Por: João Pedro Nascimento e Tiago Marchezini
O Flamengo chega na reta final do Campeonato Brasileiro brigando pelo título da competição, sob o comando do treinador Dorival Júnior, que chegou bancando Fernando Uribe como centroavante titular da equipe. Admirador confesso do futebol do colombiano, o comandante deu fim a um problema que assolou a cabeça dos torcedores: a alternância de titulares na posição. Até aqui, além de Uribe, outro centroavante do elenco, Henrique Dourado, também já foi considerado titular em outros momentos, mas nunca agradou plenamente ao torcedor. No entanto, algo não se pode negar: quando foram às redes, o Flamengo venceu.
O atual titular do comando de ataque rubro-negro, Fernando Uribe, entrou em campo com a camisa do Flamengo no Brasileirão em 14 oportunidades, anotando quatro tentos. Vale notar que três foram sob o comando de Dorival: dois na vitória sobre o Fluminense, por 3 a 0, e um sobre o Paraná na goleada fora de casa por 4 a 0. O primeiro gol do colombiano, de 30 anos, pelo clube foi na 16ª rodada, contra o Sport, no Maracanã, em vitória dos mandantes também por goleada: 4 a 1.
Henrique Dourado, artilheiro da competição na última temporada, faz ano bem mais discreto em 2018. Entrou em campo 18 vezes pelo Fla e marcou cinco gols: fez os dois da vitória sobre o América-MG, na segunda rodada, anotou outro no Fla-Flu do primeiro turno, também vencido pelos rubro-negros, por 2 a 0, foi às redes novamente oito rodadas depois, contra o Cruzeiro, dando o triunfo por 1 a 0, no Maracanã, e fechou a goleada sobre o Paraná, por 4 a 0. Lincoln, formado nas categorias de base do clube, ainda não se firmou completamente entre os profissionais. Além disso, não foi às redes no Brasileiro, até o momento.
Fernando Uribe, provavelmente como titular, e Henrique Dourado, no banco de reservas, tentarão manter a escrita na próxima rodada da competição, que se encaminha para o final com a equipe na segunda colocação, quatro pontos atrás do líder, Palmeiras. O Flamengo tem compromisso marcado pela 32ª rodada do Brasileiro contra o São Paulo, ocupante da quarta posição, com apenas três pontos a menos do que o Rubro-Negro. O duelo acontecerá no próximo domingo (04), no Morumbi, às 17h (horário de Brasília).