Prancheta do Pet #9 – Os três atos do empate contra o Palmeiras

Compartilhe com os amigos

Flamengo e Palmeiras empataram na última rodada do Brasileirão por 1 a 1, mantendo a distância na liderança do time paulista para o rubro-negro carioca em 4 pontos. Como esperado, o Flamengo foi quem propôs o jogo, com o Palmeiras bem postado defensivamente e saindo com muita velocidade nas transições ofensivas.

E durante os 90 minutos, três atos específicos se mostram como os mais importantes: o gol do Palmeiras, o gol do Flamengo e o gol perdido por Paquetá. E o interessante é que todos esses lances foram construídos na maior fraqueza do adversário neste jogo: o gol do Palmeiras nas costas do Pará, um dos piores em campo e o gol m+ gol perdido pelo Flamengo nas costas do lateral-direito improvisado, Gustavo Gómez.

Na origem do lance do gol do Palmeiras podemos notar algumas falhas rubro-negras. Inicialmente a falha da pressão pós-perda, devido à falta de atenção dos jogadores ao pararem para pedir a saída da bola pela linha lateral, dando espaço para Dudu prosseguir com a jogada. Posteriormente, o erro de Éverton Ribeiro, que faz a pressão parcial para atrasar e dificultar a saída de bola do adversário, mas atrasa na recomposição, deixando que o Palmeiras tenha superioridade numérica no setor esquerdo de ataque. Após, vemos um Pará marcando Dudu à distância e errando o tempo de bola ao tentar fazer a antecipação e, por fim, o erro de Léo Duarte ao correr para fechar o espaço de Dudu que já estava fechado por Pará, deixando Dudu puxar para a perna direita com muito espaço para a finalização.

Já no gol do Flamengo, vemos uma boa sacada de Dorival Júnior, que com a contusão de Vitinho, opta pela entrada de Marlos Moreno, que aproveita muito bem os espaços às costas do zagueiro improvisado de lateral-direito, Gustavo Gómez. Inicialmente, a escolha do treinador foi assustadora, tendo em vista que precisávamos de dois gols para virar e vencer a partida e o colombiano não fazia gol há mais de dois anos. Porém, Marlos venceu praticamente todos os duelos contra Gómez, fazendo o gol de empate e deixando Paquetá na cara do gol para fazer o gol da virada, que seria o 3º e último ato.

O gol perdido por Paquetá tem sua construção muito parecida com o primeiro gol do Fla: triângulo pela esquerda formado por Renê, Diego e Marlos, com muita aproximação para triangulações. Além disso, vemos novamente Gustavo Gómez deixar uma avenida às suas costas, que foi novamente muito bem aproveitada por Marlos, com mais uma bela movimentação de ruptura em profundidade.

ENTENDA MELHOR A ANÁLISE DOS LANCES DO JOGO NO VÍDEO ABAIXO:

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Bruno Pet, o futebol vai muito além da prancheta, o ponto fundamental deste jogo e do time do Flamengo é a defesa…neste gol que tomamos é inadimissível estas falhas! Pará não fez a leitura da bola lançada de muito longe por irresponsabilidade, aí vc diz;porque o Paquetá não fez os gols! Tudo bem, mas a defesa é o setor crucial, não se deve vacilar como vacilamos o campeonato todo, no momento a defesa não deve sofrer gols se quiser sermos campeões.
    Eu ultilizava Piris e Cuéllar num 4-1-1-4, assim Cuéllar e Piris seriam flutuadores de marcação no meio do campo, ofuscando os adversários a partir do campo deles, Arão tem poder de ataque mas é fraco de marcação, no fundo ele é o antigo eia direita melhorado!

Comentários não são permitidos.