Matheus Brum: “Precisamos falar sobre Paquetá e Vitinho”

Compartilhe com os amigos

FOTO: GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO

Olá, companheiros e companheiras de Coluna do Flamengo. Hoje tem mais uma partida do Mais Querido e, diante das últimas atuações, a possibilidade é de mais um sofrimento. No entanto, em vez de ficar sofrendo por antecipação, vou utilizar este espaço pra poder falar sobre dois jogadores que estão sendo criticados nos últimos jogos, Lucas Paquetá e Vitinho.


Compre capinhas oficiais do Mengão para seu celular. São diversos modelos para você escolher o que mais combina contigo. CLIQUE AQUI para conferir! 


Pra efeito de comparação entre os dois, vou utilizar os dados do Campeonato Brasileiro. Por quê? São mais completos. Como os jogos acontecem com uma periodicidade maior é mais fácil seguir uma linha linear de raciocínio, trazendo os números pro que é apresentado em campo.

Dito isso, vamos aos fatos: Paquetá foi vaiado por parte da torcida no último jogo. De fato, há tempos o futebol do camisa 11 mudou. Parece que o sucesso subiu à cabeça. Ser considerado o melhor jogador de um plantel caro e estrelado está cobrando seus efeitos colaterais. É um toque a mais pro lado, um drible no meio-campo, um passe de efeito, uma jogada individual. A sensação é que o meia sempre tenta fazer o mais difícil, seja pela plasticidade ou simplesmente pra tirar onda.

No entanto, as vaias são totalmente desnecessárias. Precisamos acabar com a cultura de que o jogador é bom em um jogo e ruim no outro. Apesar da queda de rendimento, acompanhada por todo o time, os números mostram que o jovem meia é um dos, se não o jogador mais importante da equipe.

Resumidamente, em 20 jogos que fez no Brasilerão, é um dos jogadores mais ativos ofensivamente. Além dos seis gols (artilheiro do time), é o jogador que mais finalizou (62), e o que mais deu terceiros e quartos passes (25 e 19), respectivamente. Ou seja, como atua em uma faixa de campo grande, participa ativamente da construção das jogadas, tanto pra finalizar, quanto pra servir os companheiros (é o quarto da equipe, com 25 passes pra finalizações).

Mapa de calor contra o Ceará, mostra como Paquetá participa bastante do jogo. É o segundo com mais porcentagem de passes certos, 89%, ficando atrás apenas de Renê.

No quesito defensivo, Paquetá também se destaca. É o terceiro que mais desarma (55), ficando atrás de Cuéllar e Renê, e o quinto com mais rebatidas.

De qualquer maneira, assim como todo profissional, merece e deve ser cobrado quando está atuando abaixo do seu potencial. Entretanto, a torcida também deve ter paciência. Como disse acima, não pode sair proferindo que é o melhor ou pior do mundo por causa de uma grande ou péssima atuação. Por ser um menino novo, vai precisar passar por situações ruins pra poder se estabilizar e ser mais regular. A ida pra Seleção Brasileira e uma boa conversa com o Tite pode ajudar a resolver este problema.

Finalizado o assunto Paquetá, vamos pro outro, desta vez mais complicado: Vitinho.

Cria do Botafogo, contratação mais cara da história do Flamengo (R$40 mi), até agora não mostrou a que veio. Desde a última peleja, viralizou nas redes sociais um tweet falando que outros jogadores que chegaram no meio do ano, inclusive estrangeiros, estão jogando melhor que nosso camisa 14. E que por ser brasileiro não precisaria deste tempo de adaptação.

No entanto, pra quem pensa assim, devo lembrar que tal comparação aconteceu na chegada do Éverton Ribeiro. Depois das primeiras partidas, muitos começaram a pedir a cabeça do camisa 7, inclusive pra que ele fosse banco do Berrío (DO BERRÍO). O tempo passou e hoje é um dos principais jogadores da equipe.

O início de Vitinho não é ruim. Talvez, pela expectativa criada, esperava-se mais. No entanto, alguns dados são interessantes. Mesmo com apenas seis jogos no Brasileirão, tem a terceira melhor média de finalizações do plantel (2,17 chutes por jogo), segundo jogador que mais sofre falta (1,83 por partida), o que mais dribla (1,67) e o quarto que mais cruza bolas na área (4,5). Pelo lado defensivo é o quinto com mais desarmes por jogo (2,67).

Mas, se por um lado há números ótimos, há alguns ruins. É o terceiro com pior média de passes (82,1%) e o segundo que mais perde a bola (6,17 por partida).

Ao contrário de Vinícius Júnior, Vitinho não faz tanto a função de fundo. Desse jeito corta pro meio e atua, de vez em quando, na faixa central da intermediária ofensiva

Ao analisar estes dados, podemos chegar a conclusão de que é preciso mais tempo pro atacante se adaptar e entrosar com os companheiros. Querendo ou não, o camisa 14 faz uma função da desempenhada por Vinícius Júnior, que também estava mais acostumado com o elenco e a nossa forma de jogar.

