FOTO: GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO
A torcida do Flamengo é uma das que menos pode reclamar de lesões durante a temporada de 2018. Segundo levantamento feito pelo Globoesporte.com, entre as 20 equipes da Série A, o Rubro-Negro só não teve menos baixas médicas que o Atlético-MG, que conta com Rodrigo Lasmar, médico da seleção brasileira. Em entrevista ao site, Márcio Tannure, chefe do DM rubro-negro, celebrou os bons números.
— O Flamengo foi o único time esse ano que jogou as três competições sem poupar e mesmo a gente não poupando conseguimos fazer com que eles performassem, que é a nossa obrigação, a gente teve um baixo índice de lesão. Com certeza isso nos deixa satisfeito. Mostra que o trabalho que vem sendo feito é bem executado, bem realizado e está dando frutos para o clube, que é o nosso objetivo: ver os jogadores performando, aptos e sempre o menor tempo possível no DM. O que é uma economia financeira para o clube. Isso é um ganho técnico para o treinador que pode contar na maior parte do tempo com seus principais jogadores -, disse.
De maneira geral, os números do Fla foram bastante positivos, ainda mais se compararmos com 2017. No último ano, o Rubro-Negro entrou em campo 83 vezes e teve 42 problemas médicos registrados. Já nesta temporada, foram 67 jogos oficiais, com apenas 25 desfalques. Em média, a queda foi de 0,5 por partida para 0,37. A coxa foi a região mais afetada por lesões (9), seguida do joelho (6), e do tornozelo (5).
Zagueiros do Flamengo e Léo Moura, no Grêmio, como grandes frequentadores do DM
Porém, a defesa foi um problema. Juan, de 39 anos, foi quem mais frequentou o departamento médico. Foram quatro idas em oportunidades diferentes e 31 jogos como desfalque. A lesão mais grave foi uma ruptura do tendão de auiles, que fez com o que o ídolo perdesse a reta final do Brasileirão e adiasse a aposentadoria para que possa se despedir dos gramados após a disputa do Campeonato Carioca. Rhodolfo e Réver vêm em seguida.
Na outra ponta do ranking de baixas médicas, está o Grêmio, com 64. Mesmo escalando time reserva em algumas oportunidades e realizando rodízio no elenco, o Tricolor Gaúcho voltou a sofrer com constantes lesões, como já havia ocorrido em 2017. O jogador mais presente no DM foi Léo Moura, lateral que chegou a flertar com o Flamengo nesta janela de transferências. O experiente jogador de 40 anos parou por seis vezes. No total, foram 823 lesões entre equipes da Série A no ano.
Confira o ranking de baixas médicas no ano entre os times da Série A:
Grêmio – 64
Paraná – 57
Bahia – 50
Internacional – 47
Santos – 47
Ceará – 45
Chapecoense – 45
São Paulo – 44
Sport – 44
Botafogo – 42
Corinthians – 42
Vasco – 42
Vitória – 42
América-MG – 40
Fluminense – 38
Cruzeiro – 33
Athletico Paranaense – 31
Palmeiras – 28
Flamengo – 25
Atlético-MG – 17
Flamengo venceu na reinauguração da Arena da Floresta neste domingo (24) Os crias do Ninho…
Rodolfo Landim deseja ter Calleri no Flamengo Rodolfo Landim vive as últimas semanas como presidente…
De La Cruz participou novamente do treinamento com grupo do Flamengo O elenco do Flamengo…
Publicação de De La Cruz tem piscina, churrasco e deboche O Flamengo deu sequência neste…
Mirassol conquistou pela primeira vez vaga na Série A A 38ª rodada do Campeonato Brasileiro…
Erick Flores fez parte do elenco do Flamengo campeão do Carioca e do Brasileirão em…