Mauro Cezar: “Bandeira já é o presidente com mais fracassos internacionais na história do Fla. E pode ampliar essa marca”

Compartilhe com os amigos

Se o Flamengo não vencer o Cruzeiro por dois ou três gols de diferença, dia 29 de agosto, em Belo Horizonte, deixará a Copa Libertadores da América. Seria o quinto revés internacional em seis anos de Eduardo Bandeira de Mello na presidência — dois mandatos de três anos, eleito em 2012 e reeleito em 2015.

Ele já é o ocupante do cargo que coleciona mais fracassos nas competições da Conmebol em toda a história do clube. Nos seis anos anteriores à sua chegada ao poder, os rubro-negros amargaram seis fracassos em certames da Confederação Sul-americana, mas com três presidentes diferentes. Confira:

Com Márcio Braga na presidência:
* 2007: desclassificado pelo uruguaio Defensor nas oitavas-de-final da Copa Libertadores (0-3 e 2-0)
* 2008: eliminado na mesma fase pelo América do México, em 2008 (4-2 e 0-3)

Com Delair Dumbrosck na presidência:
* 2009: eliminado pelo Fluminense da Copa Sul-americana devido ao critério do gol fora de casa (0-0 e 1-1)

Com Patrícia Amorim na presidência:
* 2010: eliminado da Libertadores pela Universidad de Chile (2 a 3 e 2 a 1) nas quartas-de-final
* 2011: novamente a Universidad de Chile, daquela vez pela Sul-americana: derrota por 4 a 0 no Engenhão e pelo placar de 1 a 0 em Santiago.
* 2012: eliminado da Libertadores na fase de grupos, mesmo vencendo o Lanús no Engenhão — o Emelec avançou.

Se os cruzeirenses confirmarem a classificação no Mineirão, a atual gestão irá superar sua própria marca negativa, como a que mais eliminações internacionais concentrou na história do clube.  Abaixo, a lista dos reveses flamenguistas com Bandeira na presidência.

* 2014 – derrotado pelo León, do México, e eliminado na fase de grupos da Copa Libertadores no Maracanã (2-3).
* 2016 – eliminado da Copa Sul-americana pelo Palestino, do Chile (1-0 e 1-2).
* 2017 – eliminado na fase de grupos da Libertadores após ao perder para o San Lorenzo, na Argentina (2-1).
* 2017 – perdeu a final da Sul-americana para o Independiente ao empatar no Maracanã (1-1), após derrota na Argentina (2-1).

Alguém dirá que essas derrotas só aconteceram porque o clube passou a frequentar as competições internacionais. É fato. Mas isso já vinha ocorrendo antes da chegada do atual presidente ao cargo.  Sim, o Flamengo se classificava para esses certames em meio ao caos financeiro e pífia estrutura, mas hoje o cenário é totalmente diferente. Fazer melhor deveria ser encarado como obrigação pelo torcedor, mas há muitos que convivem bem com o fracasso.

Também não há como negar que participando de cinco certames da Conmebol em seis temporadas, o Flamengo poderia conquistar pelo menos um troféu, ou evitar humilhações. Como deixar a Copa Sul-americana batido pelo pequeno Palestino, e ser despachado da Libertadores da América ainda na fase de grupos duas vezes em três participações. O DNA perdedor segue fortíssimo.

Reprodução: Mauro Cezar Pereira | ESPN

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Bandeira tirou o Flamengo da lama. Pra mim ele é tão ídolo quanto o Zico. Até porque nunca o Flamengo foi um papa títulos. Somente na era zico, década de 80.

  • Quer merda, MC. O que eu estou vendo e que SEMPRE temos jogado esas competicoes e isso nao ocorria antes. So que eu me lembre, fale de : Veloso (aquele que vendeu parte da geracao de Djalminha e cia), KL (o que contratou mais de 100 jogadores e no centenario nao ganhou nada), Edmundo Silva (ate afastado foi)….materia totalmente tendenciosa do site. AH, ja sabemos: aquele ex presidente que quer voltar pra DEIXAR OUTRO ROMBO de shopping e COLUNISTA AQUI.

  • Penso que a estratégica de investir em jogador desconhecido foi o grãde erro dessa diretoria veja o Cruzeiro fez um belo time com jogadores conhecidos.Diego era banco a muito tempo lá onde estava o é certo na Arábia não vingou o conca aleijado trouxeram

  • Também é o presidente que mais levou o time à libertadores…

  • Flamengo ficou muito tempo sem disputar libertadores etc. Agora temos disputados todos os anos. Espero que não derrubem o EBM e coloquem os ratos do passado para destruir o clube novamente. Perdeu, houve desorganização, etc, mas não é brecha para voltar os irresponsáveis. O flamengo vivia na zona do rebaixamento, agora brigamos sempre pelos títulos, só não ganhamos pq o Caetano contratou muito mal, laterais horríveis. EBM msm não ganhando nada é ídolo do clube!

