Qual o principal fator que levou o Flamengo a ficar mais um ano sem título expressivo?

Compartilhe com os amigos

FOTO: GILVAN DE SOUZA / FLAMENGO

O Flamengo é apontado por muitos como um dos melhores elencos do Brasil. Além disso, o clube ficou no “quase” em 2017, com dois vice-campeonatos: Copa Sul-Americana e Copa do Brasil. O ano de 2018 prometia ser de glórias para o Rubro-Negro, o que não aconteceu.

O Flamengo até iniciou a temporada deste ano comemorando: conquistou o primeiro turno do Campeonato Carioca. Porém, perdeu na semifinal do torneio para o Botafogo, por 1 a 0, e passou algumas semanas apenas treinando, a espera do Brasileirão.

Em meio a isso, havia a Copa Conmebol Libertadores. O Fla se classificou em segundo lugar do grupo, que continha River Plate-ARG (primeiro colocado), Emelec-EQU e Santa Fe-COL. Contudo, nas oitavas de final, o Cruzeiro eliminou o Rubro-Negro, que decidiu apostar na Copa do Brasil.

Jogadores do Flamengo antes da eliminação para o Cruzeiro, na Libertadores (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

Na competição eliminatória, o Flamengo entrou nas oitavas de final, por ser um dos participantes da Libertadores da América. Após eliminar a Ponte Preta, nas oitavas, e o Grêmio, nas quartas, o clube esbarrou no Corinthians, na semifinal, depositando todas as fichas no Campeonato Brasileiro.

Na única competição inteiramente de pontos corridos, o Flamengo teve um início promissor, chegando a ficar até 13 rodadas na liderança. Porém, após a pausa para o Mundial, o Fla oscilou e viu o Palmeiras abrir vantagem na tabela. Nem mesmo o bom aproveitamento de Dorival Jr., que assumiu a equipe nos últimos 12 jogos da competição, foi o suficiente para levar o Rubro-Negro ao título do Brasileirão.

Com a segunda colocação garantida na tabela, com 72 pontos, e, assim como em 2017, sem conquistar nenhum título relevante, o Flamengo finaliza a temporada neste sábado (01), contra o Atlético-PR. A partida vai ser disputada no Maracanã e terá início às 19h (horário de Brasília).


Compre capinhas oficiais do Mengão para seu celular. São diversos modelos para você escolher o que mais combina contigo. CLIQUE AQUI para conferir!


Os colunistas do Coluna do Flamengo opinaram:

MATHEUS BRUM

O que prejudicou o Flamengo, mais uma vez, foi o péssimo planejamento feito pra temporada. A indefinição dos treinadores, logo no início do ano, acarretou numa série de problemas, como montagem de elenco, treinamentos, sequência de jogos, etc.

Se tivéssemos um técnico bom, que entendesse o elenco e que participasse da contratação dos jogadores, provavelmente estaríamos chegando ao fim de 2018 comemorando algum título.

Palpite: Flamengo 3 x 2 CAP


FABIO MONKEN

Leniência! Essa é a palavra com a qual eu definiria a falta de títulos em 2018. Faltou cobrança pelas metas traçadas, faltaram entrevistas de jogadores alinhados com a vitória e menos complacentes com os reveses, faltou um pouco de sorte também. Mas definitivamente faltou competência, aquele “It” a mais, que diferencia um time muito bom de uma equipe verdadeiramente campeã. Aguardemos 2019!
Quanto às partida de hoje, o único resultado que o elenco tem o dever de nós entregar é a vitória. Seremos mais de 64.000 magnéticos no Maracanã. Iremos gritar, cantar, celebrar, em grande estilo, como de praxe, o amor e a paixão que é torcer pro maior clube do mundo. Vestindo negro-encarnado, nossa torcida fechará a temporada mostrando mais uma vez ao Brasil quem é o maior e melhor do país. Sem lobby de emissoras esportivas bairristas, sem alavancada política para construção de estádio, sem patrocínio inflado e fora da realidade. Venceremos e comemoraremos! E a saudade já começará a bater antes mesmo do apito final, afinal de contas: isso aqui é Flamengo!
Rumo à vitória. Mesmo que ela não valha nada para alguns, para o flamenguista ela é obrigatória até em roda de porrinha, hoje, ontem e sempre!
Vai pra cima deles, Mengo!!!

