GE: “Azuis x verdes, parte II: Landim atrai apoios, e Lomba reúne tropas para eleições no Flamengo”

Compartilhe com os amigos

Até o dia 1º de outubro, as chapas para o próximo triênio (2019/2021) do Flamengo precisam inscrever os candidatos a presidente e vice-presidente geral do clube – além de candidatos à presidência e vice da Assembleia Geral.

A quatro meses dos sócios do Fla irem às urnas, a corrida eleitoral agita os corredores da Gávea. São reuniões, almoços, composições e pesquisas a torto e a direito.

Novamente, as chapas azul, da situação do atual presidente Eduardo Bandeira de Mello, e a verde, dissidência da azul, despontam como adversários, após frustradas tentativas de união. O atual vice-presidente de futebol, Ricardo Lomba, é o candidato da situação, com apoio do presidente Bandeira. O empresário Rodolfo Landim, que já conquista alguns apoios antecipados – inclusive no “terreno azul”, lidera a chapa verde, que teve Wallim Vasconcellos como candidato na última eleição.

Postulante à presidência na última eleição, Cacau Cotta avalia concorrer novamente. Ele apoiava Rodrigo Dunshee, que será o vice de Landim. Ex-vice-presidente de futebol, campeão brasileiro em 2009, Marcos Braz é outro que vai disputar a presidência em dezembro.

A decisão por Lomba amadureceu nos últimos meses entre os membros da situação. Muitos defendiam a união com os verdes, mas as divergências – até pessoais – fazem da nova eleição espécie de continuação do pleito entre Bandeira e Wallim no fim de 2016, espécie de ares de segundo turno, três anos depois.

Os bons resultados depois de Lomba fazer reformulação no departamento de futebol deram o alicerce para os grupos de apoio de Bandeira lançarem o vice de futebol.

– A preocupação nesse momento é o futebol e as três competições que estamos tão bem, tão concentrados. Agora, o governo do Bandeira é bem avaliado e é natural que um candidato do nosso grupo se credenciasse.

– Estamos conversando com todo mundo, aberto a composições, com todo Conselho Diretor ao nosso lado – disse Lomba, ao GloboEsporte.com, evitando se estender em momento decisivo da temporada rubro-negra.

Pesquisas divergentes

O grupo de Bandeira se reuniu no início desta semana. O coordenador da campanha será o vice-presidente de Tecnologia da Informação, Luiz Filipe Teixeira. A ideia é desconstruir o discurso da campanha de Landim, que fala em isolamento de Bandeira, depois de perder também o apoio do vice-presidente geral Mauricio Gomes de Mattos, que também desistiu da candidatura para se aliar a Landim.

O ex-vice-presidente de finanças Claudio Pracownik, que renunciou ao cargo em meados de julho, também é tido como figura certa nos lados de Landim. O candidato da chapa verde reuniu apoiadores numa churrascaria na zona sul nesta sexta-feira e reafirmou a candidatura também a funcionários da sua empresa. A confirmação pública está prevista para próxima quinta.

É uma chapa de união. Estamos unindo o clube de um lado e o outro é basicamente a SóFla, ou parte dela. Temos várias correntes que apoiaram o Bandeira e que estão conosco. Queremos pacificar o clube, governar com uma participação ampla e não um grupo dominante.

Queremos que o futebol ganhe tudo. Ponto. Isso é independente. Se for afetar a eleição, zero problema. Pode afetar? Não sabemos. Estamos pensando em uma coisa maior: o Flamengo unido e muito mais vitorioso em todas as áreas – disse Landim ao GloboEsporte.com.

A chapa azul ainda não definiu o vice-presidente de Lomba. O nome ideal era Alexandre Wrobel, atual vice-presidente de patrimônio, um dos homens que mais buscou a união entre as chapas – Pracownik também teve esforços frustrados nesse sentido.

Wrobel vai apoiar Lomba e seguiria em caso de vitória da situação, mas dificilmente sairá candidato a vice-presidente. Lomba teve encontros com Cacau Cotta e confia em buscar mais apoios importantes, como do ex-presidente Márcio Braga.

