Privacidade e cookies: Este site utiliza cookies. Ao continuar a usar este site, você concorda com seu uso.
Aceitar
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
  • Últimas Notícias
  • Tabelas e Jogos
    • Brasileirão
    • Libertadores
    • Copa do Brasil
    • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
    • Contratações
    • Vendas
    • Renovações
    • Empréstimos
  • Vídeos
Anuncie
Clique aqui e fique por dentro das notícias do Flamengo no WhatsApp
Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e BastidoresColuna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores
Ajuste de FonteAa
  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos
Busca

Notícias Atualizadas do Flamengo

Flamengo
  • Notícias
  • Exclusivas
  • Bastidores
  • Opiniões e Análises
  • Vídeos
  • Coletivas
  • Política
  • Finanças
  • Mercado
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Desfalques
  • Estatísticas
  • Arbitragem
Torcida
  • Blog
  • Enquetes
  • Figurinhas
  • Memes
  • Curiosidades
  • Escalação
  • Sócio-Torcedor
  • Ingressos
  • Onde Assistir
  • Manto
  • Estádio
  • Aerofla
Futebol
  • Brasileirão
  • Copa do Brasil
  • Libertadores
  • Copa do Mundo
  • Seleção
  • Cariocão
  • Mundial de Clubes
  • Intercontinental
  • Internacional
  • Base
  • Copinha
  • Feminino
Esportes
  • Basquete
  • Esportes Olímpicos
  • eSports
  • Ginástica
  • Judô
  • Natação
  • Vôlei
  • Jogos Olímpicos

Áreas envolvidas, acompanhamento de lesões e Flórida Cup: veja como será planejamento de férias do Flamengo

Redação
Redação
Publicação: 03/12/2018
Nenhum comentário
Atualização: 03/12/2018
Compartilhar
FOTO: GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO

FOTO: GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO

Por: Carla Araújo

O fim do Campeonato Brasileiro significa também o início das férias para a maioria dos jogadores de futebol. Segundo a Lei nº 9.615/1998, é garantido um período de 30 dias, que deve ocorrer junto ao recesso das atividades desportivas. No caso dos que atuam pelo Flamengo, começou no último domingo (02). Com o fim da temporada 2018, o foco agora se volta para 2019. Pensando em um melhor condicionamento dos atletas, o Fla faz, desde 2017, um planejamento de férias. Com bom resultado este ano, Dr. Márcio Tannure, chefe do departamento médico do clube, explica um pouco mais sobre o trabalho.

— É feito quando a gente vai planejando a pré-temporada. O nome é “férias”, então, teoricamente, é pra eles descansarem, ficarem com suas famílias, é o momento de cada um. Não é uma obrigatoriedade. O que a gente faz é uma orientação pra que eles sigam. Esse ano, quando eles se reapresentaram, foi uma surpresa positiva pra gente, porque chegaram melhor do que o esperado. Todos eles recebem uma cartilha com uma sugestão de atividades físicas. Isso faz parte da preparação para que a gente possa aumentar a carga na pré-temporada.

Ainda segundo Dr. Tannure, o planejamento das férias é individualizado. Isso porque, alguns atletas podem estar vindo de alguma lesão ou tenham tendência maior a ganho de peso. Dessa forma, cada trabalho é feito de forma diferente, acompanhado pela área específica. Ele explica que as orientações são gerais, mas, que cada um tem seu programa personalizado. Em entrevista ao Coluna do Flamengo, o médico do Rubro-Negro falou de todo o processo e sobre como será com a ida para a Florida Cup. Confira abaixo a entrevista completa.

FOTO: CARLA ARAÚJO/COLUNA DO FLAMENGO

Compre capinhas oficiais do Mengão para seu celular. São diversos modelos para você escolher o que mais combina contigo. CLIQUE AQUI para conferir!


Áreas envolvidas no planejamento

Todas são envolvidas, nosso trabalho é interdisciplinar. Como é individualizado, cada um tem sua demanda. Tem atletas com exigência maior na parte física. Vão ter os lesionados, em que a participação do médico e do fisioterapeuta vai ser importante. Tem aqueles com tendência maior a ganho de peso, então o nutricionista vai ser essencial. A gente discute diariamente sobre todos os atletas. Temos reuniões com as áreas sempre antes e após os treinos. Isso é só uma extensão, sentamos juntos para elaborar o conceito geral para todos eles. Em função da demanda de cada um, criamos sua planilha individualizada.

