Técnico do sub-17 revela o que motivou o Flamengo para decisão da Copa do Brasil

Compartilhe com os amigos

FOTO: REPRODUÇÃO

O Flamengo sub-17 entrou em campo nesta sexta-feira (21), com a missão de vencer o Fluminense para poder se sagrar campeão da Copa do Brasil da categoria. Os Garotos do Ninho conseguiram triunfar sobre o rival por 1 a 0, fazendo com que o placar agregado ficasse em 2 a 1 (primeiro jogo foi 1 a 1), levando assim o troféu da competição para a Gávea. Porém, por trás do jogo, algo motivou os jovens atletas, e o treinador Phelipe Leal falou sobre o assunto.

Em entrevista na zona mista do Maracanã, Phelipe Leal afirmou que o título da Copa do Brasil sub-17 coroou a força do Manto Sagrado, mas alertou que tiveram jogadores que não haviam participado da campanha e foram utilizados na finalíssima. Isso porque, os atletas do Flamengo foram atingidos pelo vírus da caxumba, o que levou o Rubro-Negro a pedir que fosse adiado o segundo jogo da final. Contudo, com apenas uma semana de adiamento, os Garotos do Ninho se motivaram para encarar o Fluminense, mesmo que com vários desfalques, revelou Phelipe.

Vencer a Copa do Brasil fortalece o conceito de merecimento. Hoje (sexta) ficou muito claro para gente a força que essa camisa tem. Desde o primeiro minuto aqui dentro, eu aprendi que quem veste a camisa do Flamengo tem que estar preparado para tudo. Tivemos jogadores que não atuaram em nenhum minuto na campanha e fizeram o que fizeram, comprometidos, acreditando até o final. Penso que venceu a força do nosso trabalho, venceu a força de quem entende o que é ser Flamengo —, disse antes de prosseguir:

Partiu do Flamengo, entendendo que mais alguns jogadores poderiam ter adquirido o vírus. Jogar naquelas circunstâncias poderia colocar a integridade deles em risco. Quando recebemos a informação de que seria adiado em uma semana, a única solicitação que fizemos, assim junto com os atletas, é de que jogássemos, porque adiar mais uma semana não mudaria. Se em um primeiro momento não conseguimos o adiamento para o próximo ano, que nós entrássemos com os jogadores que tínhamos, para, mais uma vez, tivéssemos oportunidade de mostrar a força do nosso elenco —, falou o treinador.

Além disso, Phelipe Leal ainda falou um pouco sobre a conversa que teve com os seus comandados, tendo em vista que uma série de desfalques aconteceu de última hora. O técnico garantiu que o trabalho bem feito ao longo do ano fez com que todos tivessem a certeza de que fariam um belo jogo, mesmo que apenas através da raça e da superação. Além disso, Phelipe exaltou que a vitória, assim como o título, foi com a cara do Flamengo.

A primeira coisa que mostramos para eles foi a seguinte: as experiências que nós vivemos ao longo da temporada, nos dava convicção de que entraríamos no jogo, independente de quem fossem os jogadores, para fazer um grande jogo. Se, talvez, não conseguisse sustentar por muito tempo a ideia que acreditamos, mas entrega e valores como comprometimento não faltariam. Acredito que isso ficou muito evidente nesta decisão —, contou o técnico, concluindo:

O Flamengo se preocupa com quem está apto. Então, se nós perdemos 11 jogadores, nós teríamos que ter 11 jogadores para colocar no lugar. E assim foi, com suor, com entrega, com sacrifício, mas, acima de tudo, com a cara do Flamengo —, finalizou.

Compartilhe com os amigos

Veja também

  • bomm

Comentários não são permitidos.