FOTO: GETTY IMAGES
Apesar da frustração envolvida com a perda do título do Campeonato Brasileiro para o Palmeiras, o segundo lugar conquistado pelo Flamengo lhe dá o direito de participar da Copa Libertadores de 2019, entrando diretamente na fase de grupos. A Conmebol definiu, em sorteio realizado em sua sede, em Luque, no Paraguai, na noite desta segunda-feira (17), como serão compostas as oito chaves da competição. Colocado no pote 02 do sorteio, o Rubro-Negro caiu no Grupo D, com Peñarol-URU, o cabeça de chave, LDU de Quito-EQU e o campeão da Bolívia, que poderá ser o San José ou o Royal Pari.
Ou seja, no grupo rubro-negro, o Flamengo é o único que não conquistou seu campeonato nacional. O Peñarol se garantiu na competição por ter vencido o Campeonato Uruguaio, deixando o rival Nacional como vice-colocado. A LDU, mesmo após perder Hernán Barcos para o Cruzeiro, teve o mesmo destino, conquistando o Campeonato Equatoriano sobre o rival, no caso, o Emelec, dentro do Casablanca. Além disso, o campeão boliviano também fará parte da chave. O vice, por sua vez, entra na segunda fase prévia.
A estreia das equipes que fazem parte da fase de grupos da Libertadores está prevista para acontecer entre os dias 05 e 07 de março, já com todas as vagas preenchidas, inclusive com os classificados das duas primeiras fases. O terceiro colocado de cada chave é automaticamente eliminado e disputa a Copa Sul-Americana.
Mamão com açúcar!