O Flamengo continua se movimentando nos bastidores para conseguir fortalecer o elenco que participará da próxima temporada após o anúncio do único reforço até aqui, o zagueiro Rodrigo Caio. No entanto, nem apenas de bons jogadores se constrói um time vencedor. De acordo com a opinião do jornalista Zé Elias, da ESPN, o Rubro-Negro precisa solucionar alguns problemas de administração para conseguir ter sucesso.
Segundo o comentarista, é necessário saber administrar os momentos de pressão dentro do clube, além de conseguir montar um elenco capacitado. Para ele, ter mais qualidade ou organização não será o suficiente para ganhar dentro de campo, já que essas situações afetam diretamente o rendimento dos jogadores. O jornalista ainda relembrou o caso do goleiro Diego Alves, que se desentendeu com o então treinador, Dorival Júnior.
— No Brasil, a gente ainda tem essa disparidade. Tem organização, mas na hora do campo, o time que não tem a estrutura, não tem aquilo que você tem, pode ganhar de você. Essa estrutura, todo esse investimento, pode ser em vão se você não trabalhar direito, não administrar as situações de pressão, não detectar os pequenos problemas que vão se tornar uma bola de neve, e aí manda embora o treinador, porque ele não conseguiu fazer isso. O maior exemplo, eu sei que é uma outra gestão agora, mas um exemplo de estrutura que você não consegue controlar: como eles administraram a confusão do Diego Alves?
Com novo treinador (Abel Braga) e nova gestão, encabeçada pelo presidente Rodolfo Landim, o Flamengo ainda se prepara para a próxima temporada. A reapresentação dos jogadores está marcada para o início de janeiro, e o time tem o primeiro compromisso no dia 10, contra o Ajax, da Holanda. O jogo é válido pela Florida Cup, torneio amistoso de pré-temporada que o Rubro-Negro irá disputar como preparação para o ano de 2019.
Abel não fique com esse mão de quiabo no gol (Diego Alves), isso é maior enganador. Xô uruca manda pra fora.