GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO

Mais de três décadas separam Maurício Barbieri e Paulo César Carpegiani. Afastados pela diferença de idade e de gerações, os técnicos que se enfrentam nesta quinta-feira, no duelo entre Flamengo e Vitória, estiveram lado a lado nos três primeiros meses da temporada.

Barbieri chegou no Ninho do Urubu no começo desta temporada para integrar a comissão permanente do clube como auxiliar técnico. A contratação foi concretizada através do então diretor de futebol, Rodrigo Caetano. Ele e Carpegiani trabalharam juntos entre janeiro e março.

Carpegiani: de coordenador ao cargo de técnico

Respaldado por sua história vitoriosa como treinador do Flamengo, Carpegiani foi a solução imediata. Inicialmente, ele ocuparia um cargo de coordenador técnico. Mas acabou resolvendo o problema deixado pela saída de Reinaldo Rueda para a seleção chilena, no começo do ano.

A passagem de 2018, no entanto, foi rápida. Ele foi demitido após a eliminação para o Botafogo, na semifinal do Carioca. Rodrigo Caetano, também perdeu o cargo de dirigente na ocasião.


Carpegiani 2018
17 jogos
11 vitórias
3 empates
3 derrotas


Durante os meses que comandou a equipe no ano, Carpegiani não conseguiu criar uma conexão boa com o elenco. Durante o período, o plantel não via que o então treinador ”abraçava o grupo” e houve questionamentos sobre seus critérios em suas escolhas. Por outro lado, ele considerou sua saída precipitada.


Paulo César Carpegiani Flamengo x Bangu – Campeonato Carioca 2018 (Foto: André Durão / GloboEsporte.com)

Na minha opinião, houve uma precipitação. Não sei em que momento as coisas do passado estavam, mas pelas próprias declarações, você nota que já havia a possibilidade de uma saída – disse Carpegiani, na época.

Barbieri: auxiliar permanente ao técnico com confiança do elenco

Com Barbieri, o cenário foi bem diferente. O Flamengo o colocou interinamente no cargo de treinador enquanto analisava o mercado. Tentou nomes como Renato Gaúcho e acabou o efetivamento após bons resultados que levaram o time até a liderança do Braisleirão antes da Copa.


Compre capinhas oficiais do Mengão para teu celular! São diversos modelos diferentes para todos os gostos. Basta clicar aqui para ser redirecionado.


Mas, antes mesmo disso, o ex-auxiliar já havia conquistado o elenco. Desde os primeiros treinamentos era comum que os jogadores elogiassem os treinamentos e a visão tática do ”estudioso” Maurício Barbieri. Que ajustou muitos pontos e deu, de fato, cara ao time.


Barbieri 2018
28 jogos
15 vitórias
5 derrotas
8 empates


Ele é nosso treinador, né? A diretoria tem total confiança nele. Nós como jogadores estamos muito satisfeitos com o trabalho dele, com a convicção que ele tem, naquilo que ele quer e temos feito o nosso melhor pra poder vencer, né? Porque nós vencendo, sabemos que é muito bom pra ele – disse Diego, antes mesmo de Barbieri ter sido efetivado no cargo.


Mauricio Barbieri Flamengo Coletiva (Foto: Gilvan de Souza/Flamengo)

Flamengo e Vitória se enfrentam nesta quinta-feira, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo será às 19h30, no Maracanã. O Rubro-Negro chega na terceira colocação após a derrota para o Atlético-PR no fim de semana.

O Vitória, por sua vez, abre o Z-4, na 17ª colocação. Carpegiani estreou no comando do time baiano na última rodada, perdendo por 3 a 0, em casa, para o Palmeiras.

Reprodução: Globoesporte.com

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Maior injustiça que Flamengo fez nos últimos anos. Era para estar integrado ao corpo técnico de futebol, saiu de uma maneira horrenda

  • Fora Barbieri burro

Comentários não são permitidos.