Pedro Sampaio: “Nomes ideais? Veja sugestões de contratações para o Flamengo em 2019”

Compartilhe com os amigos

É inegável que o Flamengo conta com bons jogadores em seu plantel. No entanto, isso não quer dizer que o “Mais Querido” dispõe de um elenco equilibrado. Para que, na temporada 2019, tenhamos um desempenho mais confiável, há certas lacunas que precisam ser preenchidas. Sim, eu sei que, no futebol brasileiro, é muito raro apontar casos de um time que teve grande êxito na construção de seu elenco. Em sua grande maioria, mesmos os clubes que se sagram campeões do Brasileirão demonstram fraquezas em determinados setores. No entanto, já passou da hora da gestão do futebol rubro-negro alcançar o nível de qualidade que os demais setores do clube apresentaram nos últimos anos. Para tanto, um dos principais pontos é repensarmos a formação do nosso elenco. Nesta coluna, vamos abordar cada um dos setores e opinar sobre o que eu acredito que precisa ser alterado para o próximo ano.

Goleiros

É provável que esta seja a posição com a qual o Flamengo menos precisa se preocupar. Além de termos um goleiro sólido, confiável e com liderança, como o Diego Alves, César é um goleiro de com nível adequado para ocupar a vaga de reserva imediato. Além disso, também contamos com duas das maiores promessas nacionais para a posição: Gabriel Batista, 20 anos, e Hugo Souza, 19 anos. Salvo algum acontecimento imprevisível, não devemos ter com o que nos preocuparmos nesta posição nos próximos anos.

Zagueiros

Eu reformularia parte da nossa zaga. Juan, após belos serviços prestados ao futebol, está se aposentando. Réver, na minha opinião, também deveria ser liberado. Não acredito mais nele. Muito lento, seus melhores anos já passaram e agora vive apenas da sua capacidade ofensiva – é um excelente cabeceador. Logo, deveríamos ir atrás de dois zagueiros para completar o nosso elenco. Um nome indiscutível que chegue e assuma a vaga de titular e outro apenas para compor o elenco.

Sugestão:

Miranda (Inter de Milão).

Término do contrato: 30/06/19.

Valor de mercado: 8M euros.

Laterais

Precisamos de dois laterais titulares. Simples assim. No futebol atual, o principal atributo do lateral é a marcação.  E, por isso, para a esquerda, eu manteria o Renê como reserva e não o Trauco. Na direita, confesso que não sei o que fazer. Seria um sonho trazer dois laterais para disputar esta vaga. No entanto, como o orçamento é limitado e temos que saber onde investir, teríamos que ficar com o Pará ou com o Rodinei. Como os dois têm mais ou menos o mesmo nível, creio que se deve optar por aquele que traga menos custos para a folha do clube.

Sugestão (esquerda):

Samir (Udinese)

Término do contrato: 30/06/2021.

Valor de mercado: 5,5M euros.

Sugestão (direita):

Facundo Sánchez (Estudiantes)

Término do contrato: 30/06/2020.

Valor de mercado: 2,5M euros.

Meio-campo

Temos bons valores nesse setor, porém, em algumas posições, não temos peças para suprir a ausência de nossos titulares. Dos nossos volantes, apenas Cuéllar e Piris da Motta devem ter futuro no time. A dupla Rômulo e Arão já está fazendo hora extra no clube e precisa ser negociada o quanto antes, abrindo espaço na folha salarial para novos jogadores. É importante trazer um jogador que consiga atuar como “segundo-volante/meia” para que, quando Paquetá ou Diego não estiverem aptos a jogar, não tenhamos que deslocar o E. Ribeiro para o centro, tendo que, obrigatoriamente, alterar a nossa forma de jogar.

Sugestão 1:

Patrick (Internacional – empréstimo)

Término do contrato: 31/12/2019.

Valor de mercado: 3M euros.

Sugestão 2:

Enzo Pérez (River Plate)

Término do contrato: 30/06/2020.

Valor de mercado: 2,5M euros.

Ataque

Com o fim do contrato de empréstimo de Marlos Moreno e Geuvânio (amém!), ficaremos apenas com Vitinho, Berrío e M. Sávio para jogar de ponta. Éverton Ribeiro é muito mais um meia aberto pela direita do que um atacante de lado de campo. Por isso, precisaremos contratar um jogador que saiba atuar pelas beiradas ofensivas. Para centro-avante, eu tentaria, ao máximo, negociar o Henrique Dourado e trazer outro jogador para disputar a posição com o Uribe, que ainda está em fase de adaptação ao futebol brasileiro, e com a jovem promessa Lincoln.

Sugestão (ponta):

Bruno Henrique (Santos)

Término do contrato: 31/01/2021.

Valor de mercado: 4M euros.

Sugestão (centro-avante):

Jonas (Benfica)

Término do contrato: 30/06/2019.

Valor de mercado: 5M euros.

Observação: todas as sugestões foram pensadas dentro da realidade do Flamengo. As informações de cada jogador sugerido foram retiradas do site Transfermarkt.

