Bandeira analisa seis anos de gestão no Flamengo: “Fiz o melhor que pude”

Compartilhe com os amigos

FOTO: GILVAN DE SOUZA / FLAMENGO

O Flamengo se tornou um dos clubes mais bem estruturados do futebol brasileiro. Não à toa, o Rubro-Negro inaugurou, em menos de dois anos, dois centros de treinamentos, tanto para a categoria de base quanto para os profissionais. Porém, o presidente Eduardo Bandeira de Mello tem recebido muitas críticas de parte da torcida e também da imprensa, pela falta de títulos relevantes. Bandeira falou sobre o assunto.


Compre capinhas oficiais do Mengão para seu celular. São diversos modelos para você escolher o que mais combina contigo. CLIQUE AQUI para conferir!


Em entrevista ao Blog do Rodrigo Mattos, Eduardo Bandeira de Mello diz que deu o seu máximo e ponderou sobre os feitos em que o Flamengo alcançou dentro de sua gestão, que durou seis anos (de 2013 a 2018). Além disso, o presidente avaliou o futebol do clube, o que tem sido o lado negativo de sua gestão, para muitos. Contudo, Bandeira acredita que em breve os títulos serão conquistados.

De maneira geral, saio de consciência tranquila de que fiz o melhor que pude. Flamengo evoluiu nestes seis anos, financeiramente nem se fala. Pegamos o Flamengo em situação caótica. Passivo era ético e moral. Isso conseguiu ser revertido e hoje o Flamengo é transparente. Nosso faturamento foi multiplicado, patrimônio líquido será positivo pela primeira vez na história. Pode ser auditado pelas ”Big Four” (empresas de auditoria). Em termos gerenciais, Flamengo está em situação invejável o que é impensável há seis anos. Revolução jurídica deixou para trás 600 ações trabalhistas, acabaram penhoras. Neste particular, Flamengo evoluiu bem —, disse Bandeira, passando a analisar também o futebol neste período de mandato:

Falando de futebol, Flamengo voltou a ter condições de atuar no mercado graças à solidez no mercado, a gente pode investir e trazer jogador que não podia. (Fizemos) Trabalho de base que apesar de ser de longo prazo, já formamos jogadores. Construímos dois CTs, por conta disso, nossa base vai ter o melhor centro de base. Ou seja, o clube evoluiu muito. Pergunta: estou satisfeito? Não, porque gostaríamos de ter resultados expressivos no futebol. Tenho certeza de que é uma questão de tempo. Porque futebol não é ciência exata. Você sabe o que te leva a melhorar e o que melhorou. Antes, estava satisfeito por não cair à 2ª divisão. Agora, fica insatisfeito com melhor campanha da história (nos pontos corridos). Quando eu estava na arquibancada, eu gritava ”Libertadores, qualquer dia estamos aí”. Agora não grita porque sempre está. Temos que continuar nesta rota e vamos ser campeões —, concluiu o presidente.

Bandeira de Mello conquistou uma Copa do Brasil, em 2013, no primeiro ano à frente do clube, e dois campeonatos cariocas, em 2014 e 2017. Por isso, para parte da torcida, apesar dos feitos alcançados, o presidente é visto com maus olhos. Agora, com Rodolfo Landim no comando do clube pelo próximo triênio (2019-2021), a expectativa dos rubro-negros é de que a equipe carioca volte a triunfar nos campeonatos em que irá disputar pela frente.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Parabéns que venham os próximos mais que tratem o Flamengo com respeito, dignidade e honestidade,num país onde a maioria só pensa no bem próprio vamos torcer para um Flamengo cada vez melhor e que venham os títulos.

  • Obrigado por tudo. Infelizmente Barcelona nas finanças e Ibis no futebol…

  • Obrigado eduardo bandeira por tudo !!!

  • Pra min tem dois Flamengo um que era chacota e outro depois do EBM que
    e respeito , melhor presidente do Flamengo mesmo sem título tem meu respeito merece um busto na Gávea.

  • Parabéns EBM não tivemos grandes conquistas no futebol, mas fora dele provaste ter sido o melhor Presidente que o nosso Flamengo já teve e isso a oposição não pode esconder ou negar.

  • Sem mimimi . Eduardo Bandeira de Melo, o MELHOR PRESIDENTE DA HISTÓRIA DO FLAMENGO!

