Todas as chaves viraram para a partida de ida da semifinal da Copa do Brasil, na quarta-feira (12), no Maracanã. O embate será um clássico interestadual entre Flamengo e Corinthians. Para a peleja, a FERJ divulgou que haverá esquema especial de segurança aos arredores do Maracanã. Entre Polícia Militar, Guarda Municipal e seguranças privados, serão cerca de 1.600 homens para garantir que seja realizado sem transtornos.
Além disso, não haverá acesso com cartão-ingresso. Todos os comparem devem realizar a troca por entradas físicas, assim como aconteceu contra o Cruzeiro, na final da Copa do Brasil de 2017, e Independiente, na final da Copa Sul-Americana, também no ano passado. Responsável pela segurança, Coronel Sílvio Luiz explica as escolhas:
— É um jogo de risco, sem dúvida. Existe uma rivalidade grande. Os eventos anteriores nos trouxeram uma boa experiência para os ajustes necessários. Até o momento, não constatamos nenhum movimento de invasão ou transtorno. Mas, infelizmente, não temos a garantia de que o cenário se repetirá. A questão da proibição do cartão ingresso é apenas para melhorar a segurança por conta das pessoas mal-intencionadas que utilizam o programa.
Foram colocados somente 2.150 ingressos à venda para a torcida corinthiana. O número é menor pois as organizadas estão banidas dos estádios cariocas após brigas em 2016. Já no lado rubro-negro, a Torcida Jovem está punida e não pode circular em um raio de 5km do Maracanã. Outras organizadas também não podem exibir materiais, como bandeiras e faixas.