No programa Os donos da Bola, da Band Tv, o ex-jogador e agora comentarista, Neto, detonou a maior contratação da história do Flamengo. Neto, inclusive, duvidou que Vitinho faça pelo menos seis gols no segundo turno do Campeonato Brasileiro. O comentarista afirmou que esse “status” do camisa 22 é uma vergonha para craques como Zico.
“O Vitinho, se ele é o jogador mais caro da história do Flamengo, é uma vergonha pro Zico, uma vergonha pro Adílio, uma vergonha pro Andrade, uma vergonha pro Nunes, é uma vergonha pro futebol brasileiro. O Vitinho não joga nada! É jogadorzinho! É jogadorzinho pé de rato! Quer fazer negócio no cabelo. Não joga nada! Não faz seis gols, se ele fizer seis gols no Campeonato Brasileiro, eu duvido que ele faça seis gols. Seis, no segundo turno, o Vitinho. A camisa do Flamengo é uma honra vestir, o Flamengo é um clube maravilhoso, agora o Vitinho ser a maior contratação do Flamengo é uma piada!”
Depois do imbróglio com o CSKA, time russo no qual o atleta atuava, o Flamengo contratou o jovem por 10 milhões de Euros. Com a saída de Vinicius Junior o lado esquerdo do ataque Rubro-Negro ficou sem “dono” e Vitinho chegou para disputar a vaga diretamente com Marlos Moreno e Matheus Sávio, mas ainda não conseguiu se firmar no ataque do Rubro-Negro.
Vitinho foi revelado pelo Botafogo e estreou entre os profissionais no Carioca de 2013. Na ocasião marcou um bonito gol de voleio no clássico contra o Flamengo e foi eleito a revelação do campeonato. No mesmo ano, sob protestos da torcida alvinegra, foi negociado com o time de Moscou. Na época foi considerada a maior venda de jogador no Rio de Janeiro (9,5 milhões de euros, R$ 29,6 milhões).