FOTO: MAILSON SANTANA
Se alguém perguntasse quem foi o centroavante do Flamengo na reta final da temporada de 2018, até seu encerramento, a resposta seria fácil: Fernando Uribe, escolhido por Dorival Júnior para ser o dono do posto no onze inicial. O treinador não escondeu que gostava do futebol praticado pelo colombiano, revelando inclusive, que já havia tentado contratá-lo no passado. Enquanto isso, Henrique Dourado esperava no banco. Entretanto, 2019 pode reservar um novo futuro, já que o comandante rubro-negro para a próxima temporada é um velho conhecido do atacante.
Abel Braga fechou com o Flamengo e foi anunciado pelo Twitter da Chapa Roxa, que venceu a eleição presidencial de dezembro, em comunicado do próprio presidente, Rodolfo Landim. Em 2017, ano em que chamou a atenção do Flamengo ao encerrar o Campeonato Brasileiro como artilheiro da competição, pela limitada equipe do Fluminense, a parceria era a mesma: Abel na beira do gramado, Dourado no ataque.
Em 59 aparições naquela temporada, o Ceifador, apelido dado por sua comemoração característica nos gols, anotou 32 gols, ajudando o Tricolor a conseguir escapar da zona de rebaixamento e realizando sua melhor temporada da carreira, estatisticamente. Para efeito de comparação, em 2018, com a camisa do Flamengo, Dourado jogou 40 vezes e marcou 12 tentos. Foram seis no Campeonato Brasileiro, três no Campeonato Carioca, dois na Libertadores e um na Copa do Brasil.
Nos 12 últimos jogos que a equipe teve no ano, Dorival Júnior esteve à beira do gramado. O Ceifador foi aproveitado em três: nas vitórias fora de casa contra Paraná (4 a 0) e Sport (1 a 0) e dentro de casa, sobre o Santos (1 a 0). Contra o Peixe, inclusive, foi do camisa 19 o tento que selou o placar mínimo a favor do Rubro-Negro no Maracanã. Em Curitiba, também foi às redes após sair do banco de reservas.
Na época em que Dourado selou sua saída do Fluminense, em janeiro deste ano, Abel lamentou a transferência do atacante em entrevista coletiva, enquanto confirmava que ele já tinha se acertado com outra equipe. Um ano depois, os dois se encontrarão novamente, agora na Gávea. Após Uribe terminar o ano como titular, o Ceifador pode vislumbrar um 2019 melhor.
Os dois centroavantes podem se fazer necessários para o novo treinador, que precisará encarar a característica maratona do calendário brasileiro. O Flamengo de Abel Braga tem quatro competições previstas no calendário: Campeonato Carioca, Copa Libertadores, Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil. Antes disso, em janeiro, vai aos Estados Unidos disputar a Florida Cup, torneio amistoso de pré-temporada. A estreia será no dia 10, contra o Ajax, da Holanda.