FOTO: GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO
A saída de Mauricio Barbieri do comando técnico do Flamengo segue rendendo. Na noite desta quinta-feira (04), em entrevista à emissora ESPN, o treinador disse que a diretoria do Flamengo tomou a decisão de não priorizar nenhuma das competições que o clube disputa, e brigar com força máxima em todas elas.
— Como eu disse anteriormente, essa, por ser uma atitude institucional, e quando eu digo institucional, vem da direção, o clube entendia que não deveria priorizar nenhuma delas, que era importante a gente brigar sempre nas três frentes. Lógico que, em alguns momentos, a gente teria que fazer ajustes.
De acordo com Barbieri, a decisão de entrar com força total em todas as competições ao mesmo tempo (Campeonato Brasileiro, Copa do Brasil e Libertadores da América) acabou por causar mudanças na equipe, inevitáveis a partir da ocorrência de cartões em sequência, desgaste físico e declínio técnico.
— Eu me lembro que antes de um jogo importante da Libertadores, um jogo contra a Chapecoense, a gente optou por entrar com uma equipe alternativa. No decorrer da sequência, até por a gente estar na liderança, a gente foi optando sempre por, em função das condições físicas dos jogadores, e a gente fazia diversas avaliações para entender como era a condição deles, escalar a melhor equipe. O fato da gente priorizar ou não priorizar, de tentar entrar com força máxima nas três competições, não quer dizer que a gente tenha entrado sempre com a mesma equipe, porque a gente alternou em função de cartão, lesão, em função técnica também, tiveram alterações.
O ex-comandante rubro-negro acredita que a discussão em torno de seu trabalho à frente da equipe precisa ser melhor discutido, justamente pelos fatores que apresentou. Barbieri ainda disse que era necessário escolher um caminho a seguir, e o Flamengo escolheu o seu.
— Eu acho que essa é uma discussão que precisa ser um pouco mais profunda, já disse isso anteriormente, não existe receita, não existe fórmula de sucesso, eu acho que cada equipe faz a sua escolha em função do contexto em que está vivendo, em função daquilo que entende que é melhor. O Flamengo foi por esse caminho, outras equipes foram por outro caminho, e nem o Flamengo tinha certeza absoluta de que conseguiria o sucesso desta maneira, nem as outras equipes, que optaram por ir por outro caminho, têm certeza de que obterão sucesso, e acho que resultados recentes, de diferentes equipes, demonstram isso.
Já com um novo treinador — Dorival Júnior foi contratado para o posto —, o Flamengo vai a Itaquera enfrentar o Corinthians, em sua arena, pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo está marcado para a próxima sexta-feira (05), às 21h (horário de Brasília).
Porque não estou espantado? Sabe porque? Porque contrataram vários jogadores e acharam q tinha elenco….o Flamengo vai perder o campeonato mas fácil de ganhar dos últimos 10 anos,provável do grêmio ou palmeiras serem campeões com times reservas..
ja sabia
EBM sempre se metendo no futebol para atrapalhar o time ! muito triste perder um ano que poderia ser magico e acabar sendo um desastre por culpa de um presidente que mete o dedo aonde ele não entende m….nenhuma.