Entrar com força máxima e arriscar perder nomes importantes para a partida decisiva pela Copa do Brasil, quarta contra o Grêmio, ou preservar titulares e correr o risco de ver o São Paulo abrir distância na liderança do Brasileirão? A decisão será de Maurício Barbieri, que comanda o Flamengo contra o Cruzeiro, domingo, dias após a dura derrota para o rival mineiro na Copa Libertadores.
A reportagem do Lance! reuniu alguns dos pontos que devem ser levados em consideração pelo técnico, que passa pelo momento mais delicado desde que assumiu o comando da equipe, em maio, com uma decisão atrás de outra.
O discurso no clube da Gávea, desde o começo da “maratona de agosto” – nove partidas em 29 dias – é de disputar todas as frentes com força máxima, sem hierarquizar as disputas do Campeonato Brasil, Libertadores e Copa do Brasil.
— Nossa prioridade é sempre o próximo jogo. Ir por esse caminho (priorizar um dos três torneios), seria assumir uma inverdade. Temos condições (de disputar todas frentes), o que não quer dizer que vai ser fácil —, disse Maurício Barbieri.
RISCO NO BRASILEIRÃO E COPA DO BRASIL
No último sábado, o Flamengo atuou com uma equipe mista, com Réver e Léo Duarte, os zagueiros titulares, sendo preservados, por exemplo. A derrota, na Arena para o Grêmio, tirou o time da liderança. Com um ponto a menos que o São Paulo, o Rubro-Negro recebe o Cruzeiro, às 16h de domingo, no Maracanã.
Na quarta, dia 15, nova decisão contra o Grêmio. Após o empate em 1 a 1 na ida, os clubes se enfrentam no Rio de Janeiro por uma vaga nas semifinais da Copa do Brasil. Assim, é preciso colocar “na balança“: poupar alguns nomes para a decisão de quarta-feira – e correr o risco do São Paulo abrir distância na liderança – ou entrar com time completo no domingo, para manter-se entre os primeiros colocados do Campeonato Brasileiro, e expôr os atletas a uma lesão?
ASPECTO FÍSICO E EMOCIONAL
A comissão técnica do Flamengo conta com o auxílio do departamento médico e de fisiologia para avaliar as condições físicas do elenco por meio de exames. Barbieri, em recente entrevista, afirmou que esse é um dos fatores levados em consideração na hora de definir se determinado jogador será ou não poupado. Foi assim contra o Grêmio, no último sábado, e será assim contra o Cruzeiro.
Além do aspecto físico, o clube precisa levar em conta o aspecto emocional. Se não vencer o Cruzeiro no domingo, a equipe chegará ainda mais pressionada para a decisão contra o Grêmio, na próxima quarta-feira, pela Copa do Brasil. Na derrota para o adversário mineiro, no Brasileirão, a torcida do Flamengo vaiou o time e alguns jogadores demonstraram nervosismo durante a partida.
PROVAR A FORÇA DO ELENCO
O Flamengo é apontado como um dos elencos mais poderosos do país desde o início do ano. Agora, esta é a oportunidade para tal status ser colocado à prova. Se perdeu nomes importantes para o segundo semestre, a direção foi atrás de reforços como Vitinho, Uribe e Piris da Motta. Ao lado de jogadores experientes como Diego e Everton Ribeiro e mais jovens, como Marlos e Lucas Paquetá, a equipe precisa corresponder em campo e, mesmo com trocas, conquistar bons resultados para o Fla seguir vivo no Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores.
Reprodução: Lancenet!
por favor poupe nos torcedores poupando pra sempre Marlos, Uribe,Rener, e Rodney
Jogadores de “vidro”. Cara, que onda é essa de tanto poupar. Existe hoje uma fisiologia de primeira no clube, justamente para recuperar os caras e manter a performance. Paquetá deve voltar, Vitinho (espero que entre desde o início….as laterais ai ferrou, pois não tem nem o que poupar. Quem entrar nada melhora. E é um jogo importante para voltar à liderança do Brasileirão. O Fla tem que ir com tudo e ganhar.
