Flamengo é o clube brasileiro que mais trocou de treinador no século XXI

Compartilhe com os amigos

FOTO: GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO

Por: Aguinaldo Junior

Após a eliminação na semifinal da Copa do Brasil, para o Corinthians, o Flamengo optou por demitir o treinador Mauricio Barbieri. Nas vésperas do jogo contra o Bahia, pelo Campeonato Brasileiro, o Fla realizou a sua 42° troca nos últimos 18 anos e se tornou o clube brasileiro que mais substituiu de técnico no século XXI.


Compre capinhas oficiais do Mengão para seu celular. São diversos modelos para você escolher o que mais combina contigo. CLIQUE AQUI para conferir!


Ao todo, 33 comandantes diferentes passaram pela Gávea neste período. A lista vai desde ex-jogadores com história no Rubro-Negro, como Andrade, Adílio e Jorginho, a técnicos já consagrados, como Vanderlei Luxemburgo, Joel Santana, Muricy Ramalho e Reinaldo Rueda.

Depois do Fla, o Vasco foi a equipe que mais trocou de comando, foram 39, com 25 técnicos distintos. Outro rival estadual, o Fluminense é o terceiro, com 35 alterações e 25 treinadores diferentes.

Desde que Eduardo Bandeira de Mello assumiu a presidência do Flamengo, houveram 13 trocas e uma particularidade: nenhum treinador foi repetido neste período. Nos últimos cinco anos e nove meses, Luxemburgo e Zé Ricardo foram os profissionais que mais tempo ficaram à frente do Mais Querido, 59 e 89 jogos, respectivamente.

Veja a lista de todos os técnicos que passaram pelo Flamengo neste século:

Zagallo
Carlos Alberto Torres
João Carlos Costa
Lula Pereira
Evaristo de Macedo
Nelsinho Baptista
Oswaldo de Oliveira
Waldemar Lemos
Abel Braga
Paulo César Gusmão
Ricardo Gomes
Andrade
Julio César Leal
Cuca
Celso Roth
Joel Santana
Adílio
Valdir Espinosa
Ney Franco
Caio Jr
Rogério Lourenço
Silas
Vanderlei Luxemburgo
Dorival Jr
Jorginho
Mano Menezes
Jayme de Almeida
Cristóvão Borges
Muricy Ramalho
Zé Ricardo
Reinaldo Rueda
Paulo César Carpegiani
Mauricio Barbieri

Com Maurício Souza comandando de forma interina, o Flamengo entra em campo neste sábado (29), para enfrentar o Bahia, em Salvador-BA, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. A partida vai ser disputada na Arena Fonte Nova e terá início às 21h (horário de Brasília).

Compartilhe com os amigos

Veja também

Comentários não são permitidos.