GE: “Veste a camisa e bota a cara, Lincoln: Flamengo cuida de joia de R$ 200 milhões de multa e jeito moleque”

Compartilhe com os amigos

Adolescente promissor. Quando percebe, está entre os profissionais do Flamengo. A cabeça vira uma montanha-russa de novas emoções, o comportamento oscila e orientar é preciso. Tido como uma das joias do Flamengo, Lincoln ainda está no início de um longo caminho. E precisa ser lapidado.

Aos 17 anos, o jogador fez o gol de empate em 1 a 1 contra o Grêmio, no jogo de ida pelas quartas de final da Copa do Brasil. Imagina empatar o jogo na casa do adversário, nos acréscimos, nos últimos segundos de partida? Lincoln até imaginou e profetizou ao companheiro Jean Lucas:

Estava concentrado. Tinha comentado que estava sentindo que ia fazer o gol.

Daí a prever a reação que teria depois de balançar a rede parece demais para cabeça de um adolescente. Na comemoração, cruzou os braços e fez aquele carão em pose comparada a do jovem francês Mbappé.

O registro de Gilvan de Souza, fotógrafo oficial do Flamengo, viralizou, tomou conta das redes sociais e rodou o mundo. Os garotos do Ninho estão em alta no vácuo de Vinícius Junior. Só que Lincoln tirou a camisa, levou cartão amarelo e escondeu os patrocinadores do clube.

Foto: Gilvan de Souza / Flamengo

Logo após o jogo, ainda no vestiário da Arena do Grêmio, em meio à euforia, o diretor de futebol Carlos Noval, que acompanha os passos do jogador desde a base, chamou Lincoln num canto. O puxão de orelha não é exclusividade. Está previsto para quem se empolgue demais ao balançar as redes. Todos!

A advertência, entretanto, surge em tom de conselho, com a serenidade que Noval adota desde os tempos em que comandava a base rubro-negra no estilo “paizão”. Carinho e cobranças:

A emoção às vezes fala mais alto que a razão. São orientados e advertidos. Mas agora vimos isso até na Copa do Mundo com jogadores consagrados – afirmou Noval.

Pensei em nada na hora, estava eufórico e só queria comemorar – chegou a comentar Lincoln.

Foi apenas o segundo gol entre os profissionais, esse bem mais importante do que o primeiro, contra o Bangu, no Campeonato Carioca. E que fique claro, pois Lincoln chegou a explicar logo após o jogo com o Grêmio, mas pediu que fosse reiterado através de sua assessoria: não é imitação do Mbappé, não. Ele lembra que sempre comemorou assim (mas de camisa).

A SMG, assessoria pessoal do jogador, também ajuda no processo de lapidação, mas leva em conta a idade. Lincoln ainda não fica à vontade na frente das câmeras, mas entende-se que um media training nesse momento poderia mais confundir do que explicar a cabeça do jovem.

Assessores, então, conversam de forma geral com o adolescente, sobre coisas do futebol e fora das quatro linhas, dando subsídios para enfrentar entrevistas. A empresa também trabalha com outros jovens que despontam para o futebol, como Lucas Paquetá e Vinicius Junior.

Lasquinha no carro de Paquetá

Em alguns momentos recentes, o comportamento do jovem foi tema de debate interno no clube entre Noval, Mauricio Barbieri e outros membros da comissão. Sem expor o jogador publicamente, conversas e orientações para Lincoln não perder o rumo.

O rumo e também a direção, já que, aos 17 anos, Lincoln ainda não está habilitado para dirigir automóveis. O pai é responsável pela condução do automóvel que o leva diariamente ao Ninho do Urubu.

Na privacidade do CT, certa vez, houve um “beijinho” no carro de um companheiro de elenco. Apenas um raspão. Houve quem achasse que o jovem teria se arriscado no volante, mas o pai assumiu o vacilo.

Por vezes, tem quem fique em dúvida se certas posturas de Lincoln seriam deslumbre ou apenas empolgação da juventude. Ou ambos.

Multa milionária

Em março, o Flamengo anunciou a renovação de Lincoln até 2023. A multa rescisória é de 50 milhões de euros (cerca de R$ 200 milhões). O acordo ainda teve aumento salarial para o jovem, com vencimentos de gente grande.

Números

Em 2018, Lincoln tem 12 jogos – sendo três como titular e 327 minutos em campo. No total pelo profissional, soma 17 jogos (sendo um amistoso), com dois 2 gols e 385 minutos. Reinaldo Rueda foi quem pinçou o jogador para o profissional no ano passado.

Reprodução: Globoesporte.com

Compartilhe com os amigos

Veja também

Comentários não são permitidos.