O certo mesmo é que todo o time sofreu uma queda de rendimento. E não podemos nos apegar à história de que se um jogador faz falta, o time não atua da mesma forma. No futebol de hoje, isso não pode mais acontecer.

É necessário que Barbieri e toda a comissão técnica pense em formas de melhorar o desempenho da equipe pra que possamos voltar a vencer e a disputar os títulos que anda nos restam neste ano. Mas, de uma coisa, tenho certeza: não será vaiando ou hostilizando pelas redes sociais, que a situação irá mudar.

Matheus Brum
Jornalista
Twitter: @MatheusTBrum

Gostou? Comente! Não gostou? Comente mais ainda! Mas, por favor, vamos manter o diálogo sem xingamentos ou palavras de baixo calão. O bom diálogo engrandece o homem e nos faz aprender, diariamente!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • sou flamenguista,e eu fico puto,em ver um time de jogadores,que aceita uma derrota de maneira passiva,e sem luta…esse time pode até perder,mas,tem que perder comendo a grama,KARALHO…time de mudo do KARALHO…precisamos de um flamenguista de verdade,dentro do campo de jogo….pra gritar,dar esporro,quando for preciso….esse barbiere não tem bagagem pra treinar um FLAMENGO e sua GRANDEZA….Precisamos de um treinador rodado,que tenha bagagem….com esse aí,não vamos ganhar PORRA nenhuma….que MERDA

  • Antes de tudo, parece que Barbieri não tem o comando adequado da equipe. Se tivesse, há muito tempo (antes mesmo da copa) teria conversado com Paquetá e exigido um comportamento em campo mais objetivo. Paquetá prende desnecessariamente a bola e prefere as jogadas em que há corpo a corpo, facilitando para o adversário e possibilitando contra ataque do mesmo. É um jogador de jogadas magistrais e até contra o Ceará fez isso, num lindo calcanhar deixando Diego quase de cara para o gol. Contudo, merece um polimento diário. Não creio que o sucesso esteja lhe subindo excessivamente. Obviamente, é um jovem e vai e deve reconhecer que é um acima da média, mas não anda exagerando em condutas extra-campo.
    Quanto a Vitinho, parece que o preço pago por seu passe esteja influenciando a avaliação de suas performances, como já aconteceu com Cadu. Se não vem jogando bem, não está tão mal a ponto de ser tão criticado. Perdeu uma bola importante, que resultou num gol do América Mineiro, mas tanto meio de campo quanto defesa não conseguiram desempenhar as suas funções, para evitar o tal gol. É um bom jogador (e somente isso) e acho que 45 Mi foi um exagero por seu passe. A minha visão é que chegou para desempenhar a função de Vinícius Jr, mas suas características são diferentes. Não é jogador de linha de fundo, preferindo o drible para o meio e chute de fora da área. Em 2016, teve uma excelente temporada pelo Inter, mas não foi tão eficiente em 2017. Como é muito jovem e tem potencial, creio que sua evolução dependerá de sequencia de jogos, posicionamento e função adequada, na equipe, e apoio da torcida.

  • Carabao, nesse caso não estaria o Diego concorrendo com o Paquetá? Não acredito que o Everton Ribeiro seria centralizado em qualquer hipótese, assim como o Diego não será deslocado para o lado.

  • Aos modinhas que vaiaram o cara no ultimo jogo meus mais sinceros VTNC!!

  • Na minha opinião ER7, Diego e Paquetá não dá! Algum vai ter que espirrar do time para a entrada de um volante. Outra coisa que percebo é que ER7 e DR10 não jogam um para o outro parece que são concorrentes de posição acho que os dois ja perceberam que esse esquema é merda e que cedo ou tarde um vai ter que sentar no banco pra entrada de um volante já que o Paquetá não pode por ser ativo no caixa do clube e não pode desvalorizar.

  • DOIS volantes com Paquetá no lugar do Diego

  • Paquetá mascarou e vitinho não tem essa bola toda. Jogador mediano.

  • O mundo mudou e nossa torcida também mudou hoje todas torcidas são selfies e nem adianta chorar e tem outra o que ganha títulos é o elenco e a função da torcida é apoiar. Pra ganhar precisamos ter esquema tático, padrão de jogo e jogadores capazes de exercer bem funções as diretrizes táticas além de possuir qualidade física e técnica para jogar no Flamengo. Acorda, só raça e torcida não ganha jogo! Planejamento é o nome da contratação que precisamos fazer.

  • Tem razão, só não dá para aguentar mais é com relação aos laterais e o centroavante Coifador pois qualquer um tem chance de ser melhor. Chega…

  • Bem por aí.
    Essa geração selfie está acabando com o Flamengo.
    Infelizmente os torcedores perderam espaço para os espectadores nos estádios.

  • Eu acredito no Vitinho,assim como acreditei no ER7

  • Gostaria de ver os números do Paquetá a partir da convocação para a seleção, a impressão que dá é de uma queda muito acentuada.

Comentários não são permitidos.