João Luis Jr.: “Não adianta ter 100% da posse de bola se você tomar 100% dos gols”

Compartilhe com os amigos

Pela primeira vez em um certo tempo o Flamengo tem o que podemos chamar de um estilo claro de jogo. Barbieri, apesar de não apenas ser mais jovem que alguns dos jogadores do grupo como quando filmado por alguns ângulos parecer alguém que a mãe ainda busca no Ninho do Urubu após os treinamentos, tem uma visão bem definida de como o Flamengo deve jogar e ela envolve posse de bola, movimentação, ocupar espaços no campo do adversário e basicamente amassar os caras até o gol sair.

É uma postura tipicamente flamenguista, já que envolve iniciativa e protagonismo e é possível notar que, enquanto projeto, ela vem evoluindo desde que ele assumiu a equipe, não só em termos de adaptação da equipe a essa maneira de jogar como também quanto aos resultados obtidos. Em suma Barbieri tem um projeto para o Flamengo, que parece ser um bom projeto e que, nos termos que podemos observar, vem apresentando bons resultados.

Isso não quer dizer, é claro, que o projeto seja ideal, que Barbieri seja um gênio ou mesmo que esse projeto não seja passível de melhorias nos mais variados aspectos. E a derrota dessa noite, numa partida em que atuamos com um time majoritariamente titular contra um Grêmio majoritariamente reserva e não só sofremos 2 gols como um deles foi de “Jael, o cruel”, serviu exatamente para lembrar que, apesar da franca evolução, o Flamengo ainda tem várias questões que precisam ser resolvidas se quisermos conquistar tudo que podemos esse ano.

Coletivamente, tivemos a questão da posse de bola, que, diante de um adversário fechado, voltou a ser apenas uma estatística e não um instrumento de dominação. Posse de bola não é nada sem efetividade, rodar na frente da área não tem função se você não buscar maneiras de entrar nela, ter 98% de bola e o adversário ter apenas 2% não quer dizer nada se nesses 2% ele te achar desatento e fizer o gol. O estilo de jogo do Flamengo é inteligente e pode sim funcionar, mas ele exige tanto a vontade de decidir na frente quanto a extrema atenção ao contra-ataque atrás.

Já individualmente, algumas coisas ficam cada vez mais claras. Primeiro que Uribe ainda não se encaixou no time, criando cada vez mais a sensação de que, assim como num desses livros de ficção científica para jovens, nenhum adulto sabe fazer nada direito e cabe a um garoto de 17 anos salvar o mundo, sendo nesse caso o menino Lincoln. Depois que Juan, apesar de todos os serviços prestados, de todo o amor que temos por ele, parece não ter mesmo mais condições de atuar em partidas complicadas contra atacantes realmente velozes, e sua escalação acaba mais expondo o jogador do que ajudando o time. E por fim, claro, que dizer que o Flamengo não precisa de laterais se chama “estar em negação” e a diretoria do clube precisa talvez procurar terapia. Eu posso até recomendar um psicólogo, eu faço também, me ajuda muito.

É uma derrota dolorida e que pode nos custar a liderança do Brasileirão? Sim, é. Mas se delas forem tiradas, pelo time e por Barbieri, as lições que precisam ser tiradas, esse aprendizado pode garantir no futuro muito mais do que os 3 pontos que deixamos pra trás em Porto Alegre. O projeto é bom, as ideias são boas, mas ainda existe muito trabalho até ele ser bom e vencedor, que é o que realmente importa.

Reprodução: João Luis Jr. | Blog Isso Aqui é Flamengo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Creio q o time do flamengo é bom, então o técnico tem bom aproveitamento mais pelo time do que propriamente pelo treinamento que este técnico propõem.

  • Perder pro grêmio reserva na casa deles até que não seria uma catástrofe, porém a forma como perdeu sem levar perigo algum durante o jogo todo foi de lascar.

  • Flamengo não tem lateral merda, Rodinei não consegui fazer um cruzamento não é de hoje, que adianta montão de centro avante pivô se os laterais é uma bosta. Foi só eu que percebi Renato gaúcho vibrando empurrando o Grêmio, e barbi dormindo em pé com o time apático

  • Excelente comentário. Bandeira e seus Diretores, assim com no caso de Márcio Araújo e Gabriel entre outros, adoram tapar o sol com a peneira, haja visto que renovaram o contrato do fraco Ruimdiney até 2022 só porque o cara é gente boa. Jean Lucas é uma jogador comum, dêm uma chance ao Ronaldo e avisem ao Paquetá que ele não é Tony Cross.