Acompanhamento durante as férias

Hoje, a gente tem esse canal aberto. Não é uma coisa obrigatória. Mas, o que é muito interessante é que muitos deles buscam isso da gente, eles que nos procuram, pedindo uma orientação. Por exemplo, enviam vídeos do que têm feito, isso aconteceu muito ano passado. Isso deixa a gente feliz. Mostra que todo esse processo que temos feito no Flamengo, nos últimos anos, tem dado resultado de alguma maneira.

Receptividade dos atletas ao planejamento

Existe uma diferença grande entre jogador e atleta. Normalmente, digo que jogadores todos são, atletas alguns. A gente vem, de um tempo pra cá, nesse processo de educação continuada, tentando buscar atletas de excelência. E isso tem acontecido. São férias, então, eles vão sair da rotina, e é para isso mesmo. O que não queremos é que seja algo exagerado, que traga algum maleficio na pré-temporada. Do ano passado pra esse, tivemos um resultado superpositivo. Eles voltaram melhores do que a gente esperava, sabendo que não da mesma maneira como terminaram. Mas, não teve nenhum excesso que tenha saído da curva.

Casos de jogadores com lesão

Dependendo do tipo de lesão, o jogador tem até que ficar aqui (no Ninho do Urubu) tratando. Quando acontece de ter uma lesão, no caso do Réver ano passado, ele volta antes e trata aqui com os nossos fisioterapeutas. Tem esse acompanhamento o tempo todo. É o que vai acontecer com o Juan também. Vamos ver como ele estará até lá.

Casos de jogadores que chegam no meio do ano

A gente espera que a pré-temporada seja o momento para igualar um pouco, em termos de treinamento, todos eles. Mas, é óbvio que é um desafio. Para alguns, o meio do ano seria início de temporada. Além disso, no futebol brasileiro, o número de jogos, viagens e intensidade é diferente. Jogadores como o Uribe, por exemplo, que são estrangeiros, têm ainda outras questões: adaptação familiar, clima, etc. Tem toda uma adaptação: físico, técnico, tático, mental e emocional. Quem vem de fora, perdemos essa janela de oportunidades de estar junto na pré-temporada. A gente não consegue fazer a periodização. Dentro do possível, tentamos coloca-los da melhor forma. Mas, eles vêm de calendários diferentes, então, o impossível a gente não consegue fazer.

Casos de jogadores que vêm da base

A gente sabe quais são os jogadores do juniores que já estão no último ano e que ano que vem, pela idade, viram profissionais obrigatoriamente. Temos outros que a comissão conversa e acha que seria válida essa aproximação, enxergar mais próximo, uma carência em alguma posição, por exemplo. Então, tudo isso é discutido antes, sabendo que existem situações pontuais. Mas, normalmente, sabemos antes quem vem da base para participar dessa pré-temporada. Quando fazemos esse planejamento, já temos os nomes, até para termos ideia do número de atletas que estarão participando. Isso tem que ser sabido, porque envolve número de quartos, passagens, então, nem poderia ser algo em cima da hora.

Pré-temporada com a Florida Cup

Não posso afirmar exatamente como será, só vivendo lá, porque vai ser uma coisa nova pra gente também. Mas, o planejamento é o mesmo. Vamos começar aqui fazendo as avaliações físicas, fisiológicas, como sempre fizemos. Óbvio que tem o deslocamento, que interfere. Mas, uma vez que você está instalado lá, não muda muito do que seria aqui. Tentamos fazer a rotina bem parecida da que temos aqui. A maior diferença mesmo seria a questão da viagem, uma de ida e uma de volta, que estando aqui não teríamos. Mas, talvez tivessem amistosos, por exemplo, e poderia perder esse tempo também em traslado.

