Calçade analisa realidade financeira do Flamengo, mas alerta: “2019 já deveria ter começado”

Compartilhe com os amigos

Uma das maiores críticas sofridas pelo Flamengo nesta temporada diz respeito ao baixo número de títulos conquistados, em oposição ao alto investimento que o clube tem feito nos últimos anos. Em 2018, por exemplo, o Rubro-Negro ainda não sabe o que é ser campeão, e a situação no Campeonato Brasileiro ficou mais complicada em termos de disputa pela taça. O comentarista Paulo Calçade, da ESPN, pediu paciência em relação à expectativa criada pela nova realidade financeira.

De acordo com o jornalista, a expectativa no futebol brasileiro é de que o time que tem dinheiro vai, necessariamente, ser campeão. Calçade valorizou a estabilidade que essa situação pode trazer para o clube, inclusive destacando que, a partir do ano que vem, as cotas de televisão serão ainda maiores para o Rubro-Negro.

— Gerou-se a expectativa de que se tem dinheiro, vai ganhar. Aí o torcedor ficou louco, como tem dinheiro e não vence? Mas eu acredito que vai, até porque ele tá indo pra uma estabilidade que é muito superior. O que vem no futuro em termos de televisão, o Flamengo vai subir um degrauzinho a partir da próxima temporada. Então é mais dinheiro, quem chegar vai ter que marcar seu território, organizar o que tá desorganizado.

No entanto, o comentarista afirmou que o planejamento para o próximo ano já está atrasado. Segundo ele, é difícil planejar como vai ser a próxima temporada rubro-negra, já que ainda não se sabe quem será o presidente no triênio 2019-2021. Calçade questionou quem estaria, neste momento, planejando o futuro do clube, e chamou a atenção para que alguns erros repetidos no passado, como contratações de jogadores que não renderam o esperado, não sejam repetidos no futuro.

— O perigo desse Flamengo de hoje é que 2019 já deveria ter começado em agosto. Pra quem tem (dinheiro), agosto você tá no mercado, setembro tá fazendo propostas, e vem chegando os caras. Você trocou o treinador pra ver se ganha o título agora. Eu duvido que ele fique, até ganhando o título. Então, quem tá fazendo o Flamengo de 2019, quem tá sentado planejando, se a diretoria vai ser outra? Você tem uma série de jogadores que não funcionaram e corre o risco de ir pelo mesmo caminho. Isso é perigoso.

Ainda na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, o Flamengo tem duelo marcado contra o Botafogo, no próximo sábado (10). Na terceira colocação da tabela, o Rubro-Negro tem 60 pontos conquistados e fica atrás de Internacional (61) e Palmeiras (66), enquanto o rival ainda briga para se livrar totalmente das chances de rebaixamento, ocupando a 14ª colocação. O clássico será disputado no Estádio Nilton Santos, a partir das 19h (horário de Brasília).

Compartilhe com os amigos

Veja também