Um clássico entre Flamengo e Vasco, no dia 31 de janeiro de 2013, voltou a ser assunto para o zagueiro Dedé, hoje no Cruzeiro, mas titular naquele lado, pelo rival do Rubro-Negro. Em conversa durante o Bolívia Talk Show, o Mito, que recentemente voltou a ser lembrado por Tite em convocações da seleção brasileira, relembrou um gol sofrido pelo atacante Rafinha, lance muito relembrado pelos torcedores do Flamengo.
Na ocasião, o jovem rubro-negro arrancou em velocidade e passou com facilidade pelo zagueiro, antes de finalizar no canto do goleiro Alessandro. A partida marcava os 150 jogos do defensor com a camisa vascaína, o que certamente ficou em segundo plano após a derrota. Dedé reconheceu o desempenho do adversário, mas se defendeu sobre o lance.
— Os flamenguistas colocam muito isso, por causa de um lance que o Rafinha fez, ele jogou demais nesse jogo. Esse moleque tava com alguma coisa no corpo. Mas os caras me colocam em um lance que eu tentei fazer a cobertura de outro, o cara fez o gol em cima de mim e aí, ferrou. Mas o moleque se destacou, ele bagunçou a gente no Vasco nesse jogo.
Naquele jogo, o gol de Rafinha foi apenas o quarto do Flamengo no jogo, após o jogador participar dos outros três, anotados por Hernane, Nixon e Cléber Santana. O desempenho do garoto ficou marcado na cabeça dos rubro-negros, mas não foi o suficiente para mantê-lo na equipe, já que não se estendeu ao restante da temporada.
Desde que deixou o Flamengo, em 2014, o atacante nunca conseguiu realizar o mesmo número de jogos em uma mesma temporada: foram 43 com a camisa rubro-negra, e três gols marcados. Ainda vestiu as camisas de Bahia, Atlético-GO, Daejeon Citizen-COR, Metropolitano, Thai Honda-TAI e Avaí, clube com o qual tem contrato atualmente, aos 25 anos.