Não entendo como conseguem contratar tão mal
É força máxima e quem se machucar vai ter que dá lugar a outro é para isso que temos elenco. Nada de time misto, é aprimora os chutes ao gol porque não podemos perder gols em momento decisivos.
Barbieri, poupar no domingo só quem o departamento médico indicar, por questão de risco de lesão considerável ou outro ponto de alta relevância. Força máxima ! Rumo ao Hepta ! Confiamos em vcs ! Flatec.
Poupar pra que? se não ganha de ninguém?1
Sem laterais e zagueiro não chagaremos a lugar nenhum, quanta incompetência pra contratar laterias, herança maldita do RC, todos os times conseguem contratar laterais e a gente com tantos perebas!
so mesmo que esta com muitos jogor;;o resto tem que jogar
Se o Flamengo não vencer o próximo jogo, Mauricio Barbieri ficará ameaçado no cargo. E ano passado a demora para substituir nos custou caro, o título do Brasileirão!!!
Este ano espero que a diretoria seja esperta e rápida conversando logo com Abel Braga para o caso de ser necessário a troca após sucessivos ‘tropeços’ que irão tornar o ambiente da comissão técnica improdutivo pela pressão crescente por resultados.
Esse clima de desilusão e tragédia que tomou conta da torcida por causa da ultima derrota é só um drama desnecessário, não tem nada decidido ainda, mas agora dependeremos muito das capacidades e habilidades que não sabemos se Barbieri possui, de conseguir extrair o máximo desta equipe e nos trazer uma Vitória maiúscula!
Eu acredito.. isso aqui é Flamengo!
SRN
Enfim alguem escreveu sobre o aspectro emocional, algo que ja venho falando desde o jogo contra o gremio. É necessario poupar os titulares com exceção do paqueta que não jogou na quarta, poderia tb aproveitar e colocar o Thuler novamente ao lado do Leo Duarte (pq este é novo), os demais devem ser poupados.
Além de dar motivação para quem está de fora em jogar em um jogo grande, decisivo e em casa com o maraca lotado, se o resultado não for esperado emocionalmente aqueles que ficarem de fora sentem menos, ainda que a derrota ou empate tenha sido do time, vc é muito menos contaminado psicologicamente.
Quarta é a nossa final, o campeonato mais proximo de vencermos este ano, Liberdadores praticamente foi para o saco, Brasileiro tá longe pra cacete de acabar.
O Barbieri precisa mudar esse time. Como o Uribe não tá dando resultado, tentava novamente o Henrique Dourado, porém, ele pode voltar o que era quando jogava no fluminense e vai querer recuperar a titularidade novamente.
Entrava com o Cuellar e Pires no meio para liberar mais os laterias com o Pará e o Trauco que ambos jogam mais ofensivos. Assim o time fica defensivo e ofensivo ao mesmo tempo. Deixava o Vitinho pelo lado esquerdo e Everton Ribeiro pelo lado direito, ambos forçando a subida dos laterais.
Do jeito que vc escalou o Flanengo vai jogar com 12 jogadores e o certo são 11 jogadores .
Time q eu escalaria p/ o próximo jogo: Diego Alves, Pará, Léo Duarte, Rever e Trauco. Pires, Pawuetá e Diego. Everton Ribeiro, Uribe e Vitinho. Não pode deixar o S Paulo se distanciar
Barrou o melhor jogador Cuêllar ??
Independentemente de quem joga, se poupa ou não, o que o Fla precisa no jogo contra o Cruzeiro é “FECHAR A CASINHA”.
Tem que entrar com alguém bom de marcação pra ajudar o Piris na cobertura e ter cada um responsável por um dos lados quando perdermos a bola.
O ataque fica por conta dos que atacarem com segurança no momento. Se não ganhar, não é o fim do mundo.
E esse deve ser o esquema pra quarta contra o Grêmio também. O empate nos dá ótimas chances de prosseguir vencendo nos pênaltis.
Temos que ter a humildade de admitir que não temos time superior a nenhum dos outros 2 que enfrentaremos.