SRN,

Pedro Sampaio

Siga Pedro Sampaio, colunista do site e comentarista do canal TV Coluna do Flamengo, no twitter:

@pedro10sampaio

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Rádio Flamengo RN Programa RN Flamaniacas inFLAmados canal verdade em vermelho e preto o melhor venha conferir.

  • Como muitos já disseram aqui nos comentários, a maioria das sugestões do texto não são muito boas, são caras demais para jogadores questionáveis e principalmente não priorizam os jogadores da nossa base!

    Provavelmente iremos vender Trauco no final deste ano, isso abrirá espaço para o Flamengo trazer mais 2 bons laterais, um de cada lado. (eu liberaria o Pará)

    Ano que vem, eu traria por empréstimo Vinicius Junior, compraria Neilton, venderia Dourado para o exterior, e contrataria um jovem promissor meio-campo com poder de finalização para disputar vaga com Paquetá. (Paquetá não podemos vender de jeito nenhum!)

    SRN

  • Hernanes ex-bambi, se o paquetá for vendido

    • Hernanes só joga no São Paulo.

  • Claro que respeito a opinião do escritor. Mais discordo absolutamente de quase tudo.

  • Este texto / sugestões são sérias? Fiquei na dúvida

  • Samir? Sou pode tá d sacanagem!

  • Eu tenho uma sugestão. Não dê mais sugestões

  • Sendo realista, pra mim a única posição carente que será reforçada no fim do ano será as laterais. Isso porque a diretoria não trata os jogadores como “descartáveis” em uma fase ruim.Talvez um ponta direita, porque o Geuvanio so recebe, Berrío se machuca com uma brisa. E Thiago Santos tá em uma preparação que nunca acaba. Talvez tambem um segundo volante (se Arão e Rômulo forem liberados)

  • Em caso de uma possível venda de Lucas Paquetá para o PSG e venda de alguns jogadores contestados teremos caixa suficiente para trazer nomes de muito peso como:
    .
    Laterais: William (ex-Internacional) | Zeca (Internacional) | Douglas Santos (Hamburgo) | Guilherme Arana (Sevilla) | Jorge (Monaco emprestado ao Porto)
    .
    Meias: Ricardo Goulart (Guangzhou Evergrade)
    .
    Atacantes: Roger Guedes (Shandong Luneng)

  • Fala sério… Diego Alves (Cesar / Gabriel Batista / Hugo Souza), Fagner (Klebinho), Dedé (Rodolfo), Léo Duarte (Tulher) e Diogo Barbosa (Renê); Cuéllar (Piris da Motta / Hugo Moura), Ramires (Jean Lucas / Ronaldo), Lucas Paquetá (Diego) e Éverton Ribeiro (Reinier), Vitinho (Bruno Henrique) e Jonathan Calleri (Lincoln / Vitor Gabriel). Dispensa / Venda / Doa: Thiago, Réver, Juan (aposenta), Pará, Rodinei, Trauco, Rômulo, William Arão, Matheus Sávio, Berrío. Geuvânio, Marlos Moreno, Uribe, Henrique Dourado

  • Ramon, com as exceções de Dodô, Bruno Henrique e Wendel, na sua lista só tem pereba, morto, velho ou bichado. Um time com todos esses jogadores em campo brigaria seriamente para não cair.

  • Laterais: Gilberto que está emprestado no Fluminense
    Dodo que está emprestado no Santos
    Meio campo Giovanni Augusto que está emprestado no Vasco
    Atacante Gilberto que está no Bahia
    Jô que está na China
    Ponta Esquerda Caio Lucas Fernandes Que está man Arábia
    Bruno Henrique Santos
    Volantes Richard Fluminense e Wendel Sporting

  • Gostaria, inclusive, de recomendar nomes de times menos badalados. Infelizmente, o bom senso, Renê, @pretinhorodi, Uribe e Trauco me impedem.

  • Miranda ainda tem mercado na Europa, não imagino que saia agora.
    Facundo Sánchez é uma escolha estranha, considerando que tem laterais melhores e mais novos na Argentina. Bustos do Independiente seria minha recomendação para o setor, mas não imagino que saia barato.

    Patrick eu não acredito que venha, e Enzo Pérez, além de ser improvável que o River libere, não vem jogando um futebol compatível com sua grife e já tem uma idade avançada demais para um investimento alto.

    Bruno Henrique não vai ser liberado pelo Santos, esqueça. E aproveitando que você mencionou jogador do Estudiantes antes, acho que seria interessante consultar os valores do Matías Pellegrini. O garoto joga muito e não sente a pressão, poderia dar bastante retorno técnico e, futuramente, financeiro, pois ainda tem 18 anos. Melhor chegar lá antes dos europeus.

  • Prioridade são as laterais. Todo o resto vem depois.

  • Péssimas sugestões. São todas de alto custo e duvidosas. O mercado interno das divisões B e C tem melhores opções.

  • Como exercicio ludico, sugiro ao autor somar as pequenas quantias das contratações sugeridas.

  • Eu tentaria Geromel,kaneman,Cuesta para zaga….um dos três óbvio,para o ataque tentaria Dudu do palmeiras,repatriaria keno….laterais Emanuel mas e mercado…tentar coisas novas e q ninguém tentou ..não não dói

  • Fora Barbieri burro

Comentários não são permitidos.