FOTO: GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO
Se você foi ao Maracanã nesse domingo você teve que acordar cedo. Pegou seu ingresso, que não foi barato, entrou num metrô, num ônibus, talvez no seu carro. Metrô lotado, ônibus carioca que é sempre aquela aventura, trânsito do Rio de Janeiro que é uma adaptação live action do video game Carmageddon em que atropelar e bater rende mais pontos. Sozinho, com a família ou com os amigos, você chegou ao estádio e se sentou, sob o sol das onze da manhã, esperando por uma vitória do Flamengo.
Mesmo se você assistiu de casa, tem o preço do pacote de futebol na TV fechada, tem a maldade que é sair da cama antes de meio dia num domingo, tem o olhar torto da família quando você atrasa o almoço de todo mundo, aquela bronca da sua mãe, sua esposa, do seu irmão, porque você tá ali xingando na frente do sobrinho de 4 anos e agora a criança tá correndo pela casa gritando “malos alombado, malos alombado” e você não tá com a menor paciência pra explicar pra ninguém quem é Marlos ou porque ele é um arrombado.
Ou seja, torcer, mesmo nas pequenas coisas, mesmo nos gestos simples e rotineiros, é um ato de dedicação. Você dedica seu dinheiro, seu tempo, sua atenção, seu afeto. Você poderia estar dormindo, poderia estar dando uma volta no parque, poderia estar na praia, poderia estar lavando seu carro, brincando com seu afilhado, mas não, você está vendo o Flamengo, seja ao vivo, seja pela televisão, seja no bar, gesto esse que sua família repudia mais ainda porque são 11 da manhã – “e isso porque é horário de verão, iam ser 10 horas no horário normal”, seu cunhado comenta.
E o que o Flamengo nos oferece em troca? Bem, hoje o Flamengo ofereceu uma derrota, dentro de casa, para o penúltimo colocado do Campeonato Brasileiro, o Ceará. Ele ofereceu mais uma rodada em que vamos ficar mais distantes do 1º lugar do Brasileirão, mais distantes da briga pelo título, mais distantes de sermos campeões de alguma coisa esse ano. Ele ofereceu mais 90 minutos de Marlos Moreno tropeçando na bola, de Henrique Dourado levando mais boladas na nuca do que acertando cabeceios propositais, de um time que decidiu praticar um futebol 80% baseado em cruzamentos na área porém não tem jogadores que saibam cruzar ou mesmo gente dentro da área, na maior parte do tempo.
Em suma, em troca do nosso tempo, da nossa atenção, do nosso afeto, o Flamengo mais uma vez ofereceu vergonha, raiva, displicência, desorganização e a sensação de que você, dentro da sua rotina, da sua casa, no seu trajeto pro estádio, vem se esforçando mais para ver esse time vencendo do que as pessoas que estão dentro do campo, sentadas no banco, comandando o futebol. Nós todos mais uma vez oferecemos ao Flamengo tudo que ele parecia pedir e ele em troca conseguiu oferecer menos até do que era possível imaginar.
Não que ninguém aqui vá desistir do Flamengo, claro. A definição do amor incondicional é exatamente que ele existe sem condições, sem recompensa, sem cobrar nada em troca. Mas Flamengo, e eu falo isso com todo o carinho e toda a paciência que eu consigo reunir após ver na sequência meu time empatar com o América-MG, ser eliminado da Libertadores e perder dentro de casa para o Ceará, pelo tanto que essa torcida te ama, já passou da hora de você se amar um pouco e, se possível, amar a gente de volta. Porque te amar sozinho está realmente sendo muito, mas muito complicado.
Reprodução: João Luis Jr | Isso aqui é Flamengo (ESPN)
Não tiro uma vírgula do que o autor escreveu. Será que uns pescotapas no aeroporto adiantariam, como adiantaram no início do campeonato e ninguém gosta de admitir isso?
Ou será que já querem “queimar” o Barbieri, a quem apoiaram incondicionalmente quando precisaram?
Querem sinceridade? Sou torcedor do Flamengo, e não desse time que não representa (e nunca representou) o Flamengo. E tenho dito.
Falou tudo e falou certo.
