Calçade analisa realidade financeira do Flamengo, mas alerta: “2019 já deveria ter começado”

Uma das maiores críticas sofridas pelo Flamengo nesta temporada diz respeito ao baixo número de títulos conquistados, em oposição ao alto investimento que o clube tem feito nos últimos anos. Em 2018, por exemplo, o Rubro-Negro ainda não sabe o que é ser campeão, e a situação no Campeonato Brasileiro ficou mais complicada em termos de disputa pela taça. O comentarista Paulo Calçade, da ESPN, pediu paciência em relação à expectativa criada pela nova realidade financeira.

De acordo com o jornalista, a expectativa no futebol brasileiro é de que o time que tem dinheiro vai, necessariamente, ser campeão. Calçade valorizou a estabilidade que essa situação pode trazer para o clube, inclusive destacando que, a partir do ano que vem, as cotas de televisão serão ainda maiores para o Rubro-Negro.

— Gerou-se a expectativa de que se tem dinheiro, vai ganhar. Aí o torcedor ficou louco, como tem dinheiro e não vence? Mas eu acredito que vai, até porque ele tá indo pra uma estabilidade que é muito superior. O que vem no futuro em termos de televisão, o Flamengo vai subir um degrauzinho a partir da próxima temporada. Então é mais dinheiro, quem chegar vai ter que marcar seu território, organizar o que tá desorganizado.

No entanto, o comentarista afirmou que o planejamento para o próximo ano já está atrasado. Segundo ele, é difícil planejar como vai ser a próxima temporada rubro-negra, já que ainda não se sabe quem será o presidente no triênio 2019-2021. Calçade questionou quem estaria, neste momento, planejando o futuro do clube, e chamou a atenção para que alguns erros repetidos no passado, como contratações de jogadores que não renderam o esperado, não sejam repetidos no futuro.

— O perigo desse Flamengo de hoje é que 2019 já deveria ter começado em agosto. Pra quem tem (dinheiro), agosto você tá no mercado, setembro tá fazendo propostas, e vem chegando os caras. Você trocou o treinador pra ver se ganha o título agora. Eu duvido que ele fique, até ganhando o título. Então, quem tá fazendo o Flamengo de 2019, quem tá sentado planejando, se a diretoria vai ser outra? Você tem uma série de jogadores que não funcionaram e corre o risco de ir pelo mesmo caminho. Isso é perigoso.

Ainda na briga pelo título do Campeonato Brasileiro, o Flamengo tem duelo marcado contra o Botafogo, no próximo sábado (10). Na terceira colocação da tabela, o Rubro-Negro tem 60 pontos conquistados e fica atrás de Internacional (61) e Palmeiras (66), enquanto o rival ainda briga para se livrar totalmente das chances de rebaixamento, ocupando a 14ª colocação. O clássico será disputado no Estádio Nilton Santos, a partir das 19h (horário de Brasília).

0 Comentários
Carregando comentários...
Criação de sites e aplicativos para celular