Muitos dirão que a diferença de pontos para os líderes é pequena. E que há um turno inteiro para ser disputado. Mas a derrota vergonhosa de 3 a 0 para o Atlético Paranaense, penúltimo colocado, em Curitiba, deixou evidente que o Flamengo – hoje fantasiado, como exige o Carnaval, de azul – não tem possibilidade de brigar pelo Brasileiro.
O time dificilmente consegue ganhar fora de casa. Nessas ocasiões, basta ao adversário pressionar a partir da saída de bola, e aproveitar uma ou duas das muitas oportunidades que passa a criar, para determinar a desgraça rubro-negra. Assim, o problema básico não é a distância para o primeiro colocado. Nem o fato de o campeonato estar apenas na metade. Mas a falta de atitude, ou a maneira descompromissada com a qual o Flamengo encara as partidas, se apresentando, vez por outra, como se fosse apenas disputar uma pelada entre solteiros e casados. A queda diante dos reservas do Grêmio, no último dia 4, levando-se em conta apenas o Brasileiro, já havia antecipado tal visão.
Há ainda a tabela que levará o São Paulo a dispara na liderança: Chapecoense, hoje, em casa, Paraná, quarta, em Curitiba, Ceará, dia 26, novamente no Morumbi, onde também receberá o Fluminense, em 2 de setembro.
Falamos em falta de atitude. Hoje, por exemplo, com apenas cinco minutos, já era possível observar que a velocidade da equipe local era absolutamente superior, tanto que fez 3 a 0 antes da metade do primeiro tempo. Neste espaço de tempo, apenas um detalhe: aos 13, Santos rebateu arremesso fortuito de Rodinei, e Vitinho, livre, desperdiçou a chance, chutando para nova defesa do goleiro. O empate, ali, poderia até mudar a história da partida. Mas o fato é que a bola não entrou. E o baile do Atlético continuou. A propósito: em lance idêntico, contra o Flamengo, no Beira Rio, em 2016, o atacante fez o gol da vitória do Inter, 2 a 1, que praticamente tirou as chances do time carioca seguir lutando pelo título.
E creiam: poupar jogadores não foi determinante. Futebol é esporte coletivo. Logo, é provável que a leseira – moleza, preguiça, no dicionário – fosse a mesma. E parece que também não adianta trocar o treinador, pois o problema é conceitual, e de uns tempos para cá, frequente. Além disso, o Atlético também apresentava desfalques. Os dois zagueiros eram reservas. E prossegue o tabu: 44 anos sem vencer adversário em Curitiba. O Flamengo, num todo, não consegue entender que cada jogo do Brasileiro, na prática, é uma decisão, que isso não é lugar-comum. Daí as muitas decepções. O importante, agora, é apostar tudo na Copa do Brasil.
FLAMENGO 0 x 3 ATLÉTICO / PR
Data: Domingo, 19 de agosto de 2018.
Competição: Campeonato Brasileiro / 19ª rodada.
Local: Estádio Joaquim Américo Guimarães / Arena da Baixada, em Curitiba / PR.
Público: 22.061 espectadores.
Arbitragem: Igor Júnio Benevenuto de Oliveira, Felipe Alan Costa de Oliveira e Ricardo Júnio de Souza / MG.
Cartões amarelos: Vitinho 26’, Pablo 51’, Léo Pereira 75’, Zé Ivaldo 78’,
Gols: Pablo 9’, Raphael Veiga 16’, Zé Ivaldo 21’, .
FLAMENGO: César, Rodinei, Léo Duarte, Thuler e Renê; Cuellar, William Arão (Marlos Moreno – intervalo), Lucas Paquetá e Éverton Ribeiro (Geuvânio 73’); Vitinho e Uribe (Lincoln 65’). Técnico: Maurício Barbiéri.
ATLÉTICO: Santos, Jonathan, Zé Ivaldo, Léo Pereira e Renan Lodi; Wellington, Lucho Gonzalez (Bruno Guimarães 65’), Nikão (Anderson Plata 82’) e Raphael Veiga (Bruno Nazário 73’); Marcinho e Pablo. Técnico: Tiago Retzlaff Nunes.
Reprodução: Roberto Assaf / blog rua Paysandu
Gabigol e diretoria do Flamengo seguem com atrito em meio à falta de renovação do…
Flamengo comemora 129 anos de existência nesta sexta-feira (15) O Flamengo segue sendo homenageado durante…
Flamengo tirou três jogadoras do Botafogo e uma do Corinthians para a temporada de 2025…
Programa no YouTube do Coluna do Fla começa às 20h (horário de Brasília) desta quinta-feira…
Vinicius Souza tem sido um dos destaques da Championship, segunda divisão da Inglaterra Ex-jogador do…
Filipe Luís tem mais uma 'dor de cabeça' antes de jogo do Flamengo contra o…
Ver comentários
??
Time e Presidente de Merda. Nem a Copa do Brasil irá ganhar. Ou perde na semifinal ou na decisão do título.
Na boa... quem é vc? O que vc está fazendo? O que vc ganha com isso?
Bom mesmo era a Patricia Amorim. Torcidinha de bosta
Não distorça as coisas. Um fracassado não pode ser compensado com outra maior. Acorda camarada, essa gestão é pífia no futebol.
