#Retrospectiva2018: “¿Hola, que tal?”

Compartilhe com os amigos

Por: Carla Araújo

O ano de 2018 teve uma marca inusitada alcançada pelo Flamengo: foi a temporada com o maior número de jogadores nascidos fora do Brasil na história do elenco. Por alguns dias, é verdade, mas o Fla teve sete estrangeiros no grupo: quatro colombianos, dois peruanos e um paraguaio. No período, o clube da Gávea foi o líder neste quesito entre os times brasileiros. Com a saída de Paolo Guerrero para o Internacional, o Rubro-Negro e o Colorado ficaram empatados em primeiro lugar, com seis atletas cada.


Compre capinhas oficiais do Mengão para seu celular. São diversos modelos para você escolher o que mais combina contigo. CLIQUE AQUI para conferir!


Até então, 2015 já guardava a marca de sete jogadores, mesmo número deste ano. No entanto, naquela temporada, dois deles eram naturalizados: Eduardo da Silva e Emerson Sheik (que, muitos não sabem, é catariano). Em 2018, todos os que atuaram pelo Flamengo nasceram fora do país: Gustavo Cuéllar, Marlos Moreno, Fernando Uribe, Orlando Berrío, Miguel Trauco, Paolo Guerrero e Piris da Motta. Esse número só foi alcançado, pois Piris chegou ao Rubro-Negro no dia 06 de agosto, e Guerrero deixou o clube no dia 10 do mesmo mês.

Cuéllar e Piris durante treino do Flamengo

A CBF não tem uma limitação para estrangeiros em clubes brasileiros. No entanto, determina que, no máximo, cinco podem atuar em uma mesma partida (já contando os atletas que ficarão no banco de reservas). Em 2018, o Flamengo usou este número em nove jogos do Campeonato Brasileiro. Quase todos foram no segundo semestre, já que no primeiro, Berrío ainda estava em recuperação da lesão, e Uribe e Piris não haviam sido contratados.

PARTIDAS EM QUE O FLA ATUOU COM CINCO ESTRANGEIROS (máximo permitido por partida entre titulares e reservas):

Flamengo 4 x 1 Sport – 16ª rodada
Atlético-PR 3 x 0 Flamengo – 19ª rodada
Flamengo 1 x 0 Vitória – 20ª rodada
América-MG 2 x 2 Flamengo – 21ª rodada
Vasco 1 x 1 Flamengo – 25ª rodada
Bahia 0 x 0 Flamengo – 27ª rodada
Corinthians 0 x 3 Flamengo – 28ª rodada
Flamengo 3 x 0 Fluminense – 29ª rodada
Paraná 4 x 0 Flamengo – 30ª rodada
Flamengo 1 x 1 Palmeiras – 31ª rodada
São Paulo 2 x 2 Flamengo – 32ª rodada
Botafogo 2 x 1 Flamengo – 33ª rodada
Flamengo 1 x 0 Santos – 34ª rodada
Flamengo 2 x 0 Grêmio – 36ª rodada
Cruzeiro 0 x 2 Flamengo – 37ª rodada

Dos sete estrangeiros que atuaram em 2018, quatro são constantemente convocados pelas seleções de seus países: Trauco e Guerrero, pelo Peru; Cuéllar, pela Colombia; e Piris, pelo Paraguai. Após a saída de Paolo no meio do ano, o Flamengo vai perder pelo menos mais um para 2019: Marlos Moreno, emprestado, voltará ao Manchester City. Será que, na próxima temporada, vai chegar alguém de fora para aumentar este número? Afinal, historicamente, o clube da Gávea sempre foi um “reduto de gringos”, tendo o inglês Sidney Pullen como o primeiro a atuar pelo Rubro-Negro, em 1920 e 1921.

Compartilhe com os amigos

Veja também