Nesta semana, duas pesquisas foram divulgadas. Numa delas, na coluna de Ancelmo Gois, feita pela consultoria EPZ, Lomba tinha 58% das intenções de voto contra 30% de Landim, com 12% de indecisos. Em outra, do Bureau de Estatística e Estratégias (BEE), era Landim o líder das intenções de votos entre sócios, com 25,12%, contra 15,81% de Lomba. Ainda havia citações a Rodrigo Dunshee, Mauricio Mattos, Marcos Braz e Cacau Cotta.

Cacau: “Estou amadurecendo minha candidatura”

Terceiro colocado na última eleição, Cacau Cotta é visto como eventual aliado na chapa de Lomba. Como dizem nas fileiras azuis, votou com a situação nas últimas pautas do Conselho Deliberativo.

Votei com o Flamengo. Não tem essa de votar com a situação – pontua Cacau.

Ele lembra que ia apoiar o amigo Rodrigo Dunshee, mas se sentiu livre para sair candidato assim que Rodrigo lhe avisou do acordo com Landim.

Hoje posso dizer que estou amadurecendo minha candidatura. O Rodrigo era meu candidato. Sem ele me sinto à vontade para decidir o que fazer. Almocei com o Lomba e conversei com algumas pessoas do Landim, mas não com ele diretamente. Estou vendo o Landim agregando mais pessoas neste momento – avaliou Cacau, que só sairia ao apoio de alguém que pudesse ter a plataforma que defende: – Falo sempre num triângulo, com ingressos populares, Maracanã cheio e base forte.

Ex-secretário municipal de Esportes e Lazer do Rio, Marcos Braz está em viagem fora do país. Ele reafirmou a candidatura e lamentou a antecipação do cenário eleitoral.

Reprodução: GloboEsporte.com

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • O cara certo é Lomba, Bandeira pode ter errado muito, mas sempre pensou no Flamengo grande compatível a sua torcida. Esse time tem por obrigação ganhar um título para coroar a administração do camarada porque ele merece…

  • Muitos falam que o Bandeira dividiu o clube e hoje pregam união, para isso ele tem que sair. Vamos aos fatos, antes do Bandeira vivíamos segundo esses mesmos um período de “união” no clube. Porém, não ganhávamos e não disputávamos porra nenhuma, estávamos endividado até o pescoço e sem nenhuma credibilidade no mercado. Com o Bandeira e essa “desunião” hj somos um clube estabilizado financeiramente, com moral no mercado e no caminho para grandes conquistas. Ae pergunto, quem está certo? Infelizmente ainda temos dentro do clube muitas pessoas que só pensam no seu umbigo e querendo que retorne os vexames que passamos no passado.

  • Cara, o grupo do bap organizou o flamengo. O bandeira só entrou pq concordou com essa filosofia. Claro que ele tem inúmeros méritos como presidente. Porém, no futebol, foi só cagada… O Lomba me parece mais radical, é um bom nome, o landim tb. Qualquer um dos dois me parecem bons

  • EBM roeu o osso, quem entrar agora, seja azul ou verde, comerá a carne macia. Vida longa e próspera a Eduardo Bandeira de Melo que resgatou o orgulho de ser rubro-negro. Talvez os mais jovenzinhos não saibam o quanto éramos humilhados como time caloteiro, que não pagava ninguém. Hj mudou, TODOS elogiam o que foi feito no Mengão. Obrigado Bandeira, vc merecia uma estátua na frente do nosso futuro estádio. E que Deus nos ajude nas próximas eleições.

  • E evidente que o Bandeira foi o divisor de águas na administração do Mengo, ele só não conseguiu acertar o futebol (que é o carro-chefe), inclusive foi por isso que o Wallin Vasconcelos saiu, e foi ele quem iniciou todo esse processo de estruturação do clube, inclusive indicando o Bandeira. Por isso sou Wallin, mas como ele dessa vez não vai se candidatar, vai estar com o Landim, que tem o BAP, e na última eleição contou com o apoio de Zico … eles tem a capacidade de administrar tanto financeiramente (como o Bandeira) mas dando um outro direcionamento ao futebol, um mais vencedor. SRN

  • Cacau era a favor de estadio proprio mudou de opiniao

  • Landim

  • Em time que está vencendo não mexe muito faz uns ajustes, Viva os azuis

  • Vou de lomba… Continuidade….. Bandeira mito

Comentários não são permitidos.