Barbieri acorda não é hora de poupar ninguém, vamos jogar em casa esses dois próximos jogos, não vai precisar de viagem isso já ajuda para os jogadores não cansar, lembre-se perder pontos no brasileiro não recupera ele depois…
Já vi que vão entregar o brasileiro pros bambis, a liberta pro cruzeiro e talvez só tenha alguma chance na copa do Brasil.
No meu entendimento de futebol, pra classificarmos na libertadores precisaremos surpreender o cruzeiro, diferente disso estamos eliminados! Apostaria numa mudança de esquema para um 3-5-2, onde entraria com Leo Duarte, Thuller e Juan fazendo uma sobra, Nas alas entraria com Trauco que é mais ofensivo que o Renê e o Pará que cruza 10x melhor que o Rodnei, Cuellar e Paqueta de volantes, Diego abastecendo Vitinho e o Lincoln de centroavante…
Força MÁXIMA contra o Cruzeiro e Grêmio . Jogadores que ganham muito bem e em dia não pode amarela por jogar quarta , domingo e quarta . Temos que ir com os melhores .
Paquetá não pode continuar jogando de volante . Tem que colocar o Piris e Cuêllar e liberar o Paquetá e o Diego para armarem o ataque e jogarem mais perto da área adversária . Paquetá e o Diego são jogadores de criação e não de marcação .
Vai perder todos 3 campeonatos
Força maxima sempre sabe porque perdemos para o gremio sábado trocou os dois zagueiros bateram cabeça porque não entrou com a formação que amassou o gremio no primeiro jogo.perdemos para o cruzeiro sem Lucas Paqueta o unico jogador que nos conhecemos que faz segundo volante e ataca com a mesma precisão sem ele só dois volantes por isso o cruzeiro deitou e rolou no meio sacrificando o unico marcador da equipe cuellar ficou exausto não é pra menos.
Ele tá suspenso.
Agora volta Paqueta. Piris no lugar Cuellar vitinho na esquerda Lincoln na frente esse é o melhor time.
1- Diego Alves
43- Leo Duarte
15- Rever
21- Pará
6- Rene
8-Cuéllar
25- Pires da Motta
11- Paqueta
10- Diego
7- Everton ribeiro
29- Lincon
no 4- 3-1-2, Cuellar e Pires da mota volantes classicos e Paquetá fazendo a função de 3º volante na posição que ele joga, Diego centralizado mais proximo a area servindo Lincon tambem centralizado e Everton Ribeiro mais a esquerda
Eu acharia que com essa escalação e formação teria um time com bom poder de marcação e muita gente criativa na frente, com grande mobilidade, ja que lincon não é atacante que fica parado esperando a bola chegar nele
1- Diego Alves
43- Leo Duarte
15- Rever
21- Pará
6- Rene
8-Cuéllar
25- Pires da Motta
11- Paqueta
10- Diego
7- Everton ribeiro
29- Lincon
no 4- 3-1-2, Cuellar e Pires da mota volantes classicos e Paquetá fazendo a função de 3º volante na posição que ele joga, Diego centralizado mais proximo a area servindo Lincon tambem centralizado e Everton Ribeiro mais a esquerda
Eu acharia que com essa escalação e formação teria um time com bom poder de marcação e muita gente criativa na frente, com grande mobilidade, ja que lincon não é atacante que fica parado esperando a bola chegar nele
1- Diego Alves
43- Leo Duarte
15- Rever
21- Pará
6- Rene
8-Cuéllar
25- Pires da Motta
11- Paqueta
10- Diego
7- Everton ribeiro
29- Lincon
no 4- 3-1-2, Cuellar e Pires da mota volantes classicos e Paquetá fazendo a função de 3º volante na posição que ele joga, Diego centralizado mais proximo a area servindo Lincon tambem centralizado e Everton Ribeiro mais a esquerda
Eu acharia que com essa escalação e formação teria um time com bom poder de marcação e muita gente criativa na frente, com grande mobilidade, ja que lincon não é atacante que fica parado esperando a bola chegar nele