João Luis Jr.: “Poucas vezes em sua história o Flamengo se esforçou tanto para perder um Campeonato Brasileiro”

Compartilhe com os amigos

FOTO: GAZETA PRESS

Não é impossível que o Flamengo vença o campeonato brasileiro desse ano. Estamos na 5ª colocação com 4 pontos atrás do líder num torneio de pontos corridos onde ainda faltam 11 rodadas para o fim, então o cenário, ao menos do ponto de vista matemático, ainda soa viável. Uma vitória fora de casa aqui, um empate do líder ali, ainda temos confrontos diretos contra 3 dos times que estão na nossa frente, então mesmo se ele estivesse usando uma camisa do Vasco por baixo do terno, o matemático Tristão Garcia precisaria admitir que cientificamente ainda é possível que o time da Gávea conquiste seu 7º título da liga nacional em 2018.

Ainda assim, é complicado acreditar que isso realmente vá acontecer. Seja pela queda significativa do rendimento do time no pós-copa, seja pela baixa condição técnica de vários jogadores, seja pela decisão de trazer para motivar o time na reta final do Brasileirão um técnico que não é especialista em motivar atletas e muitos em vencer competições nacionais, o título que a matemática ainda pinta como possível soa bem mais distante diante de uma análise prática e simbólica da situação.


Compre capinhas oficiais do Mengão para seu celular. São diversos modelos, para você escolher o que mais combina contigo. CLIQUE AQUI para conferir!


Por isso, ainda que caiba ao time a responsabilidade de seguir brigando pelas vitórias e ao torcedor o direito de seguir acreditando num final feliz para a temporada, não é cedo demais para avaliar que 2018 é mais um ano em que o Flamengo tende a deixar escapar o título menos por conta de campanhas brilhantes e irretocáveis de seus adversários e mais em virtude de seus próprios vacilos, erros e desatenção.

Afinal, não que Palmeiras, Internacional, São Paulo e Grêmio não sejam gigantes do futebol brasileiro, que montaram bons times e tem todos condições de levantar a taça e serem vistos como justos e merecedores campeões do Brasileirão, mas se, por exemplo, o Flamengo não tivesse sido derrotado pelo Ceará dentro de um Maracanã lotado, ele estaria empatado com o São Paulo no 3º lugar, a apenas um ponto dos líderes.

Mesmo São Paulo esse que, se não tivesse derrotado o Flamengo nesse mesmo Maracanã, hoje teria apenas 49 pontos, ficando na 5ª colocação, enquanto o Flamengo, se tivesse vencido também esse compromisso obrigatório em seus domínios, estaria atualmente com 55 pontos e lideraria o Brasileirão com 2 pontos de vantagem. E isso falando apenas em 2 jogos, dentro de casa, onde o Flamengo teve mais posse de bola e foi derrotado com um gol em vacilo da sua defesa, sem nem precisar entrar no mérito de partidas como o empate diante do América-MG ou a derrota para a Chapecoense, jogos onde a vitória parecia provável mas o Flamengo fez todo o possível para buscar o resultado adverso.

E ainda que esse tipo de “se” não faça diferença nenhuma no campo da realidade – como meu pai dizia, “se minha mãe tivesse duas rodas você era neto de uma bicicleta” – ele serve para lembrar que um campeonato de pontos corridos é vencido nos grandes duelos, claro, mas também é decidido nessas pequenas partidas, nos pontos que deixamos escapar diante de equipes na zona de rebaixamento, em má fase, nos empates que a equipe leva por recuar demais, nos gols perdidos em momentos críticos.

Como eu disse, o Flamengo ainda pode ganhar esse Campeonato Brasileiro? Pode, claro. Mas em uma noite como a dessa quarta-feira, em que não temos futebol para assistir porque o Flamengo conseguiu perder de 2×0 pra o Cruzeiro num Maracanã lotado, é impossível evitar a sensação de que, através de vacilos bobos, erros bizarros e decisões equivocadas o Flamengo jogou fora um ano que poderia ter sido de vitórias e alegrias e agora, no espaço onde poderiam estar troféus, fica guardado apenas o arrependimento e a sensação de frustração.

Reprodução: João Luis Jr. | Blog Isso Aqui é Flamengo

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Empatar com Bahia foi o fim!

  • Estamos a 4 pontos do Palmeiras. E vamos pegá-los em casa, entre os dois jogos contra o Boca que eles vão fazer, ou seja, contra o time B deles. O campeonato ainda está muito possível: precisamos vencer os próximos 4 jogos
    – Corinthians (o mais difícil)
    – Fluminense
    – Paraná (obrigação)
    – Palmeiras (provavelmente com o time totalmente reserva)

  • A titulo da errado a verdade e assim poucas vezes em sua historia o Flamengo ficou 3 anos entre os 4 primeiros isso sim seria correto

  • O QUE FALTOU AO FLAMENGO FOI UM TREINADOR E DIRIGENTES EM SUAS FUNÇÕES QUE COBRASSEM PROFISSIONALISMO, CARÁTER, VERGONHA NA CARA DOS JOGADORES, RAÇA E RESPEITO PELA TORCIDA.

  • Realmente mais eu falar que já sabia todos iram falar, agora tá fácil falar que já sabia, mais quando ví o futebolzinho que meu amor flamengo jogava, logo ví que seria um ano igual aos outros,com futebol de 2° divisão e jogadores caríssimos mais de futebol de 50 centavos,realmente eu não entendo esse departamento de intelijumento do flamengo só traz jogadores ruins e caros ou as vezes são bons mais quando vem pro flamengo ficam ruins ou então fazem que jogam a maioria desses que estão jogando não tão nem ai se o fla perde ou ganha no fim do mês seus altos salários estão lá e nas folgas ganhando ou perdendo vão pra baladas gastar o nosso dinheiro que ganhamos trabalhando duro e não fazendo que trabalha resumo da história a maioria são todos mercenários, esse centro de intelijumento só traz jogadores caros mais sem nem um comprometimento com a nação é revoltante

  • Belo texto!!

  • Enquanto o Eduardo Banana de Melo mantiver os rodineis, revers, diego “pomba gira” e outros, será isso. Ficar no fedorzinho e aturando gozação da mulambada tordedora de times pequenos (parmêra, curíntia, vasko, florminense, grêmio, etc…) frequentadores assíduos da série 2.

  • A torcida tem que dar a resposta nos estádios e passar a não ir mais ver esses perebas jogar, pagar ingressos caros pra ver esses perebas e ainda sermos motivos de piadas nas arquibancadas .

  • Texto perfeito. A mesmíssima coisa aconteceu em 2016, onde vacilos memoráveis impediram o Flamengo de ser campeão brasileiro naquele ano. O problema é ainda mais grave porque de lá pra cá se passaram quase dois anos, e não aprendemos nada.

Comentários não são permitidos.