Paquetá volta a decidir, Flamengo bate o Atlético-MG e se aproxima da liderança do Brasileirão

Compartilhe com os amigos

FOTO: GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO

Pressionado por uma vitória, o Flamengo voltou a campo na tarde deste domingo (23), recebendo o Atlético-MG no Maracanã. No início da partida, as equipes estavam separadas por três pontos de vantagem. Todavia, ao apito final, com a vitória do Fla por 2 a 1, o Mengo deixou a equipe mineira para trás e voltou a se aproximar da liderança, com 48 pontos somados. O atual dono da primeira posição é o São Paulo, com 51. Agora, o time terá tranquilidade para treinar focado na semifinal da Copa do Brasil, competição na qual enfrenta o Corinthians, na próxima quarta-feira (26).

O JOGO

A partida entre Flamengo e Atlético-MG começou agitada. Prova disso é que, antes de que os times pudessem mostrar suas ideias de jogo, o Fla abriu o placar com Willian Arão. O lateral Trauco, que não atuava desde o dia 12 de agosto, voltou em grande forma, aplicando belo drible sobre Emerson e tocando na medida para Arão bater no contrapé de Victor e abrir o placar com apenas um minuto de jogo.

Com a vantagem no placar, o time de Mauricio Barbieri passou a apresentar linhas mais compactas e, em determinadas ocasiões, marcar sobre pressão. A grande arma do Fla passou a ser as saídas em velocidade. Dessa forma, Arão quase colocou o Rubro-Negro na cara do gol novamente.

O volante avançou em velocidade pela direita e, com inteligente passe de Everton Ribeiro, teve boa condição para cruzar. O camisa 5 lançou a bola à área, mas Matheus Savio não chegou inteiro para finalizar e mandou para fora.

O Atlético-MG, apesar de tentar criar lances no ataque, pouco conseguia pressionar. Enquanto isso, o Flamengo – demonstrando boa organização, chegou a balançar as redes novamente, mas o lance foi impugnado: Savio recebeu a bola de Paquetá e fez o cruzamento na diagonal. Henrique Dourado completou para o gol, mas já estava marcado o impedimento.

Em novo contra-ataque, o Flamengo teve ótima oportunidade para sair na cara de Victor: Everton Ribeiro deu drible pouco provável na lateral e acionou Paquetá. O camisa 11, porém, hesitou na tentativa de passe para Matheus Savio, deixando a bola mais para o adversário, do que para seu companheiro.

O Atlético-MG passou a ganhar força pelo lado direito da defesa rubro-negra. Em jogada de Fabio Santos, o lateral Pará acabou parando o lance com falta e foi advertido com cartão amarelo. A cobrança saiu dos pés de Luan, e Paquetá afastou para escanteio.

Se no primeiro lance o Fla afastou o perdigo, na sequência, não teve a mesma felicidade. Em novo cruzamento de Luan, o zagueiro Leonardo Silva se antecipou à zaga e desviou bem. Diego Alves chegou a tocar na bola, mas não conseguiu evitar o empate aos 23 minutos.

Após sofrer o empate, o Flamengo não conseguiu apresentar a mesma contundência no setor ofensivo. Enquanto isso, a equipe adversária ganhou espaço no ataque e passou a chegar mais vezes na área rubro-negra. Aos 35 minutos, inclusive, a equipe mineira chegou perto de virar o jogo.

O zagueiro Maidana descolou bom lançamento para Chará. O atacante colombiano foi mais inteligente que a zaga do Fla e saiu na cara de Diego Alves. Mas o camisa 1, mostrando por que é um dos melhores goleiros do campeonato, fez boa defesa e impediu a virada atleticana.

Impaciente com o resultado, a torcida do Fla chegou a vaiar o meia-atacante Matheus Savio, que pouco conseguiu produzir durante toda a primeira etapa. Não a toa, o jogador foi substituído por Vitinho na volta para os últimos 45 minutos de jogo.

O camisa 14, entretanto, não começou bem. No primeiro lance, ele recebeu pela esquerda e errou o domínio, deixando a bola se perder pela lateral. Pouco depois, ele não conseguiu manter a bola no ataque e parou o contra-ataque atleticano com carrinho por trás. O árbitro, entretanto, poupou o atacante do cartão amarelo.

Aos seis minutos, entretanto, Vitinho conseguiu boa tabela com Everton Ribeiro e tentou finalizar da entrada da área. Porém, nas duas tentativas, acabou sendo travado pela defesa adversária.

Pouco depois, a tentativa do Flamengo deu certo, com Lucas Paquetá colocando o Rubro-Negro em vantagem novamente. O lateral Miguel Trauco fez bom cruzamento e o camisa 11, mesmo de lado para o gol, cabeceou no canto, sem dar chance de defesa para Victor aos nove minutos.

Aos 12 minutos, o Rubro-Negro quase ampliou a vantagem. Isso porque, após bola enfiada de Paquetá, o atacante Henrique Dourado saiu na cara de Victor, driblou o goleiro e mandou para o fundo das redes. Entretanto, a arbitragem já assinalava novo impedimento do camisa 19.

O Fla parecia ter um início de domínio sobre o adversário. Porém, o Atlético-MG passou a mostrar seu poderio ofensivo, com investidas de Ricardo Oliveira e de Chará. Além disso, as jogadas aéreas passaram a ser mais exploradas pelo time atleticano.

Com a ideia de se proteger melhor ante à pressão adversária, o técnico Mauricio Barbieri sacou Henrique Dourado, que já havia recebido cartão amarelo, e acionou o volante Piris da Motta. Com isso, Lucas Paquetá passou a ser o homem mais avançado em campo.

Aos 37, sentindo a necessidade de uma válvula de escape, Barbieri colocou Marlos Moreno em campo, tirando Vitinho. Fato curioso é que o camisa 14 havia entrado em campo no início do segundo tempo, o que não serviu de justificativa para ser mantido em campo

Mesmo sofrendo pressão, o Flamengo foi capaz de manter a vantagem no marcador até o apito final. Agora a equipe assumiu a terceira colocação, podendo ser ultrapassado pelo Palmeiras, que ainda encara o Sport na noite deste domingo (23). Com isso, o Rubro-Negro garantiu dias de tranquilidade para treinar até a próxima quarta (26), quando encara o Corinthians, pela volta da semifinal da Copa do Brasil

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Flamengo podia buscar o Pablo do Atlético Paranaense.
    Jogador muito regular que tá comendo a bola.

  • Árbitro só deu falta do Fla e ainda deu 1 min a mais quase culminou gol do gaylo.

  • Não quero nem ver hora que Paqueta for embora.

  • Olha não queria cornetar, mas é inevitável, técnico fraco, amadorissimo, goleiro fraco e frangueiro, Léo Duarte faz hora que só faz cagada, Vitinho manda de volta, e pior é esse Marlos

  • Olhe o que eu falei Paquetá não pode jogar atrás só que Barbieri não viu e nem aprendeu quase entregava o jogo de novo

    • Só o barby não vê isso.

  • Time fica menos previsivel sem diego, ele centraliza muito o jogo do fla

  • O q está difícil é vencer essa arbitragem, Renê estava dando pro gasto antes da parada pra Copa, agora está horrível, então é melhor jogar com 2 volantes e com o Trauco q deu 2 assistências, o Barbi adora recuar o time, eu não tenho coração pra isso, SRN

Comentários não são permitidos.