Estilo de jogadas e mexidas na equipe: como Dorival solucionou o ataque do Flamengo

Compartilhe com os amigos

FOTO: GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO

Por: Igor Dorilêo

Se antes o Flamengo levava o apelido de “arame liso” pela ineficiência de seu ataque, hoje a equipe tem a linha de frente mais efetiva do Campeonato Brasileiro. São 49 gols marcados. Essa melhora tem contribuição direta de Dorival Júnior, que em cinco partidas no comando rubro-negro, conseguiu fazer com que o time balançasse a rede em 11 oportunidades.

Assim que chegou ao Fla, o comandante prometeu dar mais objetividade à equipe, que na maioria das vezes possuía mais a posse de bola, mas não conseguia criar chances claras. Em pouco tempo de trabalho, cumpriu com o prometido. Entre os tentos anotados, a maioria deles surgiram de jogadas construídas, seguidas por lances de bola parada e contra-ataques.

Seis gols saíram em situações onde o Flamengo rodava a bola em busca de um espaço. Dessa forma fechou a vitória no clássico diante do Fluminense, com gol de Uribe, quando venceu por 3 a 0. Da mesma maneira, construiu a goleada em cima do Paraná, por 4 a 0. Três dos quatro gols saíram desse jeito. Além do tento de Marlos Moreno, que determinou o empate com o Palmeiras, no sábado (27).


Compre capinhas oficiais do Mengão para seu celular. São diversos modelos para você escolher o que mais combina contigo. CLIQUE AQUI para conferir!


Logo atrás, a bola parada tem se mostrado uma arma interessante. Três gols já foram feitos usando esse fundamento pela equipe de Dorival. Foi assim que Lucas Paquetá marcou duas vezes na vitória de 3 a 0, sobre o Corinthians. Léo Duarte ainda fez, após cobrança de falta, o segundo gol contra o Flu na partida ganha no Maracanã.

Por último, estão os contra-ataques. A transição em rapidez da defesa em direção ao ataque, foi vista em duas oportunidades que terminaram em gol. Primeiro contra o Corinthians, em São Paulo, que acabou com Renê balançando a rede e “fechando o caixão”. E depois com Uribe, no terceiro gol rubro-negro diante do Paraná.

Uribe e Paquetá são os artilheiros do Fla na “era Dorival” | Foto: Gilvan de Souza/Flamengo

Com isso, Paquetá e Uribe são os artilheiros da “era Dorival”, com quatro e três gols, respectivamente, o que ressalta ainda mais a importância do treinador na mudança de postura ofensiva. Visto que, o meio-campista passou a atuar mais adiantado, fazendo o papel de criação mais próximo dos atacantes. Enquanto o centroavante assumiu a condição de titular.

Buscando manter a boa média do ataque com Dorival Júnior, que hoje supera dois gols por jogo, o Flamengo encara o São Paulo, no próximo final de semana. Em partida válida pela 32ª rodada, o Rubro-Negro visita o Tricolor, no Morumbi. O jogo acontece no domingo (04), às 16h (horário de Brasília).

Compartilhe com os amigos

Veja também