  • Belo texto!
    Acho que os laterais do Flamengo já demonstraram que não apenas são bons e sim HORRÍVEIS!!!
    Rodinei não sabe cruzar, consegue o mais difícil que é acertar sempre as pernas do adversário ou no máximo sua bunda, lembrando que estão a mais de 2 metros dele, porque sobra espaço para ele sempre pelo motivo que o lado esquerdo do Flamengo é mais forte. E ainda marca muito mal!!!
    Renê ainda consegue ser pior, tem a mesma deficiência do colega Rodinei no ataque, mas consegue sair jogando sempre errado criando contra ataques para o Adversário e atrás preciso mesmo dizer algo? Flamengo leva gol sempre pelo lado esquerdo e ate lateral vovô andou dançando em cima de Renê.
    Acho que temos que pensar em uma maneira de colocar Trauco pela esquerda, mesmo que seja para sacrificar alguém no meio campo e colocando alguém na cobertura do Trauco. Porque o Flamengo nao esta tendo opções pela laterais e assim ficando um time fácil de marcar. Não sei quem eu sacrificaria do meio, não sou o técnico e não trabalho no futebol, sou apenas um torcedor, mas uma coisa eu sei: não seria Paqueta, e lembrando que Paqueta esta numa posição errada também. Sobrando assim o sacrifico para Diego ou Everton Ribeiro. Com a entrada de um cabeça de área, o Cuejjar poderia evoluir mais ainda e subiria o Paqueta deixando ele mais livre para fazer o que sabe.
    Não podemos ser um time previsível e de fácil marcação e sempre dependendo de jogadas individuais para fazer um gol.
    Mas torço que seja o ultimo jogo do ano onde vi 11 bananas em campo, sem raça e em ritmo de treino, onde faltou respeito com seu torcedor!!!
    Espero cobranças da Comissão e da Diretoria, porque perder jogando bola, com vontade de vencer e muita raça é uma coisa … mas perder como perdeu, não é normal!!!
    Jogar mal é diferente de jogar despretensioso e sem vontade minima de entrar em campo!!!
    Mas ainda é possível, desde que mude o comportamento de todos e entendam de vez o que é FLAMENGO!

  • Precisamos de um técnico urgentemente.
    O estagiário inventor não sabe armar o time.
    Time continua sem padrão de jogo.
    Ganhar de time pequeno, botafogo e sport, não é parâmetro para avaliação.

  • Vitinho não é o jogador com a característica q Flamengo, puxa mto as jogadas pro meio, não usa mto a ponta esquerda como Vinicius Jr.

    Na base um jogador com características que precisamos é o Lucas Silva.

    Time ontem só fez uma jogada pelo fundo q foi com o Paquetá.

    O jogo ontem só buscava pelo meio, não teve intensidade e nem profundidade.

  • O dourado é melhor que uribe

  • Mas se vc tiver 100% da posse de bola e impossível o outro time fazer gol. ‘-‘

  • Tem alguma coisa errada no lado esquerdo! Depois da Copa do Mundo, Flamengo leva 100% dos Gols por aquele lado. Será q o treinador ainda não viu? Ta esperando o q pra corrigir o lado esquerdo.

    Tudo bem q Vinicius Júnior era o ponta ideal, agressivo, rápido, joga sempre em profundidade na ponta esquerda praticamente na linha, voltava bem pra fazer cobertura, isso ajudava René na Marcação.

    Os adversários se preocupava mais com Vinicius Jr. e segurava mais o lado esquerdo, teoricamente enfraquecendo seu lado esquerdo.

    Mas Vinicius foi embora e o time precisa seguir em frente, tem q trabalhar mais aquele lado. Vitinho precisa ficar mais na ponta esquerda, dar velocidade e profundidade as jogadas, voltar pra marcar mais. Precisa de um zagueiro mais rápido e novo pra fazer melhor a cobertura de René.
    Rodnei é fraco na Marcação, mas os zagueiros q jogam pelo seu lado, tanto Leo Duarte quanto thuler são rápidos e cobre bem o lado direito.
    Depois da Copa quem joga por aquele lado esquerdo de René é zagueiros lentos q não faz a cobertura com eficiência como Juan ou Rever, fora o ponta esquerda hj não ajuda na Marcação como Everton Ribeiro na Ponta esquerda.
    Precisamos consertar isso antes que 2018 seja uma vergonha novamente.

  • Vendo o Juan jogar,sem nenhuma condição,lembro do Montillo, argentino que estava no Botafogo.
    Se sentindo sem condições físicas para jogar em alto nível, pediu rescisão de contrato,é resolveu dar uma parada na carreira.
    Creio que se o Juan gostasse mesmo do Flamengo ele já teria tomado uma atitude de hombridade, pedindo a rescisão contratual.
    Há muito tempo virou ex-jogador profissional.

  • O lincon com um minuto fez o que o uribe não fez em noventa minutos.

  • Cansaram de jogar bola na área e o uribe nadaaaaa. Inclusive no último minuto a ruindade perdeu o gol feito.

  • QUEM ESTÁ VENDO O ESQUEMA ERRADO NO JOGO TODO E DEIXA COMO ETÁ É UM BURRO

  • Sempre falei esse guerreiro é um lixo..

  • Apertado era o gremio. Fizeram o q tinham q fazer. O Maurício tem aprender jogar pelo resultado. Contra o spfc e o gremio não era preciso se expor tanto. Cabiam 2 empates. Todo técnico faz isso, aliás, alguns vivem disso.

Comentários não são permitidos.