Verdade absoluta. E olha que a torcida tem comparecido e apoiado apesar de tudo. Uns caras, que ganham muito bem, tem do bom e do melhor, e que não conseguem jogar se forma convincente e dão vexames como o de ontem. Não tem nem o que falar. Não tem desculpa para tamanha falta de regularidade e de desempenho. O grupo está sem comando caro, ai o que querem. Sabem muito bem que o estagiário é fraco e sem experiência. Não tem bobo nessa vida. Ninguém se impõe, nem dentro e nem fora de campo. Uma vergonha para uma torcida apaixonada e que vem apoiando. VERGONHA.
Eu acho que o Barbieri já deu.
Tem que fazer o que o Palmeiras fez pegar um técnico que dê esporro e barre que não está correndo
Tem que encontrar outra formação 2 volantes, alguém tem que ir pro banco, se for Paquetá que vá, Vitinho não pode ficar no banco pra Marlos nunca.
Me desculpem, não é de hoje não que esse time não joga. Só jogou no final do 1 semestre, porque levou um SACADE da torcida.
Aí falam que insultamos violência.
Horas bolas, jogam com vontade, amor e garra que não terá isso … TIME SEM VERGONHA!!!
Com Marlos e D ourado não dá né, esse tecnico é burro, Dourado já deu, Diego não pode jogar tão afastado da área, bota 2 volantes e solta o Diego e libera mais os laterais, ah dá uma chance pra molecada nas laterais pelo menos 1 lado
Perfeito… o amor pelo Flamengo é incondicional, mas atitudes nos afastam…
Paquetá hoje merece banco
Eu ainda fui modesto e dei palpite de 1 x 1 , o time não convence, a culpa não é única e exclusiva dos jogadores, pois se pegasse esse mesmo time e colocasse no Grêmio, Atlético M., Internacional, Corinthians, Palmeiras, Cruzeiro, esses clubes iam fazer miséria nos campeonatos com esse time, o Grêmio cheio de refugo foi campeão da libertadores e tá se saindo melhor que nós no brasileiro, o problema nosso é falta de comando, uma gestão que tenha experiência desportiva que saiba colocar na cabeça do técnico e jogadores que eles tem a obrigação da dar retorno frente ao investimento que é feito neles.
O autor que escreveu estar errado. Vcs não sabem perde n é, vcs que diz que são Flamenguistas, eu n fui ao Maracanã, eu assistir pela TV, foi só uma falha do goleiro, isso acontece, se n gostaram do desempenho do Flamengo, trocam de time.
Estou pasmo com esta diretoria que não faz nada para reverter esta situação.
nenhum técnico vai querer contrato de três meses devido ao processo eleitoral , nao vai mudar
É frustrante ver o SP com um a menos sair perdendo e na raça buscar o empate. Com um a menos ir pressionar o Fluminense lá no campo deles. Ja o Flamengo não ganha nem dos piores do campeonato em casa. Sp não ganha do Flamengo na técnica nem no elenco mas ganha na vontade. Eles se entregam de forma impressionante em cada jogada. Merecem muito mais esse campeonato que nós. Flamengo hoje não tem identidade de time campeão por isso não vence nada
ESSA DIRETÓRIA, ESSE TIME E ESSE TREINADOR DE PETECA SÃO UMA PIADA DE MAL GOSTO, SABE POR QUE ESSE TIME VAI FICAR MAIS UM ANO SEM GANHAR NADA POR QUE NÃO MERECE GANHAR NÃO TEM VONTADE NEM GARRA PARA VENCER. EM 2009 TÍNHAMOS UM TIME ATÉ PIOR MAIS TINHA ALMA CORAÇÃO, JOGADORES QUE VESTIAM A CAMISA POR AMOR. HOJE DÁ NOJO ASSISTIR ESSES CARAS, SEM ALMA. UMA DIRETORIA QUE NÃO CONTRATA UM JOGADOR QUE SIRVA SÓ TRAZ JOGADOR FRACO, POR QUE NÃO ENTENDE NADA DE FUTEBOL, UM TREINADOR QUE NÃO TEM PULSO PARA BARRAR QUEM NÃO ESTÁ BEM. SABE COMO E QUE RESOLVE BOICOTE NÃO VAMOS AO ESTADIO DEIXA ELES SEM A RENDA TALVEZ A DIRETORIA FAÇA ALGUMA COISA QUANDO SENTIR NO BOLSO.
Caro Pseudo-flamenguista.
