Flamengo terá software utilizado por Bayern e City que promete ajudar dentro de campo

Compartilhe com os amigos

FOTO: GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO

Para a temporada de 2019, o Flamengo terá novidades também no campo da tecnologia. O Rubro-Negro é o primeiro time da América Latina a adotar o Sports One, um conjunto de softwares que ajuda a tomar decisões táticas com base na coleta e análise de dados. Diante disso, pode ter papel fundamental nas decisões a serem tomadas pela comissão técnica, por exemplo.

Luiz Filipe Teixeira, vice-presidente de administração e tecnologia da informação do Flamengo, conta os benefícios que a ferramenta trás: “É possível misturar informações sobre as condições fisiológicas e médicas do atleta para obter novas visões (de jogo). Dá para ver como um jogador atua até de acordo com variáveis como temperatura e umidade (no dia e local da partida)“, disse ao site Valor.com.

O Sports One foi criado pela SAP, maior companhia de software da Europa, para o time alemão Hoffenheim, que é patrocinado pela empresa. Isso ocorreu em novembro de 2013, mas atualmente metade das equipes da Alemanha usam o servçiço, além da seleção do país. Outros clubes famosos como Manchester City também são adeptos. Ao todo, são mais dde 60 clientes, contando equipes de rúgbi e esqui.

A previsão é de que o Flamengo passe a usar o software até o fim do primeiro trimeste do próximo ano. O contrato foi assinado em novembro, ainda durante a gestão de Eduardo Bandeira de Mello. Nos últimos anos, o clube rubro-negro tem investido fortemente no quesito tecnológico.

Compartilhe com os amigos

Veja também