Palpite: Flamengo 3 x 0 Atlético PR


RODRIGO COLI

O que levou o Flamengo a perder tudo o que disputava foi a falta de comando no momento de crise. Mesmo admitindo que é normal encontrar momentos de baixo rendimento em uma temporada, é inegável que a diretoria não soube lidar com isso da maneira correta e conduziu nossa má fase por meses, principalmente após a Copa do Mundo. A própria demissão do Barbieri, que foi a atitude mais drástica para tentar mudar os rumos, só aconteceu depois de muitos jogos ruins, com o time eliminado da Copa do Brasil e da Libertadores, restando uma mínima chance de se buscar o título brasileiro. Tanto é que nem a excelente campanha de Dorival nos habilitou a vencer o campeonato.

Palpite: Flamengo 2 x 0 Atlético-PR


MAURÍCIO DIAS

Infelizmente o Flamengo termina mais um ano sem títulos, novamente o clube ficou no “quase” e a piadinha do “cheirinho” se tornou algo mais depreciativo do que cômico para os rubro-negros, essa coleção de insucessos é resultado da falta de sensibilidade para tomar atitudes com mais agilidade e a incapacidade de reconhecer o despreparo quanto a gestão do futebol. A despedida do campeonato será com uma vitória simples e melancólica, deixando uma discreta alegria e um enorme sentimento de que poderíamos muitos mais.

Palpite: Flamengo 1 x 0 Atlético-PR


FELLIPE MATTOS

Mais um ano sem títulos e fim de uma gestão que ficou marcada pela recuperação financeira do Flamengo, mas que no campo, pecou em momentos decisivos, não fazendo “jus” ao que mais falávamos: “Se deixar chegar, já era”. Que em 2019 chegue a nova gestão e que recupere o Flamengo vencedor.

Palpite: Flamengo 2 x 0 Atlético-PR


FABRICIO CHICCA

Se quisermos ser simplistas, ficamos sem título porque demoramos muito a substituir o Barbieri. Se quisermos ser mais precisos, ficamos sem título porque faltou planejamento sério no departamento de futebol. A torcida do flamengo é inacreditável, estamos carentes e saudosos de títulos e mesmo assim lotaremos o Maracanã. O time foi melancólico esse ano mas a torcida, mais uma vez, absoluta e sensacional, portanto, a torcida vencerá o jogo. Torcida do flamengo 2 X Atlético Paranaense 0

Palpite: Flamengo 2 x 0 Atlético-PR


LH

O Flamengo pecou no planejamento, desde a avaliação sobre o nome que deveria comandar o time até a análise dos pontos fracos do (bom) elenco.

Palpite: Flamengo 2 x 0 Atlético-PR


JERÔNIMO JR

O Flamengo começou o ano de forma errada, com a indecisão sobre o Rueda. Atrapalhou todo o planejamento e investimentos em um técnico que veio para ser diretor, que não sabia o que iria fazer exatamente. Carpegiani ficou pouco tempo, na saída dele ficamos com um estagiário. O resultado disso pudemos ver até no final do Campeonato, com o tempo precioso perdido com o Barbieri. Passa muito pela falta de comando e, principalmente, por uma certa rapidez na tomada de decisão. Nós perdemos muito tempo, demoramos a trocar as peças necessárias, erramos muitos na falta de um técnico experiente. O resultado foi um ano bem abaixo da expectativa da torcida, principalmente, pelo que se aguardava por esse investimento que tem sido feito ao longo desses anos no Flamengo. Hoje, 2×0. Com gols de Paquetá e Uribe, Vitória tranquila daquele time que poderia ter entrado para a história, mas sentiu medo do protagonismo.

Palpite: Flamengo 2 x 0 Atlético-PR


THIGU SOARES

O erro do Flamengo começa em 2017. O imbróglio envolvendo a permanência ou saída de Rueda e a lentidão no processo de decisão desaguaram em um ano em que o futebol foi novamente comandado sem qualquer planejamento. O último jogo do ano traz a amargura de um time que perdeu o título pra si mesmo e se despede de mais uma joia feita em casa. Um 3 a 0 para amenizar a dor de cotovelo.

Palpite: Flamengo 3 x 0 Atlético-PR


LEO BASSMAN

No Brasileirão, além de vacilos pontuais, o Palmeiras foi impecável. Na Copa do Brasil amarelamos contra o Cruzeiro em casa e, por fim e não menos importante, tirando a época do Zico, o Flamengo infelizmente não sabe jogar a Libertadores.

