FOTO: MÁRCIO IANNACCA
O Flamengo já tem seu adversário de estreia na fase de grupos da Copa Libertadores definido: trata-se do San José, da Bolívia, que recebera o time carioca em Oruro, sua cidade. No entanto, mais do que propriamente a habilidade do adversário, o que preocupa os brasileiros é a altitude do ar na cidade boliviana, com 3.700 metros acima do nível do mar. Em toda sua história na competição continental, o Rubro-Negro disputou apenas dois jogos acima do que fará em 5 de março.
Ambos os jogos aconteceram na Bolívia, mas na cidade de Potosí, onde o Flamengo enfrentou o Real Potosí duas vezes, a 4.067 metros acima do nível do mar. Na primeira, em 2007, pela fase de grupos, o Rubro-Negro saiu perdendo por 2 a 0, mas buscou a igualdade com gols de Roni e Obina, conseguindo trazer um ponto para o Rio de Janeiro. Em 2012, no mata-mata da fase prévia do torneio, a equipe carioca saiu derrotada por 2 a 1, mas conseguiu se classificar ao reverter o resultado no Engenhão fazendo 2 a 0, com Léo Moura e Ronaldinho.
O Rubro-Negro ainda viveu duas outras situações parecidas, as duas no mesmo país: Bolívia. Na capital do país, La Paz, aos 3.640 metros de altitude, o Flamengo bateu de frente duas vezes com o Bolívar, em 1983 e 2014, e perdeu ambas. Dois anos após conquistar a Libertadores, os cariocas foram batidos por 3 a 1. Há quatro anos, a derrota foi pelo placar de 1 a 0.
Gerson tem contrato com o Flamengo até 31 de dezembro de 2027 A janela de…
Cucho Hernández é um dos nomes visados para substituir Gabigol no Flamengo Após se deparar…
Flamengo já começa a pensar no planejamento da equipe para a temporada 2025 A temporada…
Deivid Washington não foi integrado na pré-temporada do Chelsea (ING) e, com isso, pode acabar…
Marcelo Teixeira, presidente do Santos, quer que Rodolfo Landim seja o próximo mandatário do clube…
Hugo Souza foi revelado nas categorias de base do Flamengo e, agora, foi comprado de…