FOTO: GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO
Mais de três décadas separam Maurício Barbieri e Paulo César Carpegiani. Afastados pela diferença de idade e de gerações, os técnicos que se enfrentam nesta quinta-feira, no duelo entre Flamengo e Vitória, estiveram lado a lado nos três primeiros meses da temporada.
Barbieri chegou no Ninho do Urubu no começo desta temporada para integrar a comissão permanente do clube como auxiliar técnico. A contratação foi concretizada através do então diretor de futebol, Rodrigo Caetano. Ele e Carpegiani trabalharam juntos entre janeiro e março.
Carpegiani: de coordenador ao cargo de técnico
Respaldado por sua história vitoriosa como treinador do Flamengo, Carpegiani foi a solução imediata. Inicialmente, ele ocuparia um cargo de coordenador técnico. Mas acabou resolvendo o problema deixado pela saída de Reinaldo Rueda para a seleção chilena, no começo do ano.
A passagem de 2018, no entanto, foi rápida. Ele foi demitido após a eliminação para o Botafogo, na semifinal do Carioca. Rodrigo Caetano, também perdeu o cargo de dirigente na ocasião.
Carpegiani 2018
17 jogos
11 vitórias
3 empates
3 derrotas
Durante os meses que comandou a equipe no ano, Carpegiani não conseguiu criar uma conexão boa com o elenco. Durante o período, o plantel não via que o então treinador ”abraçava o grupo” e houve questionamentos sobre seus critérios em suas escolhas. Por outro lado, ele considerou sua saída precipitada.
— Na minha opinião, houve uma precipitação. Não sei em que momento as coisas do passado estavam, mas pelas próprias declarações, você nota que já havia a possibilidade de uma saída – disse Carpegiani, na época.
Barbieri: auxiliar permanente ao técnico com confiança do elenco
Com Barbieri, o cenário foi bem diferente. O Flamengo o colocou interinamente no cargo de treinador enquanto analisava o mercado. Tentou nomes como Renato Gaúcho e acabou o efetivamento após bons resultados que levaram o time até a liderança do Braisleirão antes da Copa.
Mas, antes mesmo disso, o ex-auxiliar já havia conquistado o elenco. Desde os primeiros treinamentos era comum que os jogadores elogiassem os treinamentos e a visão tática do ”estudioso” Maurício Barbieri. Que ajustou muitos pontos e deu, de fato, cara ao time.
— Ele é nosso treinador, né? A diretoria tem total confiança nele. Nós como jogadores estamos muito satisfeitos com o trabalho dele, com a convicção que ele tem, naquilo que ele quer e temos feito o nosso melhor pra poder vencer, né? Porque nós vencendo, sabemos que é muito bom pra ele – disse Diego, antes mesmo de Barbieri ter sido efetivado no cargo.
Flamengo e Vitória se enfrentam nesta quinta-feira, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo será às 19h30, no Maracanã. O Rubro-Negro chega na terceira colocação após a derrota para o Atlético-PR no fim de semana.
O Vitória, por sua vez, abre o Z-4, na 17ª colocação. Carpegiani estreou no comando do time baiano na última rodada, perdendo por 3 a 0, em casa, para o Palmeiras.
Reprodução: Globoesporte.com
Pedro foi mencionado como autor de um dos gols em uma hipotética vitória contra o…
Apoio: KTO.com FLAMENGO DIVULGA PROJETO DO ESTÁDIO | PREMIAÇÃO MUNDIAL DE CLUBES 👉 Vire membro…
Estádio do Flamengo terá cerca de 78 mil lugares A diretoria do Flamengo apresentou um…
'Coringa' do Flamengo entrou em Seleção da Conmebol após se destacar pelo Brasil Gerson, capitão…
Programa do Coluna do Fla começa a partir das 20h (horário de Brasília) desta sexta-feira…
Time italiano tem interesse em Léo Ortiz, zagueiro do Flamengo Contratado em março deste ano,…
Ver comentários
Fora Barbieri burro
Maior injustiça que Flamengo fez nos últimos anos. Era para estar integrado ao corpo técnico de futebol, saiu de uma maneira horrenda