Um time de bananas? Perder faz parte do jogo, não lutar é uma opção

Compartilhe com os amigos

Ficou fácil escrever a coluna; tempos difíceis colunas fáceis, sim é mais fácil, porém mais dolorido falar de tragédias. Originalmente eu tinha preparado a coluna para comentar a respeito de jogadores caros que são pouco aproveitados pelo técnico. Essa coluna iria comentar a respeito da necessidade de, mesmo por valores inferiores, vender esses atletas. Ou seja, assumir a perda, ou estancar as perdas se olharmos por um lado mais positivo.

Me vi obrigado a mudar a coluna para falarmos sobre alma e bananas. Eu poderia discorrer a respeito das culpas, do planejamento, do técnico, da marca de gel do Diego, do Rodnei… mas vou falar de almas e frutas.

Sobre a alma, leia-se mística. Passar em uma peneira do Flamengo era simplesmente mudar o seu estado metafísico. Daquele momento em diante, treinar sobre as cores rubro-negras era carregar a certeza que sob os ombros seria carregado uma história que, como dizia Zico, vence-se na técnica ou vence-se na raça. Não importa para qual time o menino torcia, admita-se, que a vasta maioria era mesmo flamenguista, mas mesmo ou que não eram passavam por lavagem cerebral – VOCÊ NUNCA VAI SER JOGADOR DO FLAMENGO SE DOMINAR A BOLA ASSIM!!!! VOCÊ NUNCA VAI SER JOGADOR DO FLAMENGO SE PERDER UMA DISPUTA DE BOLA ASSIM. Repetia-se o mantra em cada treino, cada disputa de bola, cada conversa no vestiário, antes, durante e depois de cada treino ou jogo. Claro, nem todos eram convertidos, mas a maioria o era. Mas na realidade, havia o time de cima. Nele Zico, Andrade, Adílio e tantos outros que já tinham passado por onde os meninos estavam passando mostravam em campo a aplicação pragmática do que se ouvia na base. O Flamengo foi assim um dia…. E assim fez-se a história do Flamengo e é nela que acreditamos! Talvez o segundo melhor time da história do futebol brasileiro (atrás apenas do Santos de Pelé) nos ensinou que tínhamos que deixar parte do coração no campo, TODOS OS JOGOS. Perder faz parte do jogo, não lutar é uma escolha. Entrou em campo, deixa o sangue relação que foi sagrada por mais de 15 anos no Flamengo, de 1974 até 1992, pelo menos, era assim que acreditávamos. Ganhamos muitos títulos na técnica, mas alguns foram a fórceps, na marra, na raça, deixou chegar ganhávamos.

Temos jogadores caros demais no nosso time que não sabem da existência desse mantra rubro-negro. Para alguns deles se paga um caminhão de dinheiro, muito mais do que deveria, incham a folha de pagamento, atrasam a utilização da base e/ou a contratação de outro jogador. Há um conceito financeiro de assumir a perda, interrompê-la e melhorar o resultado no próximo termo. É certo, que por exemplo, se gastou demais pelo Henrique Dourado. Hoje, nosso terceiro jogador para a posição e por um certo período foi o quarto. Há uma decisão contábil a ser feita: Vende-se por menos do que comprou e perde-se algum dinheiro, ou perde-se mais dinheiro incluindo os salários pelo tempo que mantivermos o jogador, mas não o utilizarmos. É matemática pura. Para alguns talvez valha mais a pena esperar, seja pela possível venda, ou pela melhorar técnica do jogador.


Compre capinhas oficiais do Mengão para teu celular! São diversos modelos diferentes para todos os gostos. Basta clicar aqui para ser redirecionado.


Mas essa coluna defende uma limpeza imediata de alguns jogadores, que sirva como um recado claro que não há mais tempo, ou paciência. Precisamos que todos os jogadores que entrem em campo sejam cientes do nosso mantra, nosso DNA. Se nação somos, como qualquer nação que se preze, temos uma cultura própria. A nossa é baseada na raça, na vontade de vencermos não por apenas sermos melhores, mas por querermos mais. Com bravas exceções, no jogo contra o cruzeiro, vi um time que não sabia do mantra, DNA ou nada, e quando não se sabe desse mantra e ainda tem-se qualidade duvidosa, desastre…mais um quase desastre para a nossa recente coleção. Não perdemos ainda, temos 20 dias para incutir o mantra nesses atletas. Não culpemos apenas a falta de atletas em certas posições, o que mais precisamos nessa hora é alma.

PS: mantenho o que eu falei na minha coluna passada. Disponível aqui

Fabricio Chicca – Twitter @fafochicca

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • A organização do técnico para tratar da relação com os jogadores, não me parece seja conveniente, a tv mostrou o Barbiere no vestiário abraçando e beijando cada jogador. Quando os jogadores começam a elogiar o técnico como estão fazendo, pode contar que no campo durante o jogo, jogam, sabendo que o resultado tanto faz, pq o técnico vai arrumar uma desculpa para eles, até que o clube demita-o. Sempre foi assim com Rueda e Zé, vcs lembram dissso

  • Bandeira de Mello conseguiu acabar com oamtra de que casa o Flamengo era praticamente imbatível. Fez muito pelo Fla, mas não cobra e não deixar cobrem os jogadores. Em novembro torcerei pelo Landim.

