“A dignidade não consiste em possuir honrarias, mas em merecê-las” (ARISTÓTOLES)
O fim chegou, meus amigos. O contrato de Paolo Guerrero com o Flamengo chega ao seu ocaso. O jogador que significou a mudança de patamar lá em 2015, encerrará seu vínculo com o mais querido sem deixar sua marca. Aliás, será mesmo que não deixou? Olá, coleguinhas de Coluna do Flamengo. Vamos nos debruçar sobre o melancólico fim do contrato do peruano com o rubro negro e tentar iluminar coisas que podem ter ficado escondidas no meio de tanta desinformação.
A primeira coisa que temos que fazer é lembrar como Guerrero chegou aqui. Depois de longo período de infrutíferas negociações para renovação com o Corinthians, o Flamengo chegou a acordo com o jogador que agregava muito aquele elenco, ainda que por um valor discutível. Lembrem que o nosso centroavante era Alecssandro. O Alecgol não era mal jogador, à época não entendi porque saiu. Ser reserva de Guerrero que saía para a seleção muitas vezes não era tão ruim quanto ser reserva no Palmeiras. Fez 9 gols pelo carioca, 1 na copa do Brasil e 1 pelo brasileiro. Tinha períodos de seca tenebrosos, mas era muito útil.
Num time que tinha Cirino como a maior contratação até então, Guerrero se tornou estrela e ganhou música para chegar. Fez três gols seguidos, mas o time todo caiu de rendimento e sempre foi o alívio na pressão. Toda primeira bola buscava o peruano peito de travesseiro. Ficou fora de oito partidas!
De lá para cá vimos como o custo benefício era matéria obrigatória pelo menos uma vez no mês ao se discutir o peruano. Vamos definir que o jogador não bate à porta de ninguém, quem paga o que ele pede é que é culpado! Não vamos ser levianos de não reconhecer as qualidades do jogador. O peruano dá muitas assistências para finalização próximo ou dentro da área e teríamos melhor sorte caso os jogadores que orbitam a “centroavância” hoje tivessem sido contratados antes. Mas bola na rede não é tão a praia dele. Ainda que seja semelhante a outros jogadores, para ser considerado top e fazer jus a esse salário, precisa de mais.
Com ele ganhamos um campeonato carioca. Talvez fosse importante nas finais que disputamos ano passado, embora Vizeu tenha feito sua parte na caminhada até a final. O episódio do Dopping é emblemático para a novela. O jogador é pego por uma substância proibida administrada em jogo pela federação peruana e o maior prejudicado é o clube. Não há ninguém desumano aqui! Sabemos do sonho do jogador de ir à copa e torcemos muito para que ele pudesse disputá-la. Conseguiu. Agora deveria ter pensado o que fazer para ressarcir o clube que o sustenta. Não me interessa apontar o culpado. Me interessa que a vítima seja compensada.
O clube buscava a manutenção do vínculo desde julho e o staff do jogador o supervalorizou, talvez o jogador também. Voltando no tempo e tentando imaginar o que passou na cabeça do jogador, só podemos pensar que ele achava que iria se valorizar após a copa e isso rendesse mais dinheiro. Só que aconteceu o dopping e ele ficou ameaçado até de não jogar a copa. Daí depois que passou o que passou imaginou que iria arrebentar nos jogos pós copa para colocar pressão na diretoria. Não aconteceu!
O que parece agora é que forçou para não fazer o sétimo jogo no brasileiro e poder ser contratado por um time daqui. Não sei quem poderia pagar as loucuras que ele pede. Um jogador com um mínimo de respeito à própria imagem, não pensaria em ser “reforço” de um rival do clube que o apoiou tão bem nos últimos anos.
O que fica claro mesmo é que o Flamengo continua a ser passado para trás neste tipo de situação. A federação peruana já deveria ter sido acionada há muito tempo. O clube teve um prejuízo técnico e de imagem e não ser ressarcido por isso é quase uma confissão de cumplicidade. Depois, Guerrero fingir, como alguns portais noticiaram, essa lesão é de um mau caratismo sem tamanho. O que só pode ser respondido com punição. Assim, o Flamengo deveria, como tem respaldo jurídico, prorrogar o seu contrato o tempo que o jogador ficou fora do clube devido a suspensão da FIFA! Simples! Jogador de futebol precisa deixar de ser inconsequente e punir este tipo de comportamento é dever do clube!
Anderson Alves, O otimista.
Follow @alvesotimista
Inteligência artificial deu palpite para jogo do Flamengo contra o Fortaleza, na 35ª rodada do…
Mirassol conquistou pela primeira vez vaga na Série A A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro…
Fortaleza utilizou as redes sociais para comunicar a decisão O Flamengo entra em campo nesta…
Bruno Spindel acredita no título do Flamengo, que ocupa a quinta posição O Flamengo é…
Jogo do Flamengo contra o Internacional está marcado para o próximo domingo (01), no Maracanã…
Flamengo ocupa a quarta colocação no Brasileirão, com 62 pontos Em um verdadeiro jogo de…
Ver comentários
Vale lembrar que esse triste fim é por culpa dele mesmo!
Já vai tarde!
Como falaram os corintianos. MERCENÁRIO
MERCENÁRIO
Belíssima matéria! Há tempos não leio uma matéria tão justa aqui na Coluna do Flamengo. Sempre torci muito pelo Paolo Guerrero, jogador de qualidade indiscutível, no entanto, o que houve em relação ao episódio de doping, Copa do Mundo e etc.. Tudo fugiu do planejamento dele e de seus representantes e querer forçar o Flamengo a cair na cilada que nem eles mesmo acreditam, chega a ser patético! Foi bom enquanto durou, pode ficar sem fazer o sétimo jogo pelo Flamengo meu caro Guerrero, pois eu dúvido muito que no Brasil irão lhe pagar tão bem quanto no Flamengo e principalmente irão lhe dar um tempo de contrato de 3 anos.
Manda logo este bosta embora
Nunca pagou pelo a comida que comeu
Graças adeus esse jogador morto cansado vai tarde esse Ruan também já passou da hora de sair do mengão.
Só não concordo de estender o contrato... ele tem q sair... JÁ... se for para o São Paulo talvez assim venhamos a ganhar com o enfraquecimento do ataque deles com esse "artilheiro quase gol"....
Prorrogar seu empréstimo, seria pagar mais menos pelo péssimo custo x benefício dele. Já deu o que tinha de dar, se for pra outro clubes brasileiro, não ganhará mais de 700k e não vai ter contrato de 3 anos. Ele tá forçando pra não jogar mais aqui, se qd quis já foi caro, imagine não querendo. Que vá logo.