Mais uma vez você se alinha com a “imprensa paulistinha” para denegrir a imagem do Flamengo e do seu desafeto o EBM.
Analisemos os dados, o Flamengo ainda está equilibrando suas contas, com um passivo enorme já pago (400 milhões) e outro do mesmo tamanho a ser pago.
Com isso o clube tem capacidade financeira de pagar salários e pouca capacidade de investimento.
O time foi montado com oportunidades de mercado e poucas compras, o que desequilibrou o elenco e se não fosse o investimento inicial na nossa base, que veio nos socorrer, estariamos perdidos, com um time fraco e candidato ao rebaixamento.
Fazem muitas comparações do nosso time com o Palmeiras, não somos donos de uma financeira (ou pior a financeira não é a dona do nosso time), 70 % do elenco do palmeiras pertence a Crefisa, ela compra o jogador e o Palmeiras paga o salário de alguns, os mais caros a Crefisa banca, isso vem ocorrendo há 5 anos, não temos esse mecenato, que resultou no Palmeiras com dos times titulares fortissimos, o Felipão optou por um time mais cascudo para libertdores e copa do Brasil e outro menos cascudo pro brasileiro, ele tem material humano de sobra,
Nosso time combalido vindo de oportunidades e mesclado com a base tem carências graves, temos titulares absolutos:
Diego Alves
Léo Duarte
Cuellar
Paquetá (deslocado pra volante)
Diego
Everton Ribeiro
Com possibilidade de ser titular:
Vitinho
Piris
Uribe
Lincon
Carências graves do elenco
Um zagueiro
Dois Laterais
Um Atacante
Mesmo assim com um excelente trabalho do Barbieri, em certos momentos conseguimos nos impor, mas com o mês de agosto com 10 partidas num intervalo de 31 dias, pasmem uma partida a cada 3 dias, o time não aguentou o ritmo, e com a impossibilidade de priorizar uma ou duas competições, pois a imprensa cairia matando em cima do Flamengo, ficou impossivel manter o nivel das atuações e a regularidade do time, faltou literalmente pernas, não faltou raça, nem vontade, faltou o fisico mesmo.
Com um agravante, com o São Paulo na arancada pra liderança a arbitragem baixou o “cabloco” e passou a favorecer descaradamente o time do futuro presidente da CBF, marcando e perseguindo os jogadores do Flamengo e dos adversárioa do São Paulo, vide a expulsão do jogador do Ceára e a não expulsão de Diego Souza que mando o arbitro tomar no c…
Faça um favor a todos ao Flamengo, se declare Vascaíno, ou torcedor de um time de São Paulo, tire a mascara e deixe de tentar enganar a Nação, pois se finge de Flamenguista só pra descer o sarafo, você me da nojo, seu verme.
Indiscutivelmente perdemos 2/3 do nosso ataque quando saíram do time Vini, Guerrero e Vizeu.
Marlos, Geovânio, Vitinho, Uribe, Dourado e Lincoln não estão dando liga, não estão encaixados, simplesmente não estão funcionando, essa é a principal razão da nossa queda vertiginosa de rendimento. Não se trata de dar tapa na cara, pedir raça, quebrar tudo, pichar a Gávea e pedir a cabeça de jogadores. Quem tem a obrigação de solucionar esta falta de encaixe é o técnico, não creio que Barbieri tenha competência pra isso. Concordo que tem jogadores que estão bem abaixo do que estavam jogando ou muitos foram comprados sem estarem adequados a nossas reais necessidades (“burrice de mercado”). Outra realidade é que não temos banco como Cruzeiro, Grêmio e Palmeiras, nossos reservas são bem inferiores aos titulares, rodízio não funcionou em 2018, isso gerou um desgaste inevitável nos titulares, na minha opinião, deveríamos ter elegido o torneio e se dedicado integralmente a ele.
Creio que o Brasileiro teremos remotas chances de vence-lo, torço para termina-lo na zona de classificação da Liberta. Copa do Brasil, dependerá da difícil tarefa de jogar a 1a partida com dois jogadores importantes desgastados (Paquetá e Cuellar) e classificar contra o Coringa lá do Itaquerão, depois disputar a final contra 2 times, na minha opinião, encontram-se melhor quer o Flamengo atual, mas por um lado é bom te-los como favoritos e nós como azarões, muitas vezes no passado ganhamos títulos nessa situação.