Fabricio Chicca: “Triste ano velho… O que precisamos para um feliz ano novo?”

Compartilhe com os amigos

É impossível amar o Flamengo sem amar o futebol, tanto quanto é impossível amar o futebol sem amar o Flamengo. O ano foi ruim e não encontrei nenhum argumento, até agora, que tenha sido capaz de me convencer do contrário. Para mim, é simples: se, em janeiro de 2018, a meta do Flamengo tivesse sido: chegaremos nas oitavas da Libertadores, no vice campeonato do brasileiro e na semi final da Copa do Brasil, aí sim, teríamos tido um grande ano. Mas, até onde eu sei, e o que foi dito, promovido, repetido, divulgado, em especial depois das catástrofes do ano de 2017, sermos vice, semifinalistas e oitavo finalistas, para mim é uma tragédia. O que eu ouvi foi: seremos campeões.


Compre capinhas oficiais do Mengão para seu celular. São diversos modelos para você escolher o que mais combina contigo. CLIQUE AQUI para conferir!


A relativização do melhor do desempenho no Brasileiro de 2018, a melhor campanha da história do Flamengo, é no mínimo ridícula. Porque não basta ser a melhor campanha do Flamengo, tem que ser a melhor campanha entre os 20 times que disputam a competição. Torcedor, pense da seguinte maneira, qual seria o seu sentimento, se o Flamengo começasse o ano de 2019 com nova gestão e um discurso como o seguinte:
Somos o time de maior torcida do Brasil, com o maior orçamento, com as finanças mais saudáveis, e o nosso objetivo é ser vice campeão do Brasileirão e chegarmos nas finais da Copa do Brasil e nas semifinais da Libertadores. Se alguém se sentir representado por esse discurso, talvez não entenda o significado da expressão que era repetida desde a Gávea até os lugares mais longínquos do Brasil: Se deixar chegar, levamos. Isso é Flamengo. Traçar objetivos que não sejam, diante da situação que o clube se encontra hoje, sermos campeões de alguma coisa relevante é negar a história do clube. Não se deixe iludir por discursos ensaiados por assessores de imprensa, homens de mídias e etc. O ano foi um fracasso, e o primeiro passo para o sucesso de 2019 é não relativizar, aceitar o fracasso, reconhecer os erros e recomeçar. Ou seja, o primeiro passo é reconhecer que 2018 foi uma tragédia (se estivéssemos trocando uma ideia no boteco da esquina, eu diria, 2018 foi uma m…)

Reconhecer os erros passará, com certeza, por perdermos dinheiro. Contratações erradas, renovações estúpidas, desequilíbrio no elenco, péssimo uso da base, têm que ser reconhecidos, repensados. Isso se chama planejamento. Duas linhas precisam ser estabelecidas. Uma emergencial: 2019 e uma estrutural para os próximos cinco anos. A linha de 2019 tem que garantir (o máximo que se possa garantir em sendo esporte, portanto, com alguma imprevisibilidade) títulos, ou pelo menos um título. Nesse caso, a melhor maneira de garantir um título é apostar em mais de um torneio, a velha história de não manter todos os ovos na mesma cesta. O de longo prazo tem que garantir uma estrutura técnica e tática que assegure um time competitivo e vencedor para as próximas décadas, com o nosso tamanho, nada será aceito que não tenha esse tamanho. Como sou velho, portanto, com orgulho de ter visto Zico e cia, e como tal, estou de luto por 2018. Mais um ano na fila. Que venha 2019…

Fabricio Chicca

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Falta de planejamento, cobranças, DEFINIÇÃO de TÉCNICO.
    Demitir técnico no Carioca
    Barbieri veio do GUARANI e esperaram se eliminado de tudo pra cair.
    Dorival foi um acerto esse ano, cara ao menos em 12 jogos botou o time pra jogar.

  • Não acho q foi essa m…. toda não! Tem pouco tempo tava comemorando gol do Obina pra não cair…. time com Walter minhoca, Léo Medeiros e afins. Ao estou contente por não ganhar nada… mta hora nessa calma

  • Planejamento, elenco, cobrança, sim faltou.
    Porém, o principal erro do Flamengo foi falta de qualidade na beira do campo.
    Palmeiras não ganharia nada sem o Felipão, Corinthians ganhou com Carile e Tite.
    Tem que ter técnico que imponha respeito no elenco, diretoria e adversarios.
    O Dorival com pouco tempo fez o que fez.
    Tem que fechar um técnico urgente e aí sim reformular elenco e planejar diretrizes para 2019.

  • cara o erro de toda a gestão EBM foi um e bem nítido, falta de planejamento, em todos os anos o clube não planejou uma temporada se quer, gritar que vai ser campeão e fácil o negocio e trabalhar e tentar montar um mapa, uma linha de raciocínio de como isso vai da certo, essa gestão nunca fez isso, e só olharmos o caso Rueda, o ano foi perdido desde dezembro passado quando nao exigiram uma postura dele e estragaram tudo colocando o Carpegiani de para quedas e queimando o Barbieri que pra mim tinha potencial pra ser treinado no flamengo se tivesse ficado alguns anos como auxilar do time

  • Mais uma vez, tenho que discordar….como nao vou escrever uma coluna, serei breve. O cara escreve “Não se deixe iludir por discursos ensaiados….” e escreve esse texto ai acima….Ou seja, é no minimo, uma brincadeira de mal gosto….

    • Explica melhor, seu comentário está sem pé nem cabeça

Comentários não são permitidos.