#Retrospectiva2018: Flamengo não é só futebol

Compartilhe com os amigos

FOTO: ANDRÉ DURÃO/GLOBO ESPORTE

Por: Carla Araújo

Quando se pensa em Fla, vem logo à cabeça os grandes jogadores, o Ninho do Urubu, o título mundial de clubes, entre outras ideias que remetem somente ao futebol. No entanto, o Clube de Regatas Flamengo não é feito de apenas um esporte. E este ano muitos outros brilharam e merecem um espaço na retrospectiva. Vamos focar em três que tiveram mais destaque: o tradicional time de basquete, as meninas da ginástica artística e a estreia no e-Sports. O que será que 2018 reservou para o Rubro-Negro da Gávea?

BASQUETE:

O basquete é um dos esportes mais tradicionais da Gávea. Em 2018, o Flamengo teve conquistas não só nas quadras, como também nos bastidores. O clube contratou alguns atletas este ano, mas um em especial merece destaque: Anderson Varejão. O experiente jogador, que já atuou no Cleveland Cavaliers e no Golden State Warriors, ambos dos Estados Unidos, chegou para reforçar a equipe em janeiro.

Nas competições em que participou, o FlaBasquete mostrou por que é considerado um dos principais times do Brasil. No Estadual do Rio, conquistou, de forma invicta, seu 13º título seguido, reinando absoluto no esporte carioca. Uma vitória em cima do Botafogo levou a taça à sala de troféus da Gávea. Na NBB, o Flamengo é líder, após 28 rodadas de competição. O campeonato só termina em março de 2019, mas o Rubro-Negro já provou que é um dos candidatos ao título.

Apesar dos bons resultados no ano, alguns não foram tão positivos. O Flamengo fez um amistoso contra o Orlando Magic, nos Estados Unidos, e foi massacrado. O jogo da pré-temporada da NBA terminou em 119 a 82. Já na Liga Sul-Americana de Basquete, o clube passou em primeiro na fase inicial do torneio, mas foi eliminado na semifinal. Resta agora aguardar o decorrer da NBB e a possibilidade de iniciar 2019 com mais um título para o FlaBasquete.

Varejão chegou ao Flamengo este ano para reforçar o time (Foto: Staff images/Flamengo)

GINÁSTICA ARTÍSTICA:

Na ginástica artística, teve o brilho de sempre de Jade Barbosa e Flavia Saraiva, que renovaram seus contratos com o Flamengo, assim como Rebeca Andrade e Lorrane Oliveira. As quatro foram a base das convocações da seleção brasileira ao longo de 2018. Uma das mais tradicionais modalidades do clube teve um ano de grandes títulos e muitos pódios. Veja abaixo as conquistas na temporada das atletas do Rubro-Negro:

– Maria Julia medalha de ouro da Seletiva Nacional para a Gymnasiade.

– Flavia Saraiva medalha de prata no Trofeo Città de Jesolo, na Itália.

– Flavia Saraiva e Jade Barbosa brilharam com a seleção brasileira nos Jogos Sul-Americanos (sete medalhas no total, sendo dois ouros e uma prata para Flavinha; e duas pratas e um bronze para Jade; além do título por equipes).

– Equipe do Flamengo ficou em primeiro na classificatória do Brasileiro de Ginástica Artística

– Jade Barbosa medalha de prata no individual geral do Brasileiro de Ginástica Artística

– Time do Fla campeão por equipes no Campeonato Brasileiro de Especialistas

– Isabelle Retamiro medalha de ouro no salto no Especialistas.

– Jade Barbosa medalha de ouro nas paralelas no Especialistas.

– Flavia Saraiva medalha de ouro e Jade Barbosa medalha de prata na trave no Especialistas.

– Flavia Saraiva medalha de prata no solo no Especialistas.

– Flavia Saraiva medalha de prata na trave e no solo no Pan-Americano de Ginástica Artística, além de uma medalha de bronze no individual geral.

– Flamengo campeão da categoria sênior do Campeonato Estadual

– Isabelle Retamiro, Beatriz Simão e Milleny Esteves nas três primeiras colocações no geral do Campeonato Estadual.

– Jade Barbosa e Flavia Saraiva se classificaram para as finais individuais no Campeonato Mundial de Ginástica Artística.

– Jade Barbosa medalha de bronze na Seleção Pan-Americana

– Jade Barbosa medalha de ouro e Flavia Saraiva medalha de prata no individual geral no Troféu Cidade de Chiasso.

– Jade Barbosa medalha de ouro nas barras assimétricas, medalha de prata no solo e medalha de bronze no salto no Troféu Cidade de Chiasso.

– Flavia Saraiva medalha de ouro na trave e no solo, e medalha de prata no salto no Troféu Cidade de Chiasso.

– Rebeca Andrade medalha de ouro no salto e na trave, e medalha de prata nas paralelas assimétricas na Copa do Mundo de Ginástica Artística.

– Flavia Saraiva medalha de ouro no solo e medalha de prata na trave na Copa do Mundo de Ginástica Artística.

– Jade Barbosa medalha de prata no solo na Copa do Mundo de Ginástica Artística.

Meninas da ginástica brilham mais um ano no Flamengo e na seleção brasileira (Foto: Divulgação/CBG)

E-SPORTS:

Novidade em 2018, o Flamengo investiu no e-Sports (ou Ciberesporte), que é o termo utilizado para a prática de esportes eletrônicos, principalmente entre os torneios profissionais. No caso do Rubro-Negro, o projeto foi anunciado no final de 2017, e este ano o clube começou a disputar. O saldo da primeira temporada foi positivo, ainda mais considerando que o Fla concorreu à melhor organização de e-sports. Foram apenas duas derrotas em 2018.

O Flamengo começou no Circuito Desafiante, que é uma espécie de Série B, ficando em segundo lugar. A derrota foi para a IDM. Para subir pro CBLOL (Série A), o clube teve que disputar o Relegation. Venceu. Isso deixou a diretoria muito satisfeita, pois, no projeto inicial, a meta era subir à primeira divisão em três anos. No CBLOL, o Rubro-Negro ficou em segundo lugar, perdendo a final para a Kabum, que venceu os dois splits.

e-Sports foi novidade em 2018 no Flamengo, e clube teve bom desempenho

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • Errado… O Flamengo é futebol e remo as outras coisas pouco importa! Sugam o dinheiro do futebol, não vejo nenhum outro time preocupado com esse as porcarias de e-sport e outros!!!

Comentários não são permitidos.