Mudanças na equipe, falhas defensivas e rodízio no ataque: fatores que explicam a queda do Fla no pós-Copa

Compartilhe com os amigos

FOTO: PEDRO VILELA/GETTY IMAGES

Por: Marvin Machado

Pela primeira vez, o Flamengo contabilizou duas derrotas consecutivas no Brasileirão. Líder isolado da competição na primeira metade do ano, no qual tinha quatro pontos de vantagem em relação ao segundo colocado, o Rubro-Negro não conseguiu repetir as boas atuações no pós-Copa e agora tenta se recuperar da queda para a quarta colocação na tabela. Eis abaixo alguns dos fatores que podem explicar o baixo rendimento do Fla após a disputa do Mundial da Rússia.


Compre capinhas oficiais do Mengão para seu celular. São diversos modelos para você escolher o que mais combina contigo. CLIQUE AQUI para conferir!


PERDA DE PEÇAS IMPORTANTES NO ELENCO:

Ainda no recesso, a equipe carioca perdeu jogadores importantes para o mercado externo. O caso mais evidente foi o do jovem atacante Vinicius Júnior, vendido para o Real Madrid por 45 milhões de euros, quantia equivalente a 164 milhões de reais à época. Vale lembrar, também, que o time perdeu Felipe Vizeu e Jonas, que eram tidos como peças fundamentas para o elenco. O primeiro era o substituto direto de Cuéllar e chegou até mesmo a tomar a posição do colombiano em algumas partidas, no comando do técnico Paulo César Carpegiani, mas foi transferido para o futebol árabe. Já o camisa 47 foi vendido junto a Udinese-ITA.

O fato é que o Flamengo perdeu grande poder no ataque, sobretudo com as saídas dos Garotos do Ninho, que até então eram decisivos nas partidas do Brasileiro. Confira abaixo os números de cada jogador pela competição:

Vinicius Junior:

4 gols assinalados e três assistências;

Partidas em que balançou as redes:
Ceará 0 x 3 Flamengo – Estádio do Castelão
Chapecoense 3 x 2 Flamengo – Arena Condá
Flamengo 1 x 1 Vasco – Maracanã

Felipe Vizeu:

3 gols assinalados e de maneira consecutiva;

Partidas em que balançou as redes:
Flamengo 1 x 0 Corinthians – Maracanã
Fluminense 0 x 2 Flamengo – Mané Garrinha
Flamengo 2 x 0 Paraná – Maracanã

CONTRATAÇÕES QUE AINDA NÃO SURTIRAM EFEITO:

Para reforçar o elenco e tentar suprir as perdas no plantel, a diretoria trouxe Vitinho, Fernando Uribe e Piris da Motta. Os novatos, porém, ainda não conseguiram agradar a boa parte da torcida. O camisa 14 chegou por 10 milhões de euros – cerca de R$ 45 milhões na cotação atual -, se tornando a contratação mais cara da história do clube carioca. O jogador tem sete partidas disputadas, com um tento assinalado. Já o atacante colombiano chegou sem custo após ótima passagem pelo Toluca-MÉX, porém ainda não conseguiu chegar perto da fase artilheira que teve na equipe mexicana. Na Gávea, tem apenas um gol marcado em oito jogos. Piris foi o último reforço apresentado e chegou para se tornar o substituto imediato de Cuéllar, mas ainda está em fase de adaptação.

Mais fatos que deve ser reforçado são as diferentes faixas de campo que atuam Vitinho e Vinicius Junior, ainda que ambos atuem na mesma posição. Vale lembrar que o camisa 14 chegou como ‘substituto à altura’ da antiga joia do Ninho, mas procura, preferencialmente, limpar as jogadas para o meio, enquanto Vinicius tentava os dribles pela linha de fundo. Veja o mapa de calor e estatísticas de cada atleta em jogos do Fla:

Mapa de calor e estatísticas de Vinicius Junior no duelo diante do Ceará, em que o jovem marcou dois gols (Foto: Reprodução/SofaScore)
O mapa de calor de Vitinho no embate com o Cruzeiro, pelo Brasileirão, evidencia a diferença de movimentação do jogador em relação a Vinicius Junior (Foto: Reprodução/SofaScore)

FALHAS DEFENSIVAS:

Antes da disputa do Mundial da Rússia, o Flamengo tinha a segunda melhor defesa do Campeaonto Brasileiro. A solidez no setor impressionava, e Diego Alves dificilmente era vazado. Contudo, na segunda metade da temporada, este fato mudou, e agora o time convive com muitas falhas defensivas. A partida contra o Internacional, na última rodada do Brasileiro, comprova o aspecto negativo. Confira alguns dados:

Defesa no pré-Copa (apenas sete gols sofridos):
Vitória 2 x 2 Flamengo – Barradão
Chapecoense 3 x 2 Flamengo – Arena Condá
Flamengo 1 x 1 Vasco – Maracanã
Palmeiras 1 x 1 Flamengo – Allianz Parque

Defesa nos pós-Copa (13 gols sofridos):
Flamengo 0 x 1 São Paulo – Maracanã
Santos 1 x 1 Flamengo – Vila Belmiro
Flamengo 4 x 1 Sport – Maracanã
Grêmio 2 x 0 Flamengo – Arena do Grêmio
Atlético-PR 3 x 0 Flamengo – Arena da Baixada
América-MG 2 x 2 Flamengo – Independência
Flamengo 0 x 1 Ceará – Maracanã
Internacional 2 x 1 Flamengo – Beira-Rio

No Mineirão, a defesa cometeu novas falhas, mas saiu de campo sem levar gols (Foto: Staff Images/Flamengo)

RODÍZIO NO ATAQUE:

A má fase do time fez com que o técnico Mauricio Barbieri promovesse um rodízio entre os atacantes disponíveis no plantel. Entretanto, até o presente momento, nenhum dos atletas conseguiu se firmar no ataque rubro-negro. Tentando alterar este panorama, o comandante rubro-negro chegou a colocar Vitinho de ‘falso 9’ no embate diante do Cruzeiro, pelas oitavas da Libertadores, mas a tentativa não surtiu efeito e o Fla saiu de campo eliminado do torneio. O último a receber uma oportunidade entre os titulares foi o jovem Lincoln. O garoto atuou boa parte da partida contra o Internacional, mas também não convenceu. (CLIQUE AQUI para conferir a matéria completa sobre os jogadores de ataque)

Para o próximo confronto, diante da Chapecoense neste sábado (08), Barbieri deve iniciar com Dourado ou Uribe, já que participaram de atividade tática realizada na última sexta (07), no Ninho do Urubu. O jogo será disputado no estádio do Maracanã e terá bola rolando a partir das 21h (horário de Brasília).

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Não aguento ver rever mais de titular que merda voltar hj que TD

Comentários não são permitidos.