Palpite: Flamengo 4 x 0 Atlético-PR


E você, está confiante para o jogo? Deixe sua opinião e palpite!

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Como torcedor apaixonado pelo futebol , e em especial pelo flamengo concordo em parte com os comentários dos editores da coluna do flamengo em especial com a parte que eles falam sobre o planejamento, o flamengo na pessoa do EBM soube muito bem se planejar e executar o o plano de reestruturação financeira do clube.

    Pelo outro lado não souberam planejar e executar o plano de conquistas de títulos em especial títulos de expressão, deviam ter deixado alguém que realmente entendesse de futebol no comando do futebol , deveriam ter feito um planejamento a curto ,médio e longo prazo, cada decisão tomada em relação ao futebol deveria ter sido tomado depois de ter feito um analise sobre todo conjunto da obra ,é não de forma desesperada , e com as emoções a flor da pele, que ficou claro nas muitas demissões de comissões técnicas , me digam como é que querem ser campeões ,se não sabem fazer um planejamento técnico, se troca de técnico como se troca de roupa, e essa tal de indefinição técnica que existiu nesses últimos 06 anos, foram 14 técnicos em seis anos de mandato, técnicos que pegaram o time já em situação complicada, técnicos que não participaram da formação do elenco, técnicos que não tiveram participação na inter temporada , e essa maldita politica surja que tem dentro do flamengo que o técnico só presta enquanto não perde 01,02,03 jogos.

    Teve uma época que nenhum jogador queria jogar no flamengo , estamos chegando em uma época que os treinadores tido pela grande maioria como tops e bom, dificultam a vinda para o flamengo, já vi treinador mesmo estando desempregado recursar o convite para treinar o flamengo, aí o cara dar a seguinte desculpa: Só vou trabalhar no próximo ano, não pego trabalho pela metade.
    Parece aquela história de um casal de namorado que um pede um tempo,em outra palavras está dizendo o que : vou dar uma volta ,vou ver se encontro uma pessoa melhor que você ,caso eu não encontrar eu volto para você!
    Então os técnicos estão fazendo isso com o flamengo , tipo assim: se até o final do ano e inicio do próximo ano não aparecer um clube melhor ,e se vocês ainda quiserem ,eu assino com vocês, e os treinadores sabendo que dificilmente eles ficam um ano todo no flamengo ,devido a politica surja que já citei acima eles pede um valor alto, justamente pensando na multa rescisória

    Ao meu ver enquanto não mudarem a politica surja ,enquanto não aprenderem fazer um planejamento descente, enquanto não colocarem uma pessoa que realmente entende de futebol para gerir o futebol com total poderes , iremos constantemente bater na trave como tem sido os últimos anos do flamengo.

    Acho que todo torcedor devia deixar um pouco o seu lado emocional ,apaixonado pelo flamengo e começar a olhar as origens dos fracassos do flamengo, pois toda árvore nasce de uma semente, o fruto e simplesmente o estágio final, em outras palavras só estamos colhendo o que está sendo plantado desde o inicio da gestão bandeira no flamengo.

    Como torcedor do flamengo desejo que o próximo gestor do flamengo tenha pelo menos a humildade de colocar alguém que entende de futebol para gerir o futebol do flamengo e de preferência alguém que ama o flamengo, de preferencia algum ex jogador do flamengo que já exerça ou exerceu tal função, mas coloque e deixe o cara trabalhar!

    Porque senão daqui a pouco nem estagiário vai querer trabalhar no flamengo.
    De todo coração espero que nunca mais o EBM volte ao comando do flamengo.

    Eu poderia escrever mais porém o texto já está grande,fica pra próxima.

  • Técnico errado, falta de cobrança, elenco com elos fraco, falta de planejamento, contratação e saídas no período errado, falta de comprometimento de alguns jogadores. Esperamos que faça a limpa no elenco substituindo os elos fracos por jogadores de alto nível e que não precise de tempo para adaptação, pois tempo nois não temos.

  • No próximo ano disputaremos Florida Cup , por isso não vamos ter a pré temporada completa, na minha opinião manter o Dorival é fundamental para que 2019 seja proveitoso
    SRN em qualquer situação!!!

  • Nos últimos 6 anos foi a falta de alguém competente no comando do futebol do clube, técnicos errados, montagem de elenco isso tudo poderia ser melhor com alguém que entendesse de futebol no comando!

Comentários não são permitidos.