  • queria saber apenas se houve alguma cobrança nos jogadores ou foi mais um … bola para frente domingo tem mais ….

  • mauro até é um bom comentarista mas deixa o lado pessoal com o presidente tomar conta de seu profissionalismo…lamentável

  • “Aproveita e coloca as estatísticas negativas de todos os antigos Presidentes do Flamengo e façam uma comparação.”

    É assim que se descobre um analfabeto. Pqp, leia a porra da matéria antes de falar merda.

  • Quer falar de fisco, que tal o América do México, do vice contra o santo André, quem era os presidentes? Veja se alguém na época colocou a culpa neles… A culpa é desses FDP que ganham uma fortuna por mês e não correspondem…. Ainda tem gente que concorda com os comentários desse otário que se acha….

  • Chega desse papo que o Flamengo é só finanças, todo time deve, e deve muito. Barcelona, Real Madri etc Eu só quero dizer para o presidente Banana de Melo, que não aguento mais ser sacaneado, humilhado e tripudiado. Eu quero títulos e exijo títulos. Presidente Banana, títulos também pagam dívidas

  • Até parece que se hoje o presidente do Flamengo fosse outro seria campeão de tudo. Imputar a bandeira a culpa dos fracassos é sacanagem desse fdp, a culpa é de rodinei que não consegue cruzar uma na, é de rever que só chega atrasado, é de Everton Ribeiro que faz um jogo bom e cinco ruim, é de Renê que é limitado, é dos craques que a torcida invadiu Instagram pedindo a contratação e que não correspondem. A verdade é só uma, nenhum time do Brasil tem elenco pra disputar três frentes em competições, e é melhor escolher um competição e focar, deveria ter feito no brasileiro quando estava 4 pontos a frente.

  • Torcedores do Flamengo. com eu, Mauro, tá tudo errado, esse esquema de jogo do time é uma vergonha, esse Babuzera é um aprendiz, joga só com um cabeça de área, Cuéllar, por sinal um belo jogador, aí o Everton Ribeiro, tem que virar marcador, o Diego, tem que virar marcador, o ataque fica abandonado, pode colocar qualaquer centroavante neste esquema deste enganador de treinador, que não vai conseguir jogar neste esquema, vejam aí Dourado, Guerreiro, Uribe e até a proxima ´vitima que é o Lincoln. Flamenguistas, este esquema de ficar tocando bola para traz igual loucos, era do Fernando Diniz, no Audax de Osasco, este sujeito está tentando implantar no Flamengo, Babuzera,todos os times do mundo jogam com dois cabeças de área, inclusive, Barça e Real, porque o meu Flamengo vai jogar com um ? Gente, este sujeito é um aprendiz, ontem jogando com um time de primeiro nível do futebol brasileiro era pra botar qualquer, até o Arão pela experiência, não um garoto, que foi mal contra Grêmio. Infelizmente eu dou razão ao grande Mauro, não vamos ganhar nada…DE NOVO.

  • Esse cara é um oportunista, tem raiva do bandeira pq não tem abertura no clube. O Flamengo perdeu porque jogou mal. Vamos parar de ficar arrumando desculpas, quando jogou bem na copa do Brasil contra o Grêmio era só elogios, falta ao clube a muito tempo um centroavante fazer de gol. Esse é o problema, tem jogo que mesmo mal o time consegue tirar ao menos um empate pq a bola que pinga o cara mete pra dentro e isso nós não temos, quando os homens de meio não conseguem resolver não temos mais ninguém que faça gol. O time cerca, muitas vezes envolve os adversários e mesmo assim não consegue marcar. Entra em desespero, tenta resolver o jogo de qualquer jeito e consequentemente fica exposto.

  • Grato e muito a Era Bandeira de Melo , que organizou as finanças do Flamengo. Títulos são consequências e virão. Atenção verdadeiros rubro negros. Antes do Bandeira , o flamengo com raras exceções , mal lutava na parte debaixo da tabela. Perdemos sim ontem , para um grande time. Mas isso não pode por em xeque a competente gestão atual. Quem escreve isso , são no mínimo tendenciosos .

