FOTO: GILVAN DE SOUZA/FLAMENGO
Por: Venê Casagrande
Marlos Moreno chegou ao Flamengo em janeiro, por empréstimo de um ano junto ao Manchester City, da Inglaterra, na esperança de reencontrar o bom futebol apresentado nos tempos de Atlético Nacional, da Colômbia, quando foi campeão da Libertadores. O time inglês aceitou ceder o atacante de graça, mas com uma condição (e exigiu em contrato): ele teria que atuar em pelo menos 65% dos jogos, caso contrário, o Rubro-Negro deveria pagar em torno de 300 mil euros, cerca de R$ 1,1 milhão pela cotação atual.
Ao todo, Flamengo disputou 68 jogos oficiais em 2018, mas Marlos Moreno entrou em campo em apenas 35 destes, ou seja, cerca de 50%. Com isso, o Rubro-Negro terá que pagar a quantia ao Manchester City. Entretanto, o time inglês, até o momento, não exigiu o pagamento do montante. O atacante marcou apenas um gol, sobre o Palmeiras, em empate no Maracanã pelo Brasileirão.
O Manchester City fez questão de exigir essa cláusula porque ficou receoso de Marlos Moreno não ser aproveitado após a saída de Reinaldo Rueda, então técnico do Flamengo e quem pediu a contratação do atacante. Os dois se conhecem desde os tempos de Atlético Nacional. Vale ressaltar que o ingleses investiram cerca de 13 milhões de euros para contratar Moreno junto ao clube colombiano.
Esta é uma prática comum no futebol, já que os clubes que estão cedendo os atletas querem garantir que eles terão minutos em campo, com o objetivo de se desenvolverem o máximo possível. O próprio Flamengo, inclusive, fará o mesmo com o goleiro Thiago: negociando o empréstimo do atleta com o Atlético-GO, o Rubro-Negro quer garantir que o prata da casa tenha tempo de jogo, atuando em pelo menos 60% dos jogos.
Marlos Moreno tem 22 anos e, além de Flamengo, Atlético Nacional e Manchester City, o atacante vestiu a camisa de Deportivo e Girona, ambos da Espanha.
Oi
Mais uma mancada do Banana