Técnico bosta e quem porá contratou o vítinho só para come o nosso dinheiro porá 43 milhões e nada de futebol o Vinícius júnior saudades da nossa base com vizeu eles sim são grandes e uribi horrível e Henrique merda e fraco porá quem bota arão de titular ele já deu vaza eleva Rômulo e rodinei e para e Diego e Geovanio ganha milhões e nada de futebol a torcida nunca viu esses lixos que são e um e a torcida fomos humilhados e devia ser mais perde de um time de série B porá e só a base que e boa e um e a torcida gosta ate isso estão tirando
O time não tem cobrança da direção, vocês querem o que? Presidente banana, time banana.
Todos os outros adversários priorizaram as competições. O bandeira como vai ser candidato a federal está desesperado por um título e obrigado o Barbiere a disputar tudo como se fosse possível. Time plunct plactc zum, não vai a lugar nenhum!
Caindo a ficha!!!
Olá, Nação! Será que já está caindo a ficha dos Flamenguistas mais lunáticos? Que acham que ser torcedor é ser cego, apaixonado e acreditar em ilusões!?
Gostaria de iniciar dizendo para esses torcedores que não escrevo com intuito político, sou independente e não participo de chapa nenhuma, porque alguns lunáticos defendem com essa ideia ao invés de argumentarem com conteúdo.
Esse Flamengo não me representa, um Flamengo sem Alma e Raça, que os jogadores jogam quando querem, se consideram maiores que o clube, além de ter um Presidente que realmente não entende nada de futebol.
Podemos ser campeão de alguma coisa ainda? Acho que sim, a Copa do Brasil está aí.
Mas como ainda critico? Critico porque temos um elenco milionário que não demonstra respeito ao Manto Sagrado. Critico, porque temos um Presidente omisso e covarde no Futebol – muito bom nas finanças, mas péssimo no Futebol...sua vaidade e ambição Política nunca deixaram ele admitir isso, lembrando que sairá candidato a Deputado Federal, mas seu objetivo era o Governo ou Senado. Critico, porque esse elenco milionário recebem os maiores salários do país e no dia a dia treinam com luxo e tem o que querem do clube.
Esse time não encanta, torcida lota Maracanã, cria ondas e o time não decola na raça e representatividade do Manto!
Bom é aquele elenco que demonstra superação e vai além dos seus limites e não um elenco que todos esperam muito e entregam algo pela metade.
Flamengo não incorporou a vontade de ser CAMPEÃO da sua torcida. Jogou com Raça e vontade – como poucos parecem lembrar – depois de um “sacode” da Torcida no meio do 1 semestre. Depois de umas férias de 30 dias da Copa, o elenco voltou apagado e sem alma e vontade de vencer, se contentado apenas com a Copa do Brasil que pode ir água abaixo em apenas um jogo e aí quero ver as desculpas esfarrapadas e covardes do seu Comandante. Vamos torcer e muito para que não passemos por isso, novamente!
Até vejo o discurso da derrota de hoje: “normal, mas vamos recuperar”, diria o técnico apagado e sem comando Barbieri e “Normal, vencer ou perder é uma coisa do futebol” diria o omisso e covarde Bandeira de Mello. São pessoas que não sabem ser líderes, que não sabem cobrar com energia seus comandados e sim são dominados por eles.
São 6 anos de expectativa de título e hoje já vejo com dificuldades o sr. Bandeira terminar com um título digno sob sua gestão que repito: foi ótimo nas finanças! E deixo claro para muitos que se derretem e viraram Bandeiretes: “EBM não fez nada além que a IDEOLOGIA da chapa AZUL queria realizar”. Essa conquista do resgate das finanças e da credibilidade muito se deve a seriedade da Chapa Azul e sua proposta, independentemente de quem fosse o Presidente esse resgate iria acontecer! E MUITOS enaltecem o EBM além do que ele merece!!!
Quero a Alma Rubro-Negra de volta, a vontade de vencer e vencer em todos os jogos de volta. Quero ser campeão com orgulho do time porque superaram seus limites, quero o meu Flamengo de volta nos gramados!
Não quero ver um maracanã lotado e os jogadores não sentirem essa emoção e não jogarem e lutarem pela sua torcida. Quero ver Comando no Futebol e não assistir mais entrevistas medonhas e com inúmeras justificativas covardes.
Quero um líder no meu Flamengo que saiba o que é Flamengo!
Obs. 1: Publico em vários artigos, porque esse é meu protesto!!!
Obs. 2: Flamengo tem um retrospecto horrível em Curitiba e precisando muito da vitória o Flamengo entra no gramado com seu terceiro uniforme que tem um retrospecto pior ainda. Brincadeira, isso que é falta de liderança e comando negativo. Acho que isso mostra muitas coisas, mas alguns vão dizer que isso não tem nada a ver. Ser líder e um bom comandante são para poucos!
Fabio Regis
Derrota para: Atlético PR vice lanterna, que não foi goleada por pouco, reservas do Grêmio, derrota para SP no Maracanã lotado e suor para ganhar dos reservas do Cruzeiro.
Jura que vcs acham normal???
Bandeiretes não distorçam os fatos!
Todo sacode que o Flamengo leva aparece um idiota colocando culpa no Presidente, a culpa é do merda do Rodinei, do técnico que ao invés de ter entrado com Arão, tivesse entrado com o time que jogou o segundo tempo, a culpa é de Vitinho que não pode perder um gol daquele... Colocar a culpa em quem não joga, vai se lascar rebanho de modinha....