Flamengo está entre clubes que mais utilizaram jogadores da base no Brasileirão

Compartilhe com os amigos

FOTO: GILVAN DE SOUZA / FLAMENGO

O Flamengo chamou a atenção no Campeonato Brasileiro deste ano, por ter dado muitas oportunidades para os atletas criados na categoria de base do clube. Não à toa, alguns foram vendidos por milhões de reais, e outros são joias a serem lapidadas para seguirem o mesmo caminho. Prova disso, é que o Rubro-Negro foi a sexta equipe que mais minutos deu para os seus jovens jogadores.


Compre capinhas oficiais do Mengão para seu celular. São diversos modelos para você escolher o que mais combina contigo. CLIQUE AQUI para conferir!


O levantamento foi feito pelo site Footstats, e contou com atletas com a idade até 26 anos. Com isso, ao todo, o Flamengo deu oportunidade em 9.420 minutos, distribuindo em nove jogadores. São eles: César, Léo Duarte, Matheus Thuler, Jean Lucas, Matheus Savio, Lucas Paquetá, Vinicius Jr, Felipe Vizeu e Lincoln.

Dentre os que estão na lista, Vinicius Júnior e Felipe Vizeu deixaram o clube em meado de 2018, por terem sido negociados com o Real Madrid, da Espanha, e com a Udinese, da Itália, respectivamente. Além dos dois, Lucas Paquetá, um dos principais nomes do Flamengo na temporada, também foi vendido, para o Milan, da Itália, mas ficou no Fla até o final do Brasileirão.

Santos, Botafogo, Vitória, Fluminense e Athletico deram mais oportunidades para os seus jovens da base do que o Fla. Estes clubes tiveram atletas em campo por 13.944, 12.470, 10.915, 10.801 e 9.870 minutos, distribuídos em 15, 11, 14, 17 e 9 jogadores, respectivamente. O campeão Palmeiras, por sua vez, foi o segundo clube a menos utilizar garotos oriundos de suas categorias inferiores: foram 2.609 minutos e quatro meninos.

Vale ressaltar ainda, que no levantamento feito pelo site Footstats, atletas como Juan, de 39 anos, e Julio Cesar, também de 39 e que se aposentou do futebol após jogo contra o América-MG, no Brasileirão, não fizeram parte da estatística, apesar de terem sido revelados pelo Flamengo. Em 2019, com Abel Braga à frente do comando técnico do Mengão, a tendência é que mais jogadores da base sejam utilizados durante a temporada, devido a característica do treinador.

Compartilhe com os amigos

Veja também