  • Essa nova gestão so precisa agora ganhar titulos sem desculpas pois a cama já esta armada é so deitar!

  • Para mim não importa quem iniciou o projeto, mas sim quem estava lá para dar a canetada final!
    BDM durma tranquilo porque vc trouxe o respeito de volta!
    E outra coisa vamos ficar de olho na nova gestão, aonde o mínimo que teremos e que seja melhor ainda que a do BDM!

  • A gestão EBM criou uma nova era no Flamengo. EBM será lembrado na história como o presidente que saneou a dívida do clube, construiu 2 CT, liquidou os processos trabalhistas e triplicou as receitas. Ao falarem do Flamengo vão falar do período de antes de EBM e depois de EBM.

    • É Amigos com isso as gestões seguintes a do EBM terá que conviver com o fato a verdade que esta atual gestão foi a melhor que o Clube teve desde sua criação.

  • Bandeira obrigado pelos servicos prestados nestes 6 anos na parte administrativa afinal mesmo que vc nao tenha ajudado a criar o plano de restruturacao financeira (o que eu duvido ele deve tambem ter ajudado) sua gestao seguiu a risca alem de ter ajudado no profut e com a entrega dos 2 Cts na sua gestao vc deixa um legado inquestionavel.
    E nao posso esquecer do seu trabalho na bade onde estamos colhendo frutos com titulos etc.
    Uma pena que no futebol profissional deixou a desejar e sai com apemas 1 titulo de expressao que voce seja um opositor consciente como foi em noventa por cento das vezes a chapa vencedora.
    Apesar de achar que se escolherem Abel a nova diretoria comeca errado (torco para esta errado) esta nova diretoria colecionara os títulos que nao vieram.

  • Pra mim o Bandeira merece uma estua na Gávea como o herói que tirou o Flamengo do fundo do poço e elevou a essa grandeza que hoje se encontra

    • O pessoal só leva em conta os erros. Foi o melhor presidente que há passou por aí, o que não quer dizer que é perfeito…

      • Melhor presidente eu discordo pois o Marcio Braga do inicio dos anos 80 fez guardadas as devidas proporcoes o mesmo que Bandeira fez o mal do Marcio Braga foi sua volta na decada de 2000.

      • Eu concordo.

    • Exatamente!!! Haverá um período de antes da gestão EBM e outra depois.

    • Esquecem que o que “ele fez” foi um trabalho conjunto, muito influenciado pela diretoria agora eleita. Ele merece respeito? Sim, foi um bom presidente na questão de gestão financeira, mas idolatrar já passa dos limites. Estátua pra dirigente? Me poupe!

    • Amigos o interessante que a oposição chapa Roxa diz que foi ela que idealizou e fez toda a reformulação da área financeira do Flamengo e quer ter o BÔNUS desta obra por ter dado certo, mas em relação ao futebol que não foi o que os torcedores esperavam o ÔNUS eles querem que fique com a gestão EBM. Caramba! Lembro-me que quando o BAP saiu do Flamengo tirou da camisa o Patrocínio da SKAY para descapitalizar o Basquete e colocarem os erros na gestão atual. Ah! vão se catar.

    • ez um milagre!
      Tirou um clube quase falido (já era chamado de FLALIDO) e o transformou numa potência. Se os
      títulos não vieram, não foi por falta de trabalho, de estrutura e de craque. Esta gestão trouxe
      craques consagrados e muitas grandes revelações. Muitos, infelizmente, deixaram a desejar.
      Entretanto, além de ter disputado finais (foi o time que mais as disputou, em 2017) a equipe
      estabeleceu, de vez, a sua competitividade.
      Parabéns pelo que fez, EBM. Foi o melhor gestor que vi, acompanhando por décadas, o C.F.
      Flamengo.
      Os que contestaram a sua gestão, não entendem o que é gerenciar um clube com a grandeza
      do Flamengo e de sua torcida, a maior do planeta.
      Questionaram a falta de uma estátua do Zico, no novo e impecável CT. Diria que não seria nenhum
      exagero, se o clube colocasse uma estátua do EBM (representando todo o seu grupo administrativo)
      na sede do clube.

    • Concordo com vc!!! E acrescento mais.. sem dúvidas o melhor presidente da história do Flamengo… Orgulho de ser rubro Negro hj!!!! Obrigado EBM…

Comentários não são permitidos.