Maior pontuação, mais vitórias e melhor defesa: Flamengo de 2018 pode bater marcas nos pontos corridos

Compartilhe com os amigos

FOTO: GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO

Por: João Pedro Nascimento

O Flamengo chega ao final da temporada de 2018 em momento contraditório: é o único time que ainda possui chances matemáticas de título além do próprio líder do Brasileirão, o Palmeiras, mas ao mesmo tempo, a torcida não está nem um pouco satisfeita com o que foi alcançado no ano. O Rubro-Negro não conseguiu soltar o grito de campeão em nenhuma das competições que disputou, mesmo com os números mostrando que, pelo menos no certame nacional, a campanha do clube poderia servir para tal.

Vale lembrar que o Campeonato Brasileiro passou a ser disputado no formato de pontos corridos em 2003. Nos dois primeiros anos, eram 46 rodadas na Série A. Em 2005, 42. A partir de 2006, o formato passou a ser o atual, com 38 duelos. Em todos esses anos, a maior pontuação do Flamengo foi em 2016, somando 71 pontos. Em 2018, tem 69 restando dois jogos para o final, ou seja: uma vitória seria o suficiente para ultrapassar a marca.

Além disso, naquele ano, o Rubro-Negro somou 20 vitórias durante toda a competição. Em 2018, já alcançou o mesmo número, com dois jogos ainda a serem disputados. O mesmo triunfo que lhe daria a melhor campanha, seria o que determinaria o ano com mais vitórias do Flamengo em um Campeonato Brasileiro de pontos corridos: 21. Nas derrotas, o Mais Querido saiu superado de campo sete vezes neste ano, mesmo número de 2016 e 2011, melhores resultados obtidos em uma temporada. A equipe precisa concluir sua participação no Brasileirão sem perder para Cruzeiro ou Atlético-PR, se quiser que 2018 continue sendo um dos anos com menor número de revezes.

Muito provavelmente, 2018 também será a temporada em que o Rubro-Negro conseguirá sua melhor defesa na era dos pontos corridos: sofreu 27 gols até aqui, em 36 jogos. O melhor resultado já obtido havia sido também em 2016, com 35 tentos nas redes flamenguistas. A não seja vazado oito vezes em dois jogos, a equipe deverá bater a marca.

As atenções do elenco estão focadas no Cruzeiro, adversário pela penúltima rodada do Brasileirão deste ano. Atual bicampeão da Copa do Brasil e garantido na próxima Copa Libertadores, a Raposa, de Mano Menezes, apenas cumpre tabela. Ao Flamengo, resta vencer para assegurar, no mínimo, a segunda colocação, e claro, bater algumas marcas no caminho. A bola rola no próximo domingo (25), no Mineirão, às 17h (horário de Brasília).

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Tivéssemos tido mais coragem em 2017, e vencido a SulAmericana e a Copa do Brasil, a história seria bem outra esse ano, é bom que se diga. O bom senso determina um pouco mais de serenidade na análise, apesar de que o comprometimento da maioria contrastou com a completa falta de comprometimento de alguns do elenco. Investimos em jogadores que vieram de fora, e é preciso um tempo de readaptação. Éverton Ribeiro só mostrou alguma coisa em 2018, e Uribe e Vitinho dão mostras de que só vão desencantar mesmo no ano que vem. Veio Diego Alves, numa fase em que nossos goleiros não estavam bem, mas quem acabou mesmo o ano em alta foi César, cria da base. E Diego Alves, por mim, não jogaria mais no clube. O cemitério está cheio de “insubstituíveis”. Paquetá foi uma boa surpresa, mas já foi e não há porque lamentar. Seria o ano de Paquetá, Vizeu e Vinícius Jr. arrebentarem, mas o futebol atual é isso que se vê. Quem tem mais dinheiro, leva. Fosse assim antigamente, e não existiria a “Era Zico”. Na minha opinião, o time precisa de, pelo menos, 4 bons laterais, um meia (Diego, como Paquetá, tb deve sair), um bom centroavante matador e um zagueiro interior, já que Juan se aposenta, sobem alguns da base mas ainda não têm rodagem, e Réver e Rhodolfo, francamente, não me inspiram muita confiança. Então, Léo Duarte e Thuler já mostraram seu valor, e uma saída de Léo Duarte tb não está descartada. Um outro bom goleiro, pra fazer sombra a César, tb é bem vindo, para não acontecer o que aconteceu com Paulo Victor e Alex Muralha, que se acomodaram com a fraca concorrência e viviam falhando demais. Não queremos que isso aconteça com o nosso César, que sofre hj tb da fraca concorrência de Thiago e Gabriel Batista.
    E a barca pode levar Pará, Rodinei, Rômulo, Marlos, Geuvânio, Trauco, Dourado, e o arrogante Diego Alves (se eu esqueci de alguém, me corrijam). Uma bela economia, que pode ajudar a trazer um matador como Gabigol, e tb Renato Gaúcho, este se parar de ficar especulando e usando o Flamengo pra ganhar o que quer no Grêmio. Senão, fica o Dorival, que fez um trabalho muito bom. E que no futuro tenhamos o nosso estádio próprio, e os títulos que tanto precisamos. 2019 é o nosso ano! SRN.

    • Na verdade vc não esqueceu de colocar alguém na barca, apenas colocou um em que eu acredito que ainda pode ser útil ao Fla, pois além de ser novo parte p cima com dribles rápidos(como fazia o VJ). Só vejo o Berrio fazendo isso tb nos jogos. Lembrando que o cara mal chegou e os idiotas já estão o queimando. Chama-se Marlos Moreno

      • Perdão, esqueceu um sim na barca. O Rever

  • Pouco para o investimento feito nesse elenco de bananas e pipoqueiros que a barca de 2019 seja do tamanho de um titanic

  • Não ganhou nada, mal mal uma classificação para a Libertadores, muito pouco para o investimento feito. Esperamos que contrate um bom treinador (Renato) e dois laterais (top), dois zagueiros (top), um meia (top) e um atacante (top).

Comentários não são permitidos.