    • Sou grato por tudo que ele fez para o clube na parte de finanças e estrutura, mas no futebol é sim uma negação, os bandeiretes ficam com essa historia que com o tempo os titulos virão, já se foram dois mandatos praticamente 6 anos e os títulos nao vinheram,querem esperar mais o que? mais 6 anos? kkk

  • Não entendo esse ranço do Mauro com o EBM, tudo bem, venhamos e convenhamos que o Flamengo está próximo de mais um vexame internacional, algo dolorido demais para nós torcedores, mas sejamos também honestos intelectualmente, EBM contrata os caras, paga um bom salário, dá estrutura, enfim, toda a mínima condição de trabalhar e os caras me pipocam num jogo em casa com Maracanã cheio de torcedores rubro negros. De quem é a culpa? Do EBM? E outra, enfia essa conversa de DNA de perdedor no seu cú, DNA de perdedor segue fortíssimo la na PQP, isso aqui é Flamengo, nosso DNA é vencedor, se tem um bando de pipoqueiro bem pago que não honra a camisa que vesta isso não é culpa do clube, tampouco do presidente, que na minha opinião, é sim um oportunista, ao ponto de subir o preço dos ingressos a um nível exorbitante, deixando assim de encher o estádio, mas como administrador está fazendo o que cabe a ele, agora, esse time, como jogadores bem pagos que são, estão longe de cumprir seu papel.

  • Presidente e todos do futebol são frouxos precisa de um homem do punho forte que cobra do técnico ok demora tanto a mecher no time que cobre dos jogadores.nnao sei como deicha esses laterais até hoje.construi CT e tem jogadores k nem cacete tem jogar

  • Você tem toda razão, o Flamengo de hoje deixou de ser vermelho sangue e passou a ser lilás do Fiu Fiu, lamentável. O presidente que se diz administrador e trabalha com acompanhamento de sei lá o que, centro de referência de sei lá o que, resultados e sei lá mais o que, ama alguns jogadores, ama mesmo, amor sentimental, amor carnal. Ele é quem é o problema, não deixa os poucos cabas que ainda restam de cunhão roxo administrar o time, sobretudo o futebol. Assim, caminhamos para mais um ano decepcionante, um final melancólico, um fim trágico, mas, esperado. Ano que vem teremos novo presidente, tomara que não seja adepto dessa filosofia lilás, que adora alisar um jogador, proteger, demonstrar sentimento tresloucado de desejo incontrolável de afeto. A Bandeira apenas nosso sentimento mais puro de decepção. Tem torcedor que acha esse cara competente. Nunca foi, comete os mesmos abusos dos outros. Antecipação de 180 milhões de cotas de televisão futura, que pela lógica deveriam pertencer as próximas gestões. Compra parcelada de atletas que superam os 100 milhões que ficarão para o próximo presidente pagar, empréstimos com prazos e parcelas a perder de vista que também ficarão para outros pagarem. Se fosse o Kléber Leite seria crime e corrupção, mas, com o Bandeirinha Fiu Fiu isso é normal, por falar nisso, aquele discurso de combate a essa prática ficou no passado. Portanto, só ai são mais de 300 milhões que pertencem ao futuro, que estão sendo gastos no presente, assim é bom pagar dívidas, comprometendo as futuras gestões. Ainda por cima, dentro de campo a gestão é nota ZERO, zero x zero, não conquistou nada importante com esse orçamento de mais de 2 bilhões de Reais em 6 anos. Vergonha. lamentável. Tá na hora de alguém pegar um mói de pentei do Sargento Fahur pra fazer uma chaleira de chá pro bandeirinha Fiu Fiu, vai que dar certo e depois disso ele começa a falar rosado e botar jogador preguiçoso pra correr.

  • Tivemos um presidente que resgatou a organização financeira do clube. Agora precisamos de um presidente que resgate a identidade do clube. Infelizmente o Flamengo se perdeu.

  • isso ai ja e perseguição ao bandeira, todos nos sabemos que o bandeira e o mauro não se bate.

  • Nada a ver isso. Mesmo comentarista que semana passada era só elogios. Fácil demais ser comentarista. Fala e escreve o que quer. Ontem foi uma merd@ mas agora tudo é culpa do Bandeira. Semana passada só elogios…

  • Aproveita e coloca as estatísticas negativas de todos os antigos Presidentes do Flamengo e façam uma comparação. Aí justificaria essa matéria tendenciosa. Fiquem de olho Nação. Reflitam concientemente sobre tudo que é escrito aqui.

Comentários não são permitidos.