Exames feitos na reapresentação

A gente tem uma agenda na pré-temporada, em que fazemos avaliações clínica, cardiológica, oftalmológica, exame dentário e avaliação ortopédica, além dos exames clínicos de sangue e laboratoriais. Passado isso, são feitas as avaliações físicas e fisiológicas, em que testamos força, potência, resistência e velocidade dos atletas, para sabermos em que nível estão. A gente sabe o nível que eles pararam no ano anterior e o que esperamos. Montamos a carga de trabalho individual de cada um a partir daí.

Assuntos:Colunacoluna do flaColuna do FlamengoflaFlamengoflanoticiasflorida cupMais queridoMengãomengonoticias do flamengonotícias Flanoticias mengãonovidades flanovidades mengãopre temporadaRUBRO-NEGROúltimas Flaultimas mengão
Compartilhe este artigo
Facebook WhatsApp WhatsApp LinkedIn Reddit Threads
Nenhum comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Manchetes do Flamengo Hoje

Falha do Rossi? Gol do Cruzeiro gera debate sobre goleiro do Flamengo

1

Bruno Henrique está fora do próximo jogo do Flamengo

2 2
@colunadofla nas Redes
835KGostei
1.1MSeguir
1.1MSeguir
965KInscritos
TiktokSeguir
WhatsAppSeguir
Google NewsSeguir
ThreadsSeguir
Inscreva-se no Canal

Gol do Flamengo: Pedro recebe de Arrascaeta e abre o placar contra o Cruzeiro

4 1
Vote na Enquete

[yop_poll id=”-2″]

Últimas Notícias do Flamengo
Mercado

Flamengo avança em conversas para renovar contrato de Erick Pulgar até o fim de 2028

58 1

Com 3 ofertas do exterior, Cebolinha negocia saída imediata do Flamengo

143 4
Brasileirão

Flamengo sai na frente, mas deixa Cruzeiro virar e dá nova chance ao Palmeiras no Brasileirão

2 5

AO VIVO: assista ao jogo do Flamengo x Cruzeiro, pelo Brasileirão

1
Libertadores

Flamengo emplaca 3 jogadores na seleção da rodada da Libertadores

13 3

Ayrton Lucas celebra má fase superada após classificação do Flamengo na Libertadores

37 6
Comentários Recentes
  1. Chagas Pereira em Ufa! John Textor afirma que jamais compraria o Flamengo: “Me tiraram do sério”

    Graças a Deus porque de caloteiro nós não gostamos.

  2. Laércio em Ufa! John Textor afirma que jamais compraria o Flamengo: “Me tiraram do sério”

    Lembrei do Leonardo Jardim, Paulo Souza e Matías viña

  3. PS em Cruzeiro misto e Flamengo com força máxima: veja prováveis escalações de jogo do Brasileirão hoje

    Cara! O que esse JBoto faz nesse clube, nem jogador ele consegue trazer. Quero ver se alguém sairá desse elenco,…

  4. Cecéu Carvalho em Flamengo divulga lista de relacionados para jogo contra o Cruzeiro, pelo Brasileirão

    O Delacruz ainda joga no Flamengo?

  5. Fernando Walker em Simon Ledo sobre Palmeiras x Vasco, no Brasileirão: “A promiscuidade está escancarada”

    O Vasco tem que pensar em si mesmo e não em prejudicar o Flamengo. Se perder, ajuda o Palmeiras mas…

Coluna do Fla | Notícias do Flamengo, Jogos ao Vivo e Bastidores

O maior site da maior torcida do mundo.

O Coluna do Fla é um portal jornalístico independente, focado na cobertura do Clube de Regatas do Flamengo.

Com trabalho conjunto entre site, canal e redes sociais, o Coluna traz as principais notícias, realiza transmissões de jogos e eventos ligados ao Flamengo, além de oferecer espaços de entretenimento e interações entre torcedores.

© 2015-2026 Coluna do Fla. CNPJ: 36.203.329/0001-05. Todos os direitos reservados.

Flamengo

  • Últimas Notícias
  • Brasileirão
  • Libertadores
  • Copa do Brasil
  • Campeonato Carioca
  • Mercado da Bola
  • Contratações
  • Vendas
  • Renovações
  • Empréstimos
  • Vídeos

Institucional

  • Sobre o Coluna do Fla
  • Contato
  • Expediente
  • Termos de Uso
  • Política de Privacidade

Site do Flamengo

  • Clube de Regatas do Flamengo