  • Depois chamam a torcida do Botafogo de chorão,vai tomar no cu,o time perde uma partida e já na presta,isso sem seu melhor jogar(Paquetá)aí depois não reclame de ser chamado de chorão,time,um ponto da liderança,uma vitória em casa para passar na copa do Brasil,e um resultado que pode ser revertido,e os caras desanimados,torcidinha do caralho,que abandona o time quando algo não dá certo,vsf,bando de modinha,vão torcer pro vasco

  • Um dia arranca um empate na bola e na raça, no caldeirão do adversário, jogando bem e atropelando. Três dias depois, a costumeira apatia e a perda da liderança do Brasileirão. Mais um tempinho, e a velha apatia novamente, dessa vez contra o Cruzeiro em pleno Maracanã. Um dia arrebenta, noutro é atropelado. O problema atual do Flamengo é psicológico. Óbvio que Vizeu e Vinicius Jr. vão fazer falta mas Vitinho, Uribe e Piris ainda vão evoluir, com o tempo. Agora é a cabeça do jogador que está ruim.
    E Barbieri, Réver podia descansar um pouquinho (ou o resto do contrato) a partir de agora. Juan já pode se aposentar. A zaga central deve ser Léo Duarte/Thuler, ou Léo Duarte/Rhodolfo. Cadê o Berrío? Já tá bom? Já vendeu o Rômulo e o Arão? E o Trauco, que se disse “insatisfeito” no Flamengo?

    Se sair essa Copa do Brasil 2018, eu já me dou por satisfeito. Liberradores ficou quase impossível, e o Brasileirão…bem, todos sabem que tudo está sendo feito pra dar o campeonato dessa vez ao São Paulo, que só está disputando o Brasileiro. Aí todos sabem como são os métodos: como em 2016 (Palmeiras) e 2017 (Corínthians), expulsa jogador do adversário, anula gol do adversário, suspende jogadores adversários importantes com amarelos, valida gol em impedimento ou com a mão, e, se nada disso der resultado, aquele pênalti providencial aos 43 do segundo tempo (existente ou não), ou pra fazer ganhar ou para impedir de perder. O resto é resto.

  • até quando vão ficar comprando ideia de jornalista, o mauro tem essa mania de chamar o flamengo de time de banana, e agora outros estão comprando essa ideia, o mauro tem uma briga com o presidente e fica de perseguição, sei que o time não demostrou nada no jogo mas compra ideia idiota e ser idiota. VAMOS FLAMENGO, tua gloria e lutar.

  • O pior é que eu li o texto todo, perdi 3 minutos da minha vida… Que coisa horrorosa.

  • A grande verdade é que esse atual time do Flamengo não possui uma alma coletiva, uma alma rubro-negra, focada no melhor e maior para o Flamengo, vejamos: o nosso goleiro, é um bom goleiro, carreira internacional, sim, mas não demonstra alma rubro negra; o Rodinei, esse deve estar em glória, chegou a titularidade do maior clube do país, jogador fraco, já marcou sua carreira, idem para o Rener; o Rever a pouco tinha a carreira considerada como acabada, hj titular, quer demonstrar que ainda encontra-se no auge da carreira; o Diego tem o objetivo de escrever o seu nome na história do clube e que é importante; o Everton Ribeiro quer mostrar que é aquele jogador que foi no cruzeiro, que aquilo não foi por acaso e o Marlos Moreno idem, quer demonstrar que é o jogador que foi na liberta. São muitos jogadores com objetivos individuais, todos focados em si, nenhum no time, na conquista do Flamengo e com consequente impacto em suas carreiras. Diferente do que ocorria com o Vinicius Jr, Vizeu e ocorre com o Paquetá, torcedores que querem festejar a vitória do Mengão dentro de campo. Isso faz a diferença. SRN

  • #O besta# se passa pelo grêmio e se conseguir reverter contr o Cruzeiro vai babar tanto q vai espumar

  • Todos os times tem 2 volantes, S. PAULO, Cruzeiro, Grêmio e atè o Palmeiras, sò o Flamengo quer jogar com um. Tem que fechar a casinha, evitar levar gols, leva gols de contra ataque porque fica exposto demais. È VERGONHOSO, e o pior, o Banana de Melo, não fala nada, e ainda vai trazer zagueiro, cadê laterais.

  • Esses merdas de hoje em dia usam a camisa do Flamengo como se estivessem usando qualquer outra blusa, time sem garra sem vontade, diretoria que não tem ninguém pra cobrar os jogadores e dar até porrada no vestiário se for preciso, tão fazendo do Flamengo um clube de chacota bando de fdps

  • Time di meda time sem raça time sem vergonha não parece qui e um time grande flamengo vc e uma vergonha eu sou flamenguista mais esse time e uma vergonha tomar 2 a 0 do cruzeiro dentro di casa na libertadores isso é uma vergonha isso não é um time e um saco di pancadas dos outros times time sem vergonha e u flamengo

  • Já era de se esperar, jogando com esse sistema de só um volante. Sobrecarrega a zaga, laterais e pontas…Qual time no Brasil foi campeão jogando assim??? Qual time foi campeão da Libertadores ou da Copa do Brasil jogando só com um